Jump to content
  • 0

Resgatar LCA


Lidiele Moura

Pergunta

Boa noite, pessoal

Antes de começar a AUVP, acabei adquirindo umas LCA's com taxa de juros 95% do CDI para garantir juros mensais (eu sei, rídiculo) 🫠

Duas delas vencem agora em setembro e outubro, porém tenho outra que vence em 09/2025. Minha dúvida é, se eu resgatar esses valores antes do vencimento, eu perco quanto? Com uma taxa absurda dessas, ainda faz sentido manter? 

 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

8 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
7 horas atrás, Lidiele Moura disse:

Boa noite, pessoal

Antes de começar a AUVP, acabei adquirindo umas LCA's com taxa de juros 95% do CDI para garantir juros mensais (eu sei, rídiculo) 🫠

Duas delas vencem agora em setembro e outubro, porém tenho outra que vence em 09/2025. Minha dúvida é, se eu resgatar esses valores antes do vencimento, eu perco quanto? Com uma taxa absurda dessas, ainda faz sentido manter? 

 

Oi Lidiele, bom dia,

Começo perguntando se você já terminou o curso ou não. Isso porque o recomendado é que não se mexa em nenhum investimento já existente enquanto não tivermos terminado, pois surgirão outras opções/possibilidades em módulos mais para o final e de repente você tira o valor hoje, investe em algo hoje, mas aí vê em próximos módulos que existiria algo mais vantajoso para você.

De maneira mais específica, e supondo-se que você ainda não terminou o curso, talvez você pudesse pegar estas duas LCAs que vencem agora e (caso ainda não tenha terminado o curso) deixar no Tesouro Selic, para reinvestir mais para a frente (lembrando que você precisaria deixar pelo menos 30 dias para evitar o IOF).

Por fim, e independentemente do seu estágio no curso, resgatar antecipadamente uma LCA pode ser complicado, pois a corretora terá de oferecer no mercado secundário e vai cobrar taxas que podem, inclusive, reduzir o rendimento que você teve até o momento. Seria necessário fazer as contas para ver se vale a pena - não apenas no sentido de quanto você perderia de rendimento, mas também de ter uma estimativa no sentido de verificar se há algo agora que, se você investisse com o dinheiro resgatado desta LCA, valeria a pena no mesmo prazo.

Espero ter ajudado e qualquer coisa é só chamar!

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hora atrás, Matheus Passos Silva disse:

Oi Lidiele, bom dia,

Começo perguntando se você já terminou o curso ou não. Isso porque o recomendado é que não se mexa em nenhum investimento já existente enquanto não tivermos terminado, pois surgirão outras opções/possibilidades em módulos mais para o final e de repente você tira o valor hoje, investe em algo hoje, mas aí vê em próximos módulos que existiria algo mais vantajoso para você.

De maneira mais específica, e supondo-se que você ainda não terminou o curso, talvez você pudesse pegar estas duas LCAs que vencem agora e (caso ainda não tenha terminado o curso) deixar no Tesouro Selic, para reinvestir mais para a frente (lembrando que você precisaria deixar pelo menos 30 dias para evitar o IOF).

Por fim, e independentemente do seu estágio no curso, resgatar antecipadamente uma LCA pode ser complicado, pois a corretora terá de oferecer no mercado secundário e vai cobrar taxas que podem, inclusive, reduzir o rendimento que você teve até o momento. Seria necessário fazer as contas para ver se vale a pena - não apenas no sentido de quanto você perderia de rendimento, mas também de ter uma estimativa no sentido de verificar se há algo agora que, se você investisse com o dinheiro resgatado desta LCA, valeria a pena no mesmo prazo.

Espero ter ajudado e qualquer coisa é só chamar!

Olá, Matheus

Ainda não terminei o curso, então seguirei a sua dica e vou aguardar o término dos módulos antes de tomar uma decisão. Muito obrigada pela sua resposta!

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
10 horas atrás, Lidiele Moura disse:

Boa noite, pessoal

Antes de começar a AUVP, acabei adquirindo umas LCA's com taxa de juros 95% do CDI para garantir juros mensais (eu sei, rídiculo) 🫠

Duas delas vencem agora em setembro e outubro, porém tenho outra que vence em 09/2025. Minha dúvida é, se eu resgatar esses valores antes do vencimento, eu perco quanto? Com uma taxa absurda dessas, ainda faz sentido manter? 

 

Bom dia @Lidiele Moura. LCAs podem não ter liquidez para um resgate antecipado, ou mesmo quando existe esta possibilidade muito da rentabilidade pode ser consumida no processo.

