Jump to content
  • 0

Marcação a Mercado


Pergunta

Olá boa noite, acho que entendi o conceito da marcação a mercado e como posso lucrar com isso.

Mas fiquei em duvida de como especular o tesouro, como disse o Raul, quais indicadores podem mostrar que a taxa de um titulo tentem a subir ou cair?

Aprincipio eu achei que a Taxa Selic poderia ter uma relação direta com a taxa de um tesouro pré-fixado por exemplo.

Vou usar aqui um exemplo real de um tesouro pré que comprei:

 

Em set/2023 comprei o Tesouro Pré 2029 há 11%a.a.

Nessa data a taxa Selic estava em 12,75% e hoje a Selic está em 10,50%, pelo que entendi sobre a marcação a mercado, hj pela taxa Selic ter caído, achei que o valor do meu titulo estaria mais alto do que quando o comprei, talvez fazendo sentido assim vende-lo e lucrar com a queda da taxa.

Mas olhando o gráfico do site do Tesouro Direto, vejo que hoje o preço real do meu titulo está 3,73% abaixo do que o preço teórico.

 

Será que interpretei algo erado sobre a marcação a mercado, ou tem algum outro indicador que posso ficar de olho para saber os melhores momentos para comprar e para vender tesouro? 

 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

5 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0

Boa noite, 

Pelo que eu entendo a SELIC e o tesouro possuem uma correlação por eles estarem relacionados com a economia do país de forma geral. Porém, as taxas do tesouro são definidas principalmente pela oferta e demanda dos títulos. Então, hoje eu entendo que constantemente o cenário é influenciado por notícias, declarações de políticos, leis, projetos de lei, cenário macro econômico externo.... e que devido às inseguranças políticas e fiscais do nosso país e mercado externo, as taxas do tesouro direto estão mais altas justamente para compensar o risco e atrair os investidores. Dessa forma, mesmo a SELIC estando mais baixa do que quando você comprou, o preço do seu título está mais baixo.

Se o país conseguir dar sinais de controle fiscal e político, bem como a situação dos juros americanos por exemplo também for se encaminhando bem,  a tendência é abaixar a SELIC mais ainda e também os títulos do tesouro junto, podendo chegar no preço que você comprou ou maior. Mas, ai depende se você acredita que o Brasil conseguirá ou não controlar, se cenário externo ajudará e se será dentro do prazo do seu título.

De toda forma, o seu título ainda renderá 11% todos os anos se você levar até vencimento. Você só terá variação de preço se resgatar antes do vencimento. Então, se você não precisar do dinheiro agora eu aguardaria até vencimento ou resgataria se surgir uma oportunidade de marcação a mercado boa no futuro.

 

OBS: ainda estou recente no mercado então podem me corrigir se tiver algo errado  

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
11 horas atrás, Renato Bernardes Da Quinta disse:

Olá boa noite, acho que entendi o conceito da marcação a mercado e como posso lucrar com isso.

Mas fiquei em duvida de como especular o tesouro, como disse o Raul, quais indicadores podem mostrar que a taxa de um titulo tentem a subir ou cair?

Aprincipio eu achei que a Taxa Selic poderia ter uma relação direta com a taxa de um tesouro pré-fixado por exemplo.

Vou usar aqui um exemplo real de um tesouro pré que comprei:

 

Em set/2023 comprei o Tesouro Pré 2029 há 11%a.a.

Nessa data a taxa Selic estava em 12,75% e hoje a Selic está em 10,50%, pelo que entendi sobre a marcação a mercado, hj pela taxa Selic ter caído, achei que o valor do meu titulo estaria mais alto do que quando o comprei, talvez fazendo sentido assim vende-lo e lucrar com a queda da taxa.

Mas olhando o gráfico do site do Tesouro Direto, vejo que hoje o preço real do meu titulo está 3,73% abaixo do que o preço teórico.

 

Será que interpretei algo erado sobre a marcação a mercado, ou tem algum outro indicador que posso ficar de olho para saber os melhores momentos para comprar e para vender tesouro? 

 

Bom dia, Renato!

Apenas agregando um pouco na discussão.

A marcação a mercado não tem um fator isolado que gera o fenômeno da marcação. São um conjunto de fatores que realizam este movimento. A lei da oferta e procura dos títulos, as variações da taxa de juros e da inflação, as expectativas de mercado, cenário da macro e da micro economia, dentre outros.

Além disso é interessante lembrar que o movimento da marcação a mercado não ocorre de forma abrupta. Por exemplo, não iremos uma marcação favorável do dia para a noite ou de uma semana para outra.

