Jump to content
  • 0

Dividendos: Data EX e Data de pagamento


Fabio Hildebrand Russo

Pergunta

Olá pessoal da comunidade, boa tarde.

Fiquei com algumas dúvidas na aula de Dividendos do Módulo 4:

Dúvida 1 - Ao se realizar o pagamento de dividendo, o valor da ação é reduzido pelo valor pago em dividendo, correto?

Ou seja, se no dia do pagamento do dividendo cada ação valia R$1,00, e for pago R$0,10 de dividendo por ação, esta mesma ação passa a valer R$0,90. Está correto este entendimento?

 

Dúvida 2 - Quando uma empresa define a data EX ela está definindo os proprietários de suas ações que terão direito a receber dividendo, correto?

Se após a data EX, mas antes da data do pagamento do dividendo, eu vender as ações desta empresa, eu entendo que continuo com o direito de receber os dividendos, correto? uma vez que na data EX eu possuia as ações.

Se eu vendo as ações antes da data do pagamento do dividendo, eu estaria vendendo as ações num valor anterior ao desconto decorrente do pagamento do divivendo, e poderia comprar as ações mais baratas após esta data de pagamento. Desta forma eu teria um lucro por ter vendido na "alta" (antes do pagamento do dividendo) e comprado na "baixa" (após pagamento do dividendo) além de receber os dividendos, pois eu era detentor das ações na data EX.

Acredito que não funciona desta forma, então gostaria que me esclarecessem onde este raciocínio não está correto.

 

Desde já agradeço a atenção de todos.

Abraços, Fábio.

 

Link para compartilhar
Share on other sites

7 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
52 minutes ago, Fabio Hildebrand Russo disse:

Dúvida 1 - Ao se realizar o pagamento de dividendo, o valor da ação é reduzido pelo valor pago em dividendo, correto?

Ou seja, se no dia do pagamento do dividendo cada ação valia R$1,00, e for pago R$0,10 de dividendo por ação, esta mesma ação passa a valer R$0,90. Está correto este entendimento?

@Fabio Hildebrand Russo correto.

52 minutes ago, Fabio Hildebrand Russo disse:

Dúvida 2 - Quando uma empresa define a data EX ela está definindo os proprietários de suas ações que terão direito a receber dividendo, correto?

Correto também.

53 minutes ago, Fabio Hildebrand Russo disse:

Se após a data EX, mas antes da data do pagamento do dividendo, eu vender as ações desta empresa, eu entendo que continuo com o direito de receber os dividendos, correto? uma vez que na data EX eu possuia as ações.

Correto também.

53 minutes ago, Fabio Hildebrand Russo disse:

Se eu vendo as ações antes da data do pagamento do dividendo, eu estaria vendendo as ações num valor anterior ao desconto decorrente do pagamento do divivendo, e poderia comprar as ações mais baratas após esta data de pagamento. Desta forma eu teria um lucro por ter vendido na "alta" (antes do pagamento do dividendo) e comprado na "baixa" (após pagamento do dividendo) além de receber os dividendos, pois eu era detentor das ações na data EX.

Acredito que não funciona desta forma, então gostaria que me esclarecessem onde este raciocínio não está correto.

Não funciona assim. Não tem como garantir que você conseguirá comprar pelo valor "cheio menos o dividendos". Assim que a empresa divulga o pagamento, o Mercado já reage a notícia, e a divulgação acontece sempre depois que o Mercado fecha. Fora isto precisa lembrar que tem os emolumentos e impostos na ordem de venda e compra, e vai precisar calcular se houve lucro ou prejuízo na venda.

A ideal teórica sempre parece boa, porém quando colocamos na prática vemos que não é tão fácil/simples de fazer.

Se tiver tempo (rsrsrs) tente acompanhar uma empresa que paga dividendos e acompanhe a cotação ao longo do tempo entre a divulgação e pagamento dos dividendos para ver se consegue "ver" esta movimentação.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Meus mandamentos em ações de dividendos

1º Compre uma boa ação.

2º Tenha paciência.

3º Comemore na data EX.

4º Aporte na data de pagamento do dividendo. 

5º Mantenha a consistência.

To parecendo Coach, mas fora de brincadeira, após um ano os resultados começam a vir, em 2 anos os DY começam a aumentar muito, pois a ação vai se valorizando, mesmo quando ela fica um ano sem pagar dividendos bons, outras compensam e a carteira vai tomando forma, essa mágica realmente funciona, mas tem que ter paciência e consistência.

Minha carteira de ações começou a dobrar o volume de dividendos ano a ano, com aportes mensais e reinvestimento dos dividendos, isso que eu não reinvisto necessariamente na mesma empresa e sim naquelas que meu diagrama indica no mês do aporte. Inclusive @Flavio Prado esta é uma duvida que eu nunca tirei, aporto na empresa que me pagou, ou posso aportar em outra que o diagrama recomendou? Que é exatamente o que eu tenho feito. 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hour ago, Marcelo Sander disse:

Eu fiquei com uma duvida ainda...
entendi que a ação reduzira de valor, se envender minhas ações depois da data ex, no caso a ação não é mais minha, eu ainda vou receber os dividendos?

Olá Marcelo,

Uma vez que você vendeu as ações, não receberá mais dividendos dela.

Espero ter ajudado!

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
7 horas atrás, Marcelo Sander disse:

Eu fiquei com uma duvida ainda...
entendi que a ação reduzira de valor, se envender minhas ações depois da data ex, no caso a ação não é mais minha, eu ainda vou receber os dividendos?

Bom dia, @Marcelo Sander!

Apenas complementando nosso amigo @Matheus Passos Silva. A partir da data ex direitos se você vender suas ações, você ainda recebe os dividendos.

A data base para o recebimento é a data com. Vamos imaginar que a empresa SARD3 estipulou como data com 23/09/24. Ou seja, as ações que você tiver até esse dia, serão consideradas para pagamento de proventos em suas devidas proporções.

Quando chega o dia 24/09/24 que será a data ex, a partir daqui se você vender as ações você ainda tem o direito do recebimento dos valores com base na sua posição acionária na data com em 23/09/24.

 

Espero que tenha ficado claro!

  • Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...