Jump to content

Recommended Posts

Então vamos lá!

Turma tenho um patrimônio de 300k sendo:

224k em bolsa

13k carro 

16k moto

49k reserva/livre na conta

Tenho um filho de 9 meses e tenho 27 anos, sou mei e tenho um custo médio mensal de vida de 2k, atualmente meu trabalho vai bem e não o vejo "quebrando" ou dando prejuízo, pro próximo ano, queria um conselho oque vocês acham sobre eu usar esse valor de reserva para comprar um carro popular porém bem mais recente e confortável, (esqueci de falar que o meu carro é um uno 03/04 porém tá filé não dá problema ou deixa na mão e no caso o venderia), no caso visando mais um conforto e segurança principalmente por estar com uma criança agora. Aí deixo aberto pra quem quiser opinar, contar relato ou dar um conselho mesmo.

Obrigado turma

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

8 horas atrás, Kaique Martins Marques disse:

Então vamos lá!

Turma tenho um patrimônio de 300k sendo:

224k em bolsa

13k carro 

16k moto

49k reserva/livre na conta

Tenho um filho de 9 meses e tenho 27 anos, sou mei e tenho um custo médio mensal de vida de 2k, atualmente meu trabalho vai bem e não o vejo "quebrando" ou dando prejuízo, pro próximo ano, queria um conselho oque vocês acham sobre eu usar esse valor de reserva para comprar um carro popular porém bem mais recente e confortável, (esqueci de falar que o meu carro é um uno 03/04 porém tá filé não dá problema ou deixa na mão e no caso o venderia), no caso visando mais um conforto e segurança principalmente por estar com uma criança agora. Aí deixo aberto pra quem quiser opinar, contar relato ou dar um conselho mesmo.

Obrigado turma

Bom dia, Kaique!

Apenas complementando a resposta do @Marcelo Ribeiro.

Lembre-se que a reserva de emergência não é necessariamente para quando estamos sem emprego e/ou sem renda. A reserva pode ser usada em outras situações onde se demanda emergência: uma questão médica, medicação, exames, uma demanda onde você precise consertar seu carro ou alugar um. Pense que a reserva é para imprevistos que fogem de nossos orçamentos habituais.

Concordo inclusive em ter os 12 meses de reserva inclusive é o que eu faço aqui não sendo mais CLT.

 

Espero que ajude a pensar!

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

4 horas atrás, Edison Paulini disse:

Bom dia, Kaique!

Apenas complementando a resposta do @Marcelo Ribeiro.

Lembre-se que a reserva de emergência não é necessariamente para quando estamos sem emprego e/ou sem renda. A reserva pode ser usada em outras situações onde se demanda emergência: uma questão médica, medicação, exames, uma demanda onde você precise consertar seu carro ou alugar um. Pense que a reserva é para imprevistos que fogem de nossos orçamentos habituais.

Concordo inclusive em ter os 12 meses de reserva inclusive é o que eu faço aqui não sendo mais CLT.

 

Espero que ajude a pensar!

Cara, se não é uma emergência e sim apenas pelo conforto, se fosse eu, não iria mexer na reserva e não compraria. Você mesmo citou que tem um carro mais antigo que não lhe dá problema. Você poderia aplicar a grana de um carro novo comprando mais ativos, melhorando seu negócio fazendo-o mais rentável por exemplo. 
Lembre-se daquela velha pergunta ao pensar em comprar algo: “Eu preciso mesmo disso?”

Link para compartilhar
Share on other sites

Opa @Kaique Martins Marques boa tarde.

Tem alguns vídeos do Raul referente a esse assunto. Complementando o que o pessoal disse acima e nesse vídeo, como você tem um filho e para ele pode ser desconfortante, seria legal talvez parar de aportar 1 ou 2 meses para comprar um carro sem ter que realizar o financiamento desse carro.

Mas o ideal seria se você conseguisse comprar um carro sem mexer na reserva de emergência e conseguir continuar aportando 25% (Lembrando que o custo deveria contemplar o valor seu, do seu filho e da sua mulher - se você tiver). Se não for possível, eu recomendaria você comprar retirando uma parte dos investimentos mesmo.

 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

2 horas atrás, Gabriel Yukio Nakashima disse:

Opa @Kaique Martins Marques boa tarde.

Tem alguns vídeos do Raul referente a esse assunto. Complementando o que o pessoal disse acima e nesse vídeo, como você tem um filho e para ele pode ser desconfortante, seria legal talvez parar de aportar 1 ou 2 meses para comprar um carro sem ter que realizar o financiamento desse carro.

Mas o ideal seria se você conseguisse comprar um carro sem mexer na reserva de emergência e conseguir continuar aportando 25% (Lembrando que o custo deveria contemplar o valor seu, do seu filho e da sua mulher - se você tiver). Se não for possível, eu recomendaria você comprar retirando uma parte dos investimentos mesmo.

 

Lembre-se que ele já tem carro e moto...

 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

On 23/07/2024 at 00:57, Kaique Martins Marques disse:

Então vamos lá!

Turma tenho um patrimônio de 300k sendo:

224k em bolsa

13k carro 

16k moto

49k reserva/livre na conta

Tenho um filho de 9 meses e tenho 27 anos, sou mei e tenho um custo médio mensal de vida de 2k, atualmente meu trabalho vai bem e não o vejo "quebrando" ou dando prejuízo, pro próximo ano, queria um conselho oque vocês acham sobre eu usar esse valor de reserva para comprar um carro popular porém bem mais recente e confortável, (esqueci de falar que o meu carro é um uno 03/04 porém tá filé não dá problema ou deixa na mão e no caso o venderia), no caso visando mais um conforto e segurança principalmente por estar com uma criança agora. Aí deixo aberto pra quem quiser opinar, contar relato ou dar um conselho mesmo.

Obrigado turma

celta.gif.172cc75c8755ed0d65e1a528e3306c0a.gif

Link para compartilhar
Share on other sites

On 23/07/2024 at 00:57, Kaique Martins Marques disse:

Então vamos lá!

Turma tenho um patrimônio de 300k sendo:

224k em bolsa

13k carro 

16k moto

49k reserva/livre na conta

Tenho um filho de 9 meses e tenho 27 anos, sou mei e tenho um custo médio mensal de vida de 2k, atualmente meu trabalho vai bem e não o vejo "quebrando" ou dando prejuízo, pro próximo ano, queria um conselho oque vocês acham sobre eu usar esse valor de reserva para comprar um carro popular porém bem mais recente e confortável, (esqueci de falar que o meu carro é um uno 03/04 porém tá filé não dá problema ou deixa na mão e no caso o venderia), no caso visando mais um conforto e segurança principalmente por estar com uma criança agora. Aí deixo aberto pra quem quiser opinar, contar relato ou dar um conselho mesmo.

Obrigado turma

Teu filho tá com 9 meses.

Melhor guardar o dinheiro 💶 para emergência.

Seu gasto de 2k era sem o bebê, ou era menor antes do bebê?

Se teu carro tá filé, não vale a pena vender ele, se está servindo para os objetivos.

 

Não se adiante para uma necessidade que ainda não existe.

 

Continue no caminho, está indo muito bem, use o dinheiro na sua empresa, para ganhar mais dinheiro e quando for necessário trocar de carro.

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...