Jump to content
  • 0

taxa selic esta alta ou baixa nesse momento?


Laura Castro

Pergunta

6 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
6 minutes ago, Laura Castro disse:

Uma dúvida muito básica:

A taxa selic atualmente esta 10,5. Essa taxa é considerada uma taxa selic alta ou baixa? 

 

@Laura Castro a resposta será: depende rsrsrs

Se comparar com alguns anos atrás, está alta, pois tínhamos uma Selic de 2%aa. Se olharmos a alguns meses, está baixa, pois a Selic estava quase em 14%aa.

É complicado responder com precisão. Vai depender da sua expectativa futura da Selic. Todas as segundas-feiras temos o Boletim FOCUS do Banco Central com a expectativa do Mercado. Eu faço um post com este relatório.
 

 

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Cara acho que não vale a pena você analisar somente a taxa selic por si só. Vamos lá... internamente você tem que levar em consideração a inflação também, que esta girando por volta dos 3.5% ao ano (meta do governo é de 3% + - 1.5% pro ano) dando ai uma taxa real (Selic - inflação) de 6.5% ao ano, que eh uma das maiores taxas reais do mundo, mas mesmo assim não é o suficiente pra você bater o martelo se a taxa esta "alta" ou "baixa". Você também teria que olhar para o cenário externo, com a taxa nominal dos EUA girando ai em torno de 5.5% e considerado um país mais seguro de investir que o Brasil, apesar de ser uma taxa bem menor que a que temos, acaba se tornando um cenário bem mais atrativo, sendo este um dos motivos da alta do Dólar. Então vai depender muito essa sua pergunta e por que você gostaria de ter essa resposta em relação a algum investimento que você queira fazer.

Editado por Ricardo de Padua Souza Menezes
  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Eu sou da ultima turma, estou no final do modulo renda variavel (na aula 19). Assisti uma live do Raul, que ele orientava esperar acabar todo o curso para montar carteira. E eu realmente estou esperando. Desde que comecei o curso só fiz um investimento LCA com retirada em 30 dias. O restante estava CDB liquidez diaria e eu não mexi ainda. 

A minha duvida seria para montar minha carteira, tanto de renda fixa, quando de renda variavel. Eu achava que a selic 10,5 ainda estava mais pra alta do que para baixa. Se estivesse alta entendo que deveria investir um pouquinho a mais na pre fixada. Mas estou vendo a bolsa esta subindo e não sei se isso quer dizer que a taxa esta de juros esta mais pra baixa. Como eu ainda não montei minha carteira, fico um pouco apreensiva pensando que quando tiver preparada para comprar as ações elas vão esta caras. Eu entendo que tenho que pensar no longo prazo, mas como estavam anunciando uma crise eu não imaginei que a bolsa ia subir. 

Enfim, estou tentando entender o cenario. Juntar todas as informações e conter a ansiedade...

Obrigada desde já pelas respostas Ricardo e Flávio!

 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Na minha visão está média para alta, ainda está, bem entre aspas, "compensando" para que tem muito dinheiro alocar em renda fixa e ganhar %/ano seguro do se "aventurar" na bolsa. A taxa nessa porcentagem afeta as dívidas de empresas deixando elas mais no sufoco ainda e quem quer se alavancar ou financiar imóveis também está pagando juros altos. 

Se os nossos ultimos governantes diminuíssem o gasto publico e se preocupassem em estabilizar nossa dívida externa e interna teríamos condição de ter uma taxa a 6 ou 7% sem perder o controle da inflação. 

Editado por Ernesto Paulo Dos Santos Junior
  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hora atrás, Laura Castro disse:

Uma dúvida muito básica:

A taxa selic atualmente esta 10,5. Essa taxa é considerada uma taxa selic alta ou baixa? 

 

a pergunta de 1 milhão de reais heheh, e a resposta é depende, se olharmos o boletim FOCUS ( Olhar do mercado sobre nossos principais indicadores, as estimativas são de uma manutencao no valor atual a curto prazo, e cair pra 9  (1,5 pontos) ate 2027... mas isso pode mudar, olha a inflação ali se mexendo um tiquin a cada mês..

 

image.png.5dbdfb1e62a74d339783bf3675c1ab0c.png

Se compararmos quando a Selic estava acima de 13 (com pre fixados pagando 16,5% e ate mais) , estaria baixa, mas se compararmos com os 2% de alguns poucos anos atras, esta bem alta..

é relativo, alto em relacao a que?

 

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
23 horas atrás, Laura Castro disse:

Uma dúvida muito básica:

A taxa selic atualmente esta 10,5. Essa taxa é considerada uma taxa selic alta ou baixa? 

 

Bom dia @Laura Castro. Somente complementando a resposta dos amigos. Talvez mais importante do que determinar se ela esta alta ou baixa seria avaliar quais são as expectativas futuras em relação a ela.

Por enquanto estamos em um cenario com a taxa de juros travada nos 10,5% e inflação dando alguns sinais de aumento gradual. Basicamente estamos no meio de um ciclo de mercado sem definição clara dorumo que a taxa ira tomar.

Nestas situações voce não necessraiamente precisa investir em 1 tipo de titulo somente, mas em um pool com os 3 tipos de titulos alinhando os percentuais com o ciclo de mercado vigente.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...