Jump to content
  • 0

Dúvida sobre investimento


Maria Teresa

Pergunta

Oi gente, buenas. 

Olha, não me julguem. Masssss, eu juro que até hoje não consegui entender qual o melhor momento para investir em cada tipo de tesouro. Eu consigo entender o conceito de cada um e suas especificidades, mas quando eu vou para a prática, não consigo definir qual o melhor para se investir. O que vocês me sugerem? Já voltei o módulo 3 pela 3ª vez ( e não é ironia). Na minha cabeça parece que é mais fácil escolher uma empresa de renda variável. 😟

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

5 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
25 minutes ago, Maria Teresa disse:

Oi gente, buenas. 

Olha, não me julguem. Masssss, eu juro que até hoje não consegui entender qual o melhor momento para investir em cada tipo de tesouro. Eu consigo entender o conceito de cada um e suas especificidades, mas quando eu vou para a prática, não consigo definir qual o melhor para se investir. O que vocês me sugerem? Já voltei o módulo 3 pela 3ª vez ( e não é ironia). Na minha cabeça parece que é mais fácil escolher uma empresa de renda variável. 😟

@Maria Teresa você assistiu a Aula 17 do Módulo 3? É a aula de contrafluxo, com ela você vai entender se é o momento de comprar um título prefixado, ou um atrelado a Selic ou um atrelado ao IPCA. Independentemente se é um CDB e demais títulos ou um Tesouro Direto.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
23 minutes ago, Maria Teresa disse:

Oi gente, buenas. 

Olha, não me julguem. Masssss, eu juro que até hoje não consegui entender qual o melhor momento para investir em cada tipo de tesouro. Eu consigo entender o conceito de cada um e suas especificidades, mas quando eu vou para a prática, não consigo definir qual o melhor para se investir. O que vocês me sugerem? Já voltei o módulo 3 pela 3ª vez ( e não é ironia). Na minha cabeça parece que é mais fácil escolher uma empresa de renda variável. 😟

Boa noite @Maria Teresa. O tesouro selic sera usado para metas de curto prazo ou que necessitem de liquidez imediata a qualquer momento. Para a carteira de longo prazo ele não seria indicado, ja que rende a taxa basica do nosso pais, podendo ser encontrado alternativas melhores em titulos bancarios.

Ja o tesouro prefixado, pelo contrafluxo, seria indicado em cenarios de taxa de juros alta com expectativa de queda, ja que travamos a nossa rentabilidade em valores possivelmente maiores do que os oferecidos futuramente.

E os titulos indexados ao IPCA nos protegem da inflação, e geralmente se mostram com taxas mais atrativas em cenarios de inflação controlada. Estes tipos de titulos por terem um componente prefixado tambem se favorecem em um cenario de queda da taxa de juros

Veja se estas explicações fazem sentido para voce. Caso tenha mais alguma duvida poste aqui para podermos auxiliar

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
15 minutes ago, Maria Teresa disse:

Oi gente, buenas. 

Olha, não me julguem. Masssss, eu juro que até hoje não consegui entender qual o melhor momento para investir em cada tipo de tesouro. Eu consigo entender o conceito de cada um e suas especificidades, mas quando eu vou para a prática, não consigo definir qual o melhor para se investir. O que vocês me sugerem? Já voltei o módulo 3 pela 3ª vez ( e não é ironia). Na minha cabeça parece que é mais fácil escolher uma empresa de renda variável. 😟

Boa noite, Maria!

Vamos lá. Acredito que começando a consolidar alguns conceitos antes pode ajudar nos investimentos da renda fixa.

O primeiro é entender que a melhor estratégia é visarmos o contrafluxo em primeiro momento. Ou seja, de acordo com o cenário econômico que estamos no momento valos escolher títulos atrelados ao IPCA+, CDI ou prefixados. 

Esse é o primeiro ponto pois definirá o que iremos escolher. Vamos seguir adiante tomando como base que escolhemos investir em um título IPCA+.

O segundo passo é levarmos em consideração o risco X retorno. Em teoria, títulos mais arriscados tendem a oferecer taxas melhores. Títulos arriscados que dizemos pode ser entendido basicamente com as variáveis de prazo e emissor. Quanto maior o prazo, maior o risco e o ideal seria que o prêmio fosse maior. Quanto maior o risco do emissor do título, maior deve ser o prêmio também.

Puxando o tema acima sobre risco, o tesouro direto é considerado hoje o título mais seguro que temos por se tratar de vínculo com o governo. Logo, o risco de quebra é praticamente zero. A consequência é que eventualmente pelo risco ser menor os prêmios também podem ser menores em comparação com outros títulos de renda fixa.

Como exemplificado ali em cima, vamos lembrar que optamos hipoteticamente em escolher um título IPCA+. Logo, o tesouro IPCA+ poderia ser uma opção pois como dito é a mais segura. Porém, é legal observar no mercado outros títulos de renda fixa que podem estar pagando um bom prêmio mesmo que mais arriscados e se você acha que estará valendo a pena pegar um título que oferece um prêmio maior. Caso você veja que existam ofertas semelhantes ao do tesouro, vezes valeria a pena escolher o tesouro dado que seu risco é baixíssimo.

 

Espero que ajude a pensar no tema!

  • Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Na verdade tudo depende do seu planejamento, para qdo e qual objetivo dessa aplicação. Caso acompanhe o mercado e saiba realizar a marcação a mercado poderá fazer seu investimento usando a sua estratégia para potencializar seu ganho. No meu portfolio eu realizei a aplicação em tesouro IPCA+35, pois eu peguei uma boa taxa e não irei utilizar o dinheiro até essa data e precisava reequilibrar meus investimentos. Precisando de ajuda só avisar.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
17 minutes ago, Flavio Prado disse:

@Maria Teresa você assistiu a Aula 17 do Módulo 3? É a aula de contrafluxo, com ela você vai entender se é o momento de comprar um título prefixado, ou um atrelado a Selic ou um atrelado ao IPCA. Independentemente se é um CDB e demais títulos ou um Tesouro Direto.

Voltei o módulo novamente, vou rever tudo com calma para abrir melhor a mente. Obrigada pela ajuda. Todos vocês. Foi esclarecedor. 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...