Jump to content
  • 0

Carteira


Lui Nogueira

Pergunta

Pessoal, boa tarde.

 

Gostaria de compartilhar com vocês minha carteira, pedir a opinião sobre ela e tirar algumas dúvidas de como devo aportar meu dinheiro.


Atualmente, tenho 25 anos, meu objetivo é ter uma renda passiva quanto antes. Não pretendo parar de trabalhar até meus 40/50 anos, porém gostaria de ter liberdade de escolher onde quero trabalhar e a tranquilidade de ficar desempregado e ter minhas principais contas pagas caso isso ocorra.

 

A meta da carteira está definida da seguinte forma:

20% Ações e ETFs Brasileiros

20% Ações e ETFs Americanos

10% Fundos Imobiliários.

45% Renda Fixa.

5% Criptomoedas

 

Dúvida 1:
Mensalmente ganho em torno de R$ 15.000, às vezes mais por conta de trabalhos que pego por fora do meu emprego fixo. Desse valor, consigo investir 70%, meu gasto mensal não é alto comparado com o que ganho, em torno de R$ 5.000,00. Sabendo disso, tenho hoje, na renda fixa, aproximadamente 500 mil investidos, grande parte no tesouro SELIC e uma outra parte no tesouro IPCA e alguns bons CDBs, ou seja, a maior parte desse dinheiro está livre para ser distribuída em minha carteira. Minha dúvida é, como devo fazer os aportes mensais considerando que tenho uma grana já no gatilho para investir?  Talvez pegar parte desse dinheiro que está no Selic e ir adicionando a esses aportes mensais, mas quanto poderia pegar? Em quanto tempo devo "esgotar" esse dinheiro que está na Selic aportando eles nos ativos escolhidos?

Dúvida 2:

Estou um pouco incomodado com a ação SOJA3, estou achando que ela está com uma exposição muito alta, se tratando de uma Small Cap. Tentei adicionar perguntas no diagrama que fizessem com que small caps fossem prejudicadas, porém, mesmo assim, sua nota está alta demais. Como, a meu ver, se trata de uma boa empresa, vou deixar assim mesmo, o que vocês acham sobre isso? O que vocês fazem para prejudicar a nota de empresas small caps? Antes de fechar a carteira como está agora, eu tinha a Irani e ela estava com nota 9, mesmo sendo uma small cap, isso estava me incomodando demais.



Desde já agradeço pela atenção. 

 

01.png

02.png

03.png

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

12 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
32 minutes ago, Lui Nogueira disse:

Pessoal, boa tarde.

 

Gostaria de compartilhar com vocês minha carteira, pedir a opinião sobre ela e tirar algumas dúvidas de como devo aportar meu dinheiro.


Atualmente, tenho 25 anos, meu objetivo é ter uma renda passiva quanto antes. Não pretendo parar de trabalhar até meus 40/50 anos, porém gostaria de ter liberdade de escolher onde quero trabalhar e a tranquilidade de ficar desempregado e ter minhas principais contas pagas caso isso ocorra.

 

A meta da carteira está definida da seguinte forma:

20% Ações e ETFs Brasileiros

20% Ações e ETFs Americanos

10% Fundos Imobiliários.

45% Renda Fixa.

5% Criptomoedas

 

Dúvida 1:
Mensalmente ganho em torno de R$ 15.000, às vezes mais por conta de trabalhos que pego por fora do meu emprego fixo. Desse valor, consigo investir 70%, meu gasto mensal não é alto comparado com o que ganho, em torno de R$ 5.000,00. Sabendo disso, tenho hoje, na renda fixa, aproximadamente 500 mil investidos, grande parte no tesouro SELIC e uma outra parte no tesouro IPCA e alguns bons CDBs, ou seja, a maior parte desse dinheiro está livre para ser distribuída em minha carteira. Minha dúvida é, como devo fazer os aportes mensais considerando que tenho uma grana já no gatilho para investir?  Talvez pegar parte desse dinheiro que está no Selic e ir adicionando a esses aportes mensais, mas quanto poderia pegar? Em quanto tempo devo "esgotar" esse dinheiro que está na Selic aportando eles nos ativos escolhidos?

Dúvida 2:

Estou um pouco incomodado com a ação SOJA3, estou achando que ela está com uma exposição muito alta, se tratando de uma Small Cap. Tentei adicionar perguntas no diagrama que fizessem com que small caps fossem prejudicadas, porém, mesmo assim, sua nota está alta demais. Como, a meu ver, se trata de uma boa empresa, vou deixar assim mesmo, o que vocês acham sobre isso? O que vocês fazem para prejudicar a nota de empresas small caps? Antes de fechar a carteira como está agora, eu tinha a Irani e ela estava com nota 9, mesmo sendo uma small cap, isso estava me incomodando demais.



