Jump to content
  • 0

CDB com vencimento muito próximo, vale a pena?


Daniel Felix Ferber

Pergunta

Olá! Estou nos primeiros passos e olhei as opções de renda fixa do BTG.

Notei que existem opções do mercado secundário, com prazos muito próximos e rendimentos bem acima das opções de longo prazo (3 a 10 anos). Essas opções com vencimentos próximos valem a pena mesmo assim?

Pelo que entendi com o conhecimento atual, em 2 exemplos (sem entrar no mérito do risco das instituições):

1) Menos de 1 mês. Banco Rodobens (S) 5 dias 14,20% a.a. Entendo que haverá tributação de 22,5% + IOF 83%. Fazendo uma conta no papel de pão, 14,2%aa é 0,0364%dia, 5 dias dariam 0,182%. Tirando tributação sobrariam 0,023% de rendimento. Mesmo assim isso vale a pena? Minhas contas estão corretas

2) Menos de 1 ano. Banco Master (S) 138 dias IPCA + 9,10% a.a. Pelo ipca de hoje, seria 13,7%aa, 0,0352%dia, 4,85%. Tirando IR ficaria 3,76%.

Essas opções se esgotaram muito rápido, então presumo que tenham sido opções muito interessantes...

Como vocês avaliam isto?

Grato e abraços!

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

5 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
  • Time AUVP (Admin)
6 horas atrás, Daniel Felix Ferber disse:

Olá! Estou nos primeiros passos e olhei as opções de renda fixa do BTG.

Notei que existem opções do mercado secundário, com prazos muito próximos e rendimentos bem acima das opções de longo prazo (3 a 10 anos). Essas opções com vencimentos próximos valem a pena mesmo assim?

Pelo que entendi com o conhecimento atual, em 2 exemplos (sem entrar no mérito do risco das instituições):

1) Menos de 1 mês. Banco Rodobens (S) 5 dias 14,20% a.a. Entendo que haverá tributação de 22,5% + IOF 83%. Fazendo uma conta no papel de pão, 14,2%aa é 0,0364%dia, 5 dias dariam 0,182%. Tirando tributação sobrariam 0,023% de rendimento. Mesmo assim isso vale a pena? Minhas contas estão corretas

2) Menos de 1 ano. Banco Master (S) 138 dias IPCA + 9,10% a.a. Pelo ipca de hoje, seria 13,7%aa, 0,0352%dia, 4,85%. Tirando IR ficaria 3,76%.

Essas opções se esgotaram muito rápido, então presumo que tenham sido opções muito interessantes...

Como vocês avaliam isto?

Grato e abraços!

Tem gente que pode ter objetivos de curto prazo e assim compensa pegar um secundário e expirar, outros são "tarados" em ganhar pequenos dinheiros, aí vivem pulando de um título desse jeito para outro do mesmo jeito.

Funcionar funciona, principalmente porque uns são LCAs, LCIs ou CRIs e CRAs e aí não tem nem IR nem IOF. 

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
6 horas atrás, Daniel Felix Ferber disse:

Olá! Estou nos primeiros passos e olhei as opções de renda fixa do BTG.

Notei que existem opções do mercado secundário, com prazos muito próximos e rendimentos bem acima das opções de longo prazo (3 a 10 anos). Essas opções com vencimentos próximos valem a pena mesmo assim?

Pelo que entendi com o conhecimento atual, em 2 exemplos (sem entrar no mérito do risco das instituições):

1) Menos de 1 mês. Banco Rodobens (S) 5 dias 14,20% a.a. Entendo que haverá tributação de 22,5% + IOF 83%. Fazendo uma conta no papel de pão, 14,2%aa é 0,0364%dia, 5 dias dariam 0,182%. Tirando tributação sobrariam 0,023% de rendimento. Mesmo assim isso vale a pena? Minhas contas estão corretas

2) Menos de 1 ano. Banco Master (S) 138 dias IPCA + 9,10% a.a. Pelo ipca de hoje, seria 13,7%aa, 0,0352%dia, 4,85%. Tirando IR ficaria 3,76%.

Essas opções se esgotaram muito rápido, então presumo que tenham sido opções muito interessantes...

Como vocês avaliam isto?

Grato e abraços!

Boa tarde @Daniel Felix Ferber. Se a diferença for muito pouca considerando ja a aliquota de IR, e o objetivo for sua carteira de longo prazo, na minha opinião não compensa. Ira existir o que chamamos de risco de reinvestimento. Quando este titulo vencer voce podera não achar as mesmas taxas para prazos maiores que estão sendo oferecidas hoje.

Para metas de curto prazo como a aquisição de algum bem, pode fazer sentido.

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Olá! Obrigado pelas respostas.

Mas gostaria de confirmar:

1) Minhas contas estão corretas?
2) No caso do CDB especificamente, se eu pegar um no mercado secundário para 'poucos' dias (menos de 1 ano ou até menos de 1 mês), eu acabaria pagando IR e IOF, quase que comento toda rentabilidade.
Pois no mercado secundário estão muitos CDBs com rentabilidade bem maior que dos atuais, mesmo com IR maior, parece que ainda compensa para uma jogada de curto prazo.

Parece que compensa muito pois eles somem super rápido. Mas queria entender melhor as contas para justificar que eles são tão vantajosos para serem tão cobiçados.

Abraços.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
9 horas atrás, Daniel Felix Ferber disse:

Olá! Obrigado pelas respostas.

Mas gostaria de confirmar:

1) Minhas contas estão corretas?
2) No caso do CDB especificamente, se eu pegar um no mercado secundário para 'poucos' dias (menos de 1 ano ou até menos de 1 mês), eu acabaria pagando IR e IOF, quase que comento toda rentabilidade.
Pois no mercado secundário estão muitos CDBs com rentabilidade bem maior que dos atuais, mesmo com IR maior, parece que ainda compensa para uma jogada de curto prazo.

Parece que compensa muito pois eles somem super rápido. Mas queria entender melhor as contas para justificar que eles são tão vantajosos para serem tão cobiçados.

Abraços.

Bom dia @Daniel Felix Ferber. Teria que calcular com as aliquotas de IR e comparar. Por exemplo, um CDB com vencimento para menos de 6 meses pagando 16%aa tera uma rentabilidade liquida de 12,4%aa com aliquota de 22,5%. Ja um CDB pagando 15%aa para vencimento acima de 2 anos teria uma rentabilidade liquida de 12,75% com aliquota de 15%.

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...