Jump to content
  • 0

Analise de Fundo de Investimento - Onde esta a pegadinha?


Ângelo Cossa Ferreira

Pergunta

Bora lá, já sei que não é aconselhável investir em Fundos de investimento, mas como todo meu dinheiro esta lá e não vou mexer até finalizar todos os módulos, resolvi analisar a carteira de fundos q eu tenho como exercício pra começar a me familiarizar como funciona o mercado.

Peguei o fundo com melhor performance da minha carteira no mês atual (1,56% até o momento atual) pra começar a me aprofundar, e ai começaram as duvidas.

O fundo analisado é o ARX Elbrus Incentivado Infra FIRF -  Fundo de renda fixa, considerado de risco moderado e de longo prazo, e tem um saque de D + 30

Vamos as duvidas:

1 - Taxas. NO BTG aparecem 3 tipos de taxas:

Taxa de gestão 0,00%

Taxa de administração 0,70%

Taxa de distribuição  R$ 0,00

Total 0,70%

Qual a diferença entre taxa de gestão e administração?  Essas palavras não são sinônimos? rs.  O Raul fala na aula que a taxa padrão de mercado é 2%, logo esse fundo em relação as taxas esta bem certo?  ou tem algum erro de entendimento meu?  Eu olhei nas regras do fundo e essa taxa é anual (como deveria) incide sobre o patrimônio LIQUIDO do fundo, ou seja, tirando despesas operacionais, isso é o padrão?

2 - Taxa de performance - 0%, fui no regulamento do fundo pra conferir se é isso mesmo e sim, esta na regulamentação:

   Artigo 15. O FUNDO não cobra taxa de performance..

E dai vem o título do tópico, se o fundo cobra uma taxa de administração muito abaixo do que o Raul falou q é o padrão e não tem taxa de performance, onde esta a pegadinha?

 Se não tiver pegadinha nenhuma  isso é um fundo relativamente bom certo? (nunca melhor q investir direto, eu sei, só pra questão de comparação entre fundos). Neste caso parabéns a Unicred, pois nenhum dos fundos da carteira q ela fez pra mim tem taxa de performance.

 

3 - No fundo tem no título a palavra incentivado.

Vi que q a estratégia do fundo é investir em Debêntures incentivadas na área de infraestrutura. Ai veio uma dúvida, as debêntures serem incentivadas melhora o rendimento do F.I por não pagar IR, mas o Fundo em si é ou não é incentivado? 

A duvida veio pq na lamina mensal tem escrito:

Tributação: ISENTO DE IR para pessoa física

Mas no resumo do BTG esta: Tributação: Longo Prazo

Isso é um erro do BTG? Neste caso ao sacar pagarei IR sobre o valor ou não?

 

4 - Ao resgatar eu tenho que esperar D + 30, mas o valor q eu vou receber é calculado na hora q eu peço, ou ele é calculado no dia q eu recebo? (ou seja, continua rendendo enquanto eu esperou ou não?)

 

 

Desde já agradeço a atenção :)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Editado por Ângelo Cossa Ferreira
  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 1
20 horas atrás, Ângelo Cossa Ferreira disse:

1 - Taxas. NO BTG aparecem 3 tipos de taxas:

Taxa de gestão 0,00%

Taxa de administração 0,70%

Taxa de distribuição  R$ 0,00

Total 0,70%

Qual a diferença entre taxa de gestão e administração?  Essas palavras não são sinônimos? rs.  O Raul fala na aula que a taxa padrão de mercado é 2%, logo esse fundo em relação as taxas esta bem certo?  ou tem algum erro de entendimento meu?  Eu olhei nas regras do fundo e essa taxa é anual (como deveria) incide sobre o patrimônio LIQUIDO do fundo, ou seja, tirando despesas operacionais, isso é o padrão?

Bom dia @Ângelo Cossa Ferreira

Taxa de Administração

- A taxa é cobrada pela instituição financeira que administra o fundo;
- É a taxa que remunera todos os serviços prestados;
- O valor da taxa corresponde a um percentual do patrimônio do fundo, sendo representado em percentual ao ano (252 D.U), provisionado diariamente e descontado mensalmente;
- A Taxa de administração é cobrada, mesmo com variação negativa do fundo;
- O administrador deve divulgar a rentabilidade do fundo com a taxa de administração já descontada do valor da cota. Diz-se que a rentabilidade é líquida da taxa de administração;

Taxa de Performance

 - Somente pode ser cobrada caso a rentabilidade do fundo supere o benchmark (verificável e de forma independente) após o pagamento de todas as despesas para remunerar a boa performance da gestão;
- Sempre respeitando a linha d'água e apenas em casos de rentabilidade positiva;