Desde já agradeço pela atenção. 

 

01.png

02.png

03.png

Boa tarde, Lui!

Gostei da sua carteira. Muito bem diversificada e acho que está bem coerente.

Tentando então dar um pitaquinho em suas dúvidas:

1 - não tem uma conta ao certo para se fazer do quanto pegar do eu valor para investir ou algo que seja mais assertivo. É bem pessoal. Mas no seu lugar eu pensaria no seguinte. O seu ganho é uns R$15.000 sem considerar os extras que são variáveis. Tomando com este valor, levaria quase 3 anos para reaver os 500 mil com seus ganhos brutos. Então eu dividiria esse valor para ser aportado durante os próximos 1 ano e meio ou até mesmo 2 anos. Dividindo então, por exemplo, 500 mil nos próximos 24 meses você somaria aproximadamente R$21.000 aos seus aportes.

Assim você vai fazendo aportes regulares aproveitando diversas fases de mercado sem colocar todo seu dinheiro em um momento específico. 2 anos acho que dá pra deixar bem distribuído.

Use este exemplo para fazer um exercício de raciocínio e chegar em algo que fique bom para você  =)

 

2 - Se você estou a empresa e ela tem realmente fundamentos de acordo com seus princípios e estratégia, não vejo motivos para não seguir o diagrama. Veja que ela não possui a nota máxima (ou nota mais alta com 11 pontos como alguns ativos na sua carteira) então não seria o maior peso e estaria distribuído com outros ativos que possuem a mesma nota.

 

E se me permite, gostaria de tirar umas dúvidas. Mais curiosidade na verdade mesmo.

SAPR parece estar bem penalizada. Fiquei curioso com isso  😂

E qual foi a proposta de uma exposição maior no setor de energia e bens industriais? 

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hour ago, Lui Nogueira disse:

Dúvida 1:
Mensalmente ganho em torno de R$ 15.000, às vezes mais por conta de trabalhos que pego por fora do meu emprego fixo. Desse valor, consigo investir 70%, meu gasto mensal não é alto comparado com o que ganho, em torno de R$ 5.000,00. Sabendo disso, tenho hoje, na renda fixa, aproximadamente 500 mil investidos, grande parte no tesouro SELIC e uma outra parte no tesouro IPCA e alguns bons CDBs, ou seja, a maior parte desse dinheiro está livre para ser distribuída em minha carteira. Minha dúvida é, como devo fazer os aportes mensais considerando que tenho uma grana já no gatilho para investir?  Talvez pegar parte desse dinheiro que está no Selic e ir adicionando a esses aportes mensais, mas quanto poderia pegar? Em quanto tempo devo "esgotar" esse dinheiro que está na Selic aportando eles nos ativos escolhidos?

Boa tarde @Lui Nogueira. Se voce ja esta com segurança para investir, pode pegar de 2 a 3x o seu aporte mensal, ou seja, se voce aporta cerca de R$10mil pode adicionar de R$20 a 30mil resgatado do que voce tem em liquidez diaria. Este valor adicional pode ser alterado dependendo de como esta o mercado e de como esta a distribuição da sua carteira no momento do aporte

1 hour ago, Lui Nogueira disse:

Dúvida 2:

Estou um pouco incomodado com a ação SOJA3, estou achando que ela está com uma exposição muito alta, se tratando de uma Small Cap. Tentei adicionar perguntas no diagrama que fizessem com que small caps fossem prejudicadas, porém, mesmo assim, sua nota está alta demais. Como, a meu ver, se trata de uma boa empresa, vou deixar assim mesmo, o que vocês acham sobre isso? O que vocês fazem para prejudicar a nota de empresas small caps? Antes de fechar a carteira como está agora, eu tinha a Irani e ela estava com nota 9, mesmo sendo uma small cap, isso estava me incomodando demais.

Tente retirar o maximo possivel da subjetividade das decisões. Avalie se realmente os critérios de risco que voce determinou no diagrama estão alinhados com sua estratégia e mantenha os aportes seguindo a distribuição do diagrama. Anualmente voce revisa estas notas caso algo tenha mudado levando em consideração os resultados anuais ou algum fato pontual.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Bom dia!

Obrigado @Adriano Umemura e @Edison Paulini!