Penso que o melhor seria começar a observar a marcação no título pelo menos 2 anos após sua aquisição por estar na menor alíquota do IR que é algo a ser considerado na marcação. E lembrando novamente que a variação dos valores teórico e prático são lentos, eu particularmente costuma olhar uma vez no mês quando vou fazer o aporte mensal. Aí aproveito para dar uma olhadinha e ver se a marcação está favorável. Inclusive se tiver faço também a checagem se existem um outro título para reinvestimento que valha a pena.

 

Espero que agregue no tema!

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Agregando mais alguns detalhes no tema:

Concordo com o @Edison Paulini que a marcação a mercado é uma prática mais de médio e longo prazo de forma geral. Mas, tenho percebido algumas variações relativamente grandes. Por exemplo tesouro pré fixado 2031 cheguei a ver variação de 0,8% quase 1% em tipo uma semana. 

Mas, só reforçando que mesmo podendo ocorrer essas variações esporádicas,  a ideia não é ficar comprando e vendendo pois você teria os impostos, spread do tesouro.... se seu título estiver com preço bem acima talvez valha a pena vender, principalmente se for 2+anos que o IR já é 15%. O ideal é sempre buscar o contra-fluxo e pensar no longo prazo pra deixar os juros compostos agirem.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hour ago, Conrado Game Saldeira disse:

Agregando mais alguns detalhes no tema:

Concordo com o @Edison Paulini que a marcação a mercado é uma prática mais de médio e longo prazo de forma geral. Mas, tenho percebido algumas variações relativamente grandes. Por exemplo tesouro pré fixado 2031 cheguei a ver variação de 0,8% quase 1% em tipo uma semana. 

Mas, só reforçando que mesmo podendo ocorrer essas variações esporádicas,  a ideia não é ficar comprando e vendendo pois você teria os impostos, spread do tesouro.... se seu título estiver com preço bem acima talvez valha a pena vender, principalmente se for 2+anos que o IR já é 15%. O ideal é sempre buscar o contra-fluxo e pensar no longo prazo pra deixar os juros compostos agirem.

Exato, Conrado!

Ficar fazendo "trade" com a marcação no tesouro não deve ser objetivo. O foco é o que bem colocou que é o contrafluxo. A marcação a mercado vem como um bônus que eventualmente podemos ter nos títulos e que a venda deles valerá a pena quando tivermos outro título para reaplicar onde a rentabilidade seja maior do que se levarmos o título do tesouro até o vencimento.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
21 horas atrás, Renato Bernardes Da Quinta disse:

Olá boa noite, acho que entendi o conceito da marcação a mercado e como posso lucrar com isso.

Mas fiquei em duvida de como especular o tesouro, como disse o Raul, quais indicadores podem mostrar que a taxa de um titulo tentem a subir ou cair?

Aprincipio eu achei que a Taxa Selic poderia ter uma relação direta com a taxa de um tesouro pré-fixado por exemplo.

Vou usar aqui um exemplo real de um tesouro pré que comprei:

 

Em set/2023 comprei o Tesouro Pré 2029 há 11%a.a.

Nessa data a taxa Selic estava em 12,75% e hoje a Selic está em 10,50%, pelo que entendi sobre a marcação a mercado, hj pela taxa Selic ter caído, achei que o valor do meu titulo estaria mais alto do que quando o comprei, talvez fazendo sentido assim vende-lo e lucrar com a queda da taxa.

Mas olhando o gráfico do site do Tesouro Direto, vejo que hoje o preço real do meu titulo está 3,73% abaixo do que o preço teórico.

 

Será que interpretei algo erado sobre a marcação a mercado, ou tem algum outro indicador que posso ficar de olho para saber os melhores momentos para comprar e para vender tesouro? 

 

Boa tarde @Renato Bernardes Da Quinta. Somente complementando a resposta dos amigos. A taxa selic é um dos fatores que influencia nas taxas de mercado e que entra na precificação dos juros futuros. Quando um movimento da taxa selic é algo ja esperado pelo mercado na grande maioria das vezes este movimento ja esta precificado nos juros futuros. Veja que quando falamos de taxas precificadas o valor da taxa oferecida é para um determinado periodo de tempo no futuro, então o que o mercado tenta fazer ao precificar esta taxa é avaliar qual seria a rentabilidade para o periodo baseado na taxa de juros vigente hoje, nas suas expectativas para o periodo e na percepção de risco para este mesmo periodo.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...