Contudo, devemos lembrar que LCAs são isentas de IR. Considerando então uma aliquota de 15% de IR a sua LCA se equipararia com um CDB pagando 111,76% do CDI, o que não seria uma taxa de toda ruim. Eu particularmente manteria até o vencimento

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Bom dia pessoal, vou me aproveitar dessa pergunta para fazer outra kkkk para aqueles que já estão respondendo ela @Adriano Umemura e @Matheus Passos Silva porque eu vim procurar uma resposta e achei esse post bem interessante e já se encaixa na minha dúvida

 

Ela comentou de 95% para uma LCA ser ruim, mas eu vi hoje uma LCA com 93% e achei ótimo pra renda fixa, a de 93% já rende 116,25% se fosse um CDB, então a resposta que estou procurando nos posts da comunidade é, a partir de qual taxa a renda fixa começa a ficar interessante? Com o que dentro da renda fixa eu preciso comparar para achar um investimento interessante, porque na minha visão 116,25% pra um prazo de menos de um ano é bastante coisa

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
5 minutes ago, Augusto Felipe Rodrigues disse:

Bom dia pessoal, vou me aproveitar dessa pergunta para fazer outra kkkk para aqueles que já estão respondendo ela @Adriano Umemura e @Matheus Passos Silva porque eu vim procurar uma resposta e achei esse post bem interessante e já se encaixa na minha dúvida

 

Ela comentou de 95% para uma LCA ser ruim, mas eu vi hoje uma LCA com 93% e achei ótimo pra renda fixa, a de 93% já rende 116,25% se fosse um CDB, então a resposta que estou procurando nos posts da comunidade é, a partir de qual taxa a renda fixa começa a ficar interessante? Com o que dentro da renda fixa eu preciso comparar para achar um investimento interessante, porque na minha visão 116,25% pra um prazo de menos de um ano é bastante coisa

Bom dia, Augusto!

Na verdade não existe uma taxa que seja necessariamente boa a partir de X%.

Quando vamos fazer um aporte na renda fixa devemos observar a melhor taxa sendo oferecida naquele momento levando em consideração o risco X retorno.

Um exemplo hipotético para ajudar a ilustrar:

Preciso aportar em um título para resgatar exatamente daqui 1 ano. No momento do aporte eu acho uma LCI pagando 90% do CDI, outra pagando 93% do CDI e um CDB de liquidez diária pagando 102% do CDI.

Neste cenário, o melhor é a LCI de 93%. 

Veja que de tudo que encontrei no que foi oferecido, esse foi o melhor. 

Se nos atermos a pensar "só vou investir para um vencimento daqui a 1 o que pagar pelo menos 120% do DI que é o "ideal" para mim", talvez não conseguiremos fazer o nosso aporte pois o mercado poderá não estar oferecendo no momento nossa "meta ideal".

Por isso visamos a melhor taxa sendo oferecida no momento.

 

Espero que ajude!

  • Brabo 2
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
12 horas atrás, Lidiele Moura disse:

Boa noite, pessoal

Antes de começar a AUVP, acabei adquirindo umas LCA's com taxa de juros 95% do CDI para garantir juros mensais (eu sei, rídiculo) 🫠

Duas delas vencem agora em setembro e outubro, porém tenho outra que vence em 09/2025. Minha dúvida é, se eu resgatar esses valores antes do vencimento, eu perco quanto? Com uma taxa absurda dessas, ainda faz sentido manter? 

 

Bom dia, Lidiele!

Apenas complementando as respostas dos amigos. 

O risco da venda antecipada de um título é de a venda não acontecer.

Primeiro seria necessário informar a corretora que você quer fazer a venda antecipada do título. Aqui entra o primeiro ponto que foi comentado pelo @Adriano Umemura que a corretora pode ver que não haja liquidez para o título e ela diz que não terá como colocar para venda. Logo, você terá que levar o título.

Se ela disser que há liquidez, ela vai cobrar um spread para dispor o título à venda e isso poderá comer muito da rentabilidade que você já obteve. 

Terceiro e último, é necessário um investidor ver seu título no mercado secundário e se interessar por ele para poder comprar o que também pode não acontecer.

 

Espero que agregue conhecimento ao tema!

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

@Edison Paulini e @Adriano Umemura Muito obrigada pelas respostas.

Depois de ver os vídeos do módulo 3, fiquei pensando que uma taxa 95% do CDI, esteja perdendo para a Selic, o que não seria vantagem. Mas, visto que tem todos esses pontos (da venda não acontecer, ter uma taxa de spread, etc.), penso que manter pode ser a melhor opção mesmo.

Obrigada, pessoal!

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
13 horas atrás, Lidiele Moura disse:

@Edison Paulini e @Adriano Umemura Muito obrigada pelas respostas.

Depois de ver os vídeos do módulo 3, fiquei pensando que uma taxa 95% do CDI, esteja perdendo para a Selic, o que não seria vantagem. Mas, visto que tem todos esses pontos (da venda não acontecer, ter uma taxa de spread, etc.), penso que manter pode ser a melhor opção mesmo.

Obrigada, pessoal!

Mas lembre-se de que se for uma LCA, devido à isenção do imposto de renda, só haverá CDB mais vantajoso se for de 115% e se resgatado após 2 anos devido à alíquota de IR. Então não necessariamente você está perdendo para a Selic.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...