Sobre os aportes, compreendi como devo proceder, vou ver uma quantidade legal de aportes mensais, não tenho pressa em esgotar esse dinheiro. Como vou começar a investir "de verdade" agora, vou começar com uma quantidade menor por mês e ir sentindo como é investir mensalmente, assim que eu criar uma casca vou aumentando os aportes.

Edison, sobre a SAPR11 estar penalizada, apenas segui as perguntas do diagrama, vou colocar aqui um print dos resultados das perguntas. Me digam também o que acham das perguntas, se estão coerentes ou se vocês encontraram algum problema.

Sobre a exposição maior no setor de energia, pelo fato de ser um setor mais perene e previsível decidi aumentar minha exposição nesse setor, assim como setor financeiro. Sobre o setor de bens industriais, não acho que eu tenha tanta exposição assim sobre ele, poderia me dizer por que acha que minha exposição está alta nesse setor? Na realidade acho que com excessão do setor de energia e financeiro, a carteira no geral está bem equilibrada em relação aos outros setores, sendo consumo não cíclico o único setor que tenho menos exposição.

01.png

02.png

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Boa tarde, Lui!

43 minutes ago, Lui Nogueira disse:

Edison, sobre a SAPR11 estar penalizada, apenas segui as perguntas do diagrama, vou colocar aqui um print dos resultados das perguntas. Me digam também o que acham das perguntas, se estão coerentes ou se vocês encontraram algum problema.

Legal!

Aproveitando achei bem interessante seu diagrama. Eu opinaria apenas sobre duas questões e até compartilho um pouquinho sobre o meu diagrama.

Eu não estou mais com uma pergunta voltada para dividendos. Entendi que este fator não faz muito sentido quando estamos acumulando patrimônio. Obviamente não há certo ou errado nisso e é mais meu ponto de vista.

No lugar eu preferi avaliar o quanto que a empresa possui de payout. Payouts muito elevados entendo que a empresa está mais preocupada com seus acionistas em remunerá-los do que reinvestir nela mesma para continuar crescendo e lucrando o que faz com ela seja penalizada no meu diagrama.

 

E segundo, o tag along. Acredito que você tenha essa pergunta para dar uma penalizada em empresas que possuem tag along de 80%, certo? E já também considerando que empresas sem tag along não entrariam na carteira.

É uma opção legal!

49 minutes ago, Lui Nogueira disse:

Sobre a exposição maior no setor de energia, pelo fato de ser um setor mais perene e previsível decidi aumentar minha exposição nesse setor, assim como setor financeiro. Sobre o setor de bens industriais, não acho que eu tenha tanta exposição assim sobre ele, poderia me dizer por que acha que minha exposição está alta nesse setor? Na realidade acho que com excessão do setor de energia e financeiro, a carteira no geral está bem equilibrada em relação aos outros setores, sendo consumo não cíclico o único setor que tenho menos exposição.

Não digo de estar alta necessariamente. É mais sobre ter duas empresas mesmo no setor. Isso faz com que automaticamente nossa exposição no setor seja maior do que se tivéssemos apenas uma empresa. Mas francamente não vejo problemas. Eu mesmo tenho exposições maiores inclusive neste setor de indústria na minha carteira  😅

 

Parabéns pelo estudo e carteira montada! Está no caminho certo.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Legal Edison

1 hora atrás, Edison Paulini disse:

E segundo, o tag along. Acredito que você tenha essa pergunta para dar uma penalizada em empresas que possuem tag along de 80%, certo? E já também considerando que empresas sem tag along não entrariam na carteira.

Isso, no futuro, caso eu decida investir em empresas com Tag Along abaixo de 100%, essa pergunta serve para penaliza-las. Empresas com tag along zerado não invisto.
 

1 hour ago, Edison Paulini disse:

No lugar eu preferi avaliar o quanto que a empresa possui de payout. Payouts muito elevados entendo que a empresa está mais preocupada com seus acionistas em remunerá-los do que reinvestir nela mesma para continuar crescendo e lucrando o que faz com ela seja penalizada no meu diagrama.

Entendi, como eu disse, gostaria de ter uma renda consistente o quanto antes, não necessariamente pra viver de renda, mas o suficiente pra conseguir me dar uma segurança, então preciso de empresas que foquem também em dividendos, e fazendo isso que você sugeriu eu estaria prejudicando empresas desse gênero e apenas beneficiando empresas de crescimento. Como procuro uma carteira que tenha ambos os tipos de investimentos, vou manter como está mesmo. Mas agradeço demais a sugestão! É uma ideia legal levar mo payout em consideração ao invés do dividendos

 

Valeu Edison! Agora só botar a mão na massa hehe

  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
7 horas atrás, Lui Nogueira disse:

Bom dia!

