Jump to content
  • 0

Tesouro que eu estava investindo simplesmente sumiu.


Pergunta

Bom dia,

 

Estava investindo no tesouro prefixado 2027 com rentabilidade de 12%, entretanto, o camarada sumiu e não consigo encontra-lo para continuar aportando, e agora? O único jeito é aportar em outro? E se sumir também, já vai começar virar bagunça minha carteira...

Poderiam me ajudar? Tem como eu achar o tesouro 2027 para continuar aportando? Ou já era?

Uso a AUVP Capital.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

5 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0

Fala João, tudo bom meu caro? 

Sei que os Tesouros todos (indiferentemente do tipo) possuem uma data de corte até onde podemos aportar, quando chega essa data o TD oferece um novo no lugar, daí cabe a ti avaliar se faz sentido continuar com os aportes no novo título. Eu procurei por uma regra de quantos meses/anos antes eles fazem essa "rotação", mas nõa encontrei nenhum prazo específico. 

Segue aqui o que encontrei em uma breve busca:

Quote

"Ao todo, foram quatro substituições: Tesouro Prefixado 2026 (antigo Tesouro Prefixado 2025), Tesouro Selic 2026 (antigo Tesouro Selic 2024), Tesouro Selic 2029 (antigo Tesouro Selic 2027) e Tesouro IPCA+ 2029 (antigo Tesouro IPCA+2026).

Para cada título e indexador, o Tesouro Direto adota referências específicas de prazo mínimo a decorrer até o vencimento. Quando esse prazo dos títulos disponíveis para compra fica inferior ao mínimo estabelecido pela plataforma, ela “roda” o papel."

 

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hora atrás, João Henrique De Toledo Carneiro disse:

Bom dia,

 

Estava investindo no tesouro prefixado 2027 com rentabilidade de 12%, entretanto, o camarada sumiu e não consigo encontra-lo para continuar aportando, e agora? O único jeito é aportar em outro? E se sumir também, já vai começar virar bagunça minha carteira...

Poderiam me ajudar? Tem como eu achar o tesouro 2027 para continuar aportando? Ou já era?

Uso a AUVP Capital.

Às vezes, o título pode ter sido renomeado ou sua descrição pode ter mudado. Procure por termos relacionados como "Tesouro Prefixado" ou o código do título.

Caso não consiga, contate o suporte ao cliente do Tesouro Direto ou do seu banco/instituição financeira. Eles poderão verificar a situação e ajudá-lo a localizar seu investimento.

  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 horas atrás, João Henrique De Toledo Carneiro disse:

Bom dia,

 

Estava investindo no tesouro prefixado 2027 com rentabilidade de 12%, entretanto, o camarada sumiu e não consigo encontra-lo para continuar aportando, e agora? O único jeito é aportar em outro? E se sumir também, já vai começar virar bagunça minha carteira...

Poderiam me ajudar? Tem como eu achar o tesouro 2027 para continuar aportando? Ou já era?

Uso a AUVP Capital.

Calma,  nao é assim que funciona amigo !

o título não vai ficar lá eternamente, mas em todo caso o local mais seguro se você ter esta informação é no próprio site do tesouro direto que hoje tem apenas este prefixado para 2027

IMG_5512.png.8ad8841c1e218bcbd359f57d3239d899.png

 

  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
3 horas atrás, João Henrique De Toledo Carneiro disse:

Bom dia,

 

Estava investindo no tesouro prefixado 2027 com rentabilidade de 12%, entretanto, o camarada sumiu e não consigo encontra-lo para continuar aportando, e agora? O único jeito é aportar em outro? E se sumir também, já vai começar virar bagunça minha carteira...

Poderiam me ajudar? Tem como eu achar o tesouro 2027 para continuar aportando? Ou já era?

Uso a AUVP Capital.

@João Henrique De Toledo Carneiro complementando os colegas, o Tesouro Direto tem uma formatação diferente dos demais títulos de Renda Fixa como CDB, CRI, CRA, LC, LCA etc. A principal diferença entre o Tesouro Direto e os outros títulos é que cada título do Tesouro tem um vencimento específico. Já nos demais títulos os vencimentos vão variando conforme as emissões feitas pelas empresas emissoras dos títulos.

Outra característica do Tesouro Direto é que o Governo pode colocar e retirar os títulos da lista de ofertas do dia, no entanto quem já tem o título em carteira, a venda dele a qualquer momento é garantia pelo Governo, mesmo que o título não esteja mais disponível para compra. Ou se aguardar até o vencimento, você receberá o valor líquido na conta da Corretora.

Vamos pegar o seu título Tesouro Prefixado 2027 como exemplo para explicar uma outra característica dos títulos do Tesouro Direto, que é a rentabilidade. Todos os dias a rentabilidade de todos os títulos oferecidos pelo Tesouro sofrem variação, porém quando compramos um título do Tesouro nós travamos aquela rentabilidade. No seu título você travou em 12%aa. Esta é a rentabilidade que você receberá do dia do aporte até o vencimento dele em 01/01/2027. E se você observar nos próximos dias você verá que o mesmo título está sendo oferecido por uma rentabilidade diferente, e eventualmente até pode ser novamente de 12%aa. Hoje (16/08/2024) ele está em 11,51%aa e é o mesmo título que você comprou, só que o Mercado está precificando ele com outra rentabilidade. E é esta precificação que chamamos de marcação a mercado. No seu caso, você comprou com 12%aa e agora está 11,51%aa então o seu título está rendendo mais que os 12%aa que você contratou, pois o preço hoje é maior que o preço que você pagou corrigido por 12%aa.

Então, se você quer investir no mesmo título que você já tem, basta buscar pelo "TIPO + ANO", no seu caso será o Tesouro Prefixado (TIPO) 2027 (ANO).

Espero ter ajudado.

  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
3 horas atrás, Julia Nunes Pedrosa disse:

Eu procurei por uma regra de quantos meses/anos antes eles fazem essa "rotação", mas nõa encontrei nenhum prazo específico.

@Julia Nunes Pedrosa não existe uma regra para quando um título é colocado ou retirado de oferta. A Equipe do Tesouro Direto pode colocar ou retirar um título de oferta quando entenderem que é o momento, e podem inclusive tirar por um tempo e depois voltar com ele.

Sabemos que quanto mais próximo do vencimento, menor é a variação no preço do título, então eu acho que eles analisam se um determinado título está a demanda de compra baixa e retiram de oferta, pois o vencimento está próximo e o interesse fica menor.

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...