Obrigado @Adriano Umemura e @Edison Paulini!

Sobre os aportes, compreendi como devo proceder, vou ver uma quantidade legal de aportes mensais, não tenho pressa em esgotar esse dinheiro. Como vou começar a investir "de verdade" agora, vou começar com uma quantidade menor por mês e ir sentindo como é investir mensalmente, assim que eu criar uma casca vou aumentando os aportes.

Edison, sobre a SAPR11 estar penalizada, apenas segui as perguntas do diagrama, vou colocar aqui um print dos resultados das perguntas. Me digam também o que acham das perguntas, se estão coerentes ou se vocês encontraram algum problema.

Sobre a exposição maior no setor de energia, pelo fato de ser um setor mais perene e previsível decidi aumentar minha exposição nesse setor, assim como setor financeiro. Sobre o setor de bens industriais, não acho que eu tenha tanta exposição assim sobre ele, poderia me dizer por que acha que minha exposição está alta nesse setor? Na realidade acho que com excessão do setor de energia e financeiro, a carteira no geral está bem equilibrada em relação aos outros setores, sendo consumo não cíclico o único setor que tenho menos exposição.

01.png

02.png



Muito legal suas perguntas para Açoes, Voce poderia compartilhar quais voce esta usando para FIIs?

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hour ago, Lucas Consoli Pereira disse:

Minhas perguntas para ações: 

Fiz uma fusao entre as informaçoes fornecidos na analitica e no investidor 10.

 

Na opnial de voces, teria alguma pergunta ruim?


image.png.3fea89d513d9d3cc2f90106fcdcaa360.png

Lucas, acho que está legal seu diagrama.

Se não estou enganado ele lhe ajuda a dar uma penalizada maior com empresas que são mais arriscadas como, por exemplo, ter as perguntas sobre setor perene e tempo de bolsa.

Seria essa sua ideia?

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hora atrás, Edison Paulini disse:

Lucas, acho que está legal seu diagrama.

Se não estou enganado ele lhe ajuda a dar uma penalizada maior com empresas que são mais arriscadas como, por exemplo, ter as perguntas sobre setor perene e tempo de bolsa.

Seria essa sua ideia?

Olha Edison, vou ser sincero contigo. Eu procurei colocar perguntas onde eu consiga as respostas automatizadas nas plataformas, e ai com calma confiro se estao todas batendo. Nao montei uma estrategia especifica com base nas perguntas kkk

Por exemplo:
As 4 primeiras perguntas eu consigo diretamente  na AUVP analitica

image.png.96a0adbb970ed7e5798be52f175f889b.png

 

Depois eu consigo mais algumas no Investidor 10:
image.png.24717822eb9b7c1ef70eca0c2594f5d1.png

 

As demais deixei as perguntas padroes, onde eu encontro rapidamente os dados.

 

Eu, gostei muito do curso, me ajudou bastante a evitar perder dinheiro, porem eu nao gosto de fazer as analises.

Entao nessa estrategia que fiz, consigo me dedicar mais a minha profissao, e focar em trabalhar mais para aumentar o aporte. No diagrama ao adicionar alguma nova empresa encontro rapidamente as respostas para penalizar e dar as notas.

 

No futuro, quando atender o valor minimo de patrimonio, pretendo ter consutoria para ter mais segurança nesse caminho.



 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Bom dia, @Lucas Consoli Pereira.

Vou compartilhar duas opiniões sobre o seu diagrama, porém, como você, estou em processo de estudo, então não leve essas opiniões como verdades, posso estar errado sobre elas.

Na minha opinião, P/VP abaixo de 5 é um valor muito alto, em torno de 2 ou 3 acho que já está de bom tamanho. Pelo que andei vendo, dificilmente uma empresa passa muito desse valor, então as que passarem devem ser prejudicadas.

Você pode juntar as perguntas de crescimento de receita, crescimento de lucro e lucros consistentes nos últimos 10 anos em apenas uma pergunta, e especificar que caso seja uma empresa de crescimento considerar apenas crescimento de receita, essas empresas dificilmente tem lucro líquido, pois investem sempre em si mesmas com o lucro que conseguem.

Segue minhas perguntas sobre FIIs

01.png

Editado por Lui Nogueira
  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 27/07/2024 at 16:51, Lui Nogueira disse:

Pessoal, boa tarde.

 

Gostaria de compartilhar com vocês minha carteira, pedir a opinião sobre ela e tirar algumas dúvidas de como devo aportar meu dinheiro.


Atualmente, tenho 25 anos, meu objetivo é ter uma renda passiva quanto antes. Não pretendo parar de trabalhar até meus 40/50 anos, porém gostaria de ter liberdade de escolher onde quero trabalhar e a tranquilidade de ficar desempregado e ter minhas principais contas pagas caso isso ocorra.

 

A meta da carteira está definida da seguinte forma:

20% Ações e ETFs Brasileiros

20% Ações e ETFs Americanos

10% Fundos Imobiliários.

45% Renda Fixa.

5% Criptomoedas

 

Dúvida 1:
Mensalmente ganho em torno de R$ 15.000, às vezes mais por conta de trabalhos que pego por fora do meu emprego fixo. Desse valor, consigo investir 70%, meu gasto mensal não é alto comparado com o que ganho, em torno de R$ 5.000,00. Sabendo disso, tenho hoje, na renda fixa, aproximadamente 500 mil investidos, grande parte no tesouro SELIC e uma outra parte no tesouro IPCA e alguns bons CDBs, ou seja, a maior parte desse dinheiro está livre para ser distribuída em minha carteira. Minha dúvida é, como devo fazer os aportes mensais considerando que tenho uma grana já no gatilho para investir?  Talvez pegar parte desse dinheiro que está no Selic e ir adicionando a esses aportes mensais, mas quanto poderia pegar? Em quanto tempo devo "esgotar" esse dinheiro que está na Selic aportando eles nos ativos escolhidos?

Dúvida 2:

Estou um pouco incomodado com a ação SOJA3, estou achando que ela está com uma exposição muito alta, se tratando de uma Small Cap. Tentei adicionar perguntas no diagrama que fizessem com que small caps fossem prejudicadas, porém, mesmo assim, sua nota está alta demais. Como, a meu ver, se trata de uma boa empresa, vou deixar assim mesmo, o que vocês acham sobre isso? O que vocês fazem para prejudicar a nota de empresas small caps? Antes de fechar a carteira como está agora, eu tinha a Irani e ela estava com nota 9, mesmo sendo uma small cap, isso estava me incomodando demais.



Desde já agradeço pela atenção. 

 

01.png

02.png

03.png

Bom dia, muito legal a a carteira.

Vou opinar sobre SOJA3, eu sou agricultor e acompanho na pratica o mercado do agro, a SOJA3 é uma boa empresa, porem eu não aumentaria exposição, ela esta inserida em um mercado muito competitivo, pois existem muitas empresas de semente de soja que inclusive produzem produtos de melhor qualidade, se você analizar os FIAGRO que emprestam dinheiro para a Boa Safra, o que chama a atenção são os altos juros cobrados, acredito que seja uma Small Cap arriscada, longe de mim falar para vender ou detonar o ativo, mas como participante deste mercado acredito mais em participar do agro através de SLCE3 ou AGRO3 que tem perfil muito diferente e são empresas de muita solidez com excelente administração, conheço bem o pessoal que tocas as operações e os times de liderança e gosto muito. 

Vou abordar um pouco mais sobre SLCE3 e AGRO3 para que se deseje aportar no agro possa te ajudar um pouco.

SLCE3 é a maior área plantada do mundo, com um time técnico de ponta, formado em sua maioria por pratas da casa, com uma familia muito conservadora e competente como acionistas majoritários, gosto muito do case e recomendo o estudo. Inclusive conheço a galera, dês do majoritário ate muita gente do time de campo e o trabalho é realmente inacreditável, como toda empresa gigante tem seus desafios, mas sem duvida é um empreendimento feito para a perenidade. 

AGRO3 ou Brasil Agro é uma empresa agrícola de valorização imobiliária, comprado terras brutas ou baratas, investindo tempo e dinheiro no preparo das terras e depois apurando lucro com a venda, foi sem duvida um modelo vencedor e tem como principal desafio continuar encontrando fazendas para comprar, pois cada dia que passa as terras tem se valorizado a taxas muito altas, como terra agrícola para fins empresarias no Brasil é comercializada com o indexador saca de soja, o valor acaba sendo corrigido não somente pela inflação natural mas também por cambio, o que traz muita solidez ao processo. A Brasil Agro tem como objetivo ganhar com a valorização imobiliária, mas passa por um processo consistente de aumento de produtividade ja que trocar procissões esta cada dia mais caro. O projeto foi idealizado por um argentino que possui um fundo enorme de investimentos, tive oportunidade de conhecê-lo e acho que é um case muito valido principalmente para quem tiver paciência.  

  • Brabo 1
  • Me ajudou 1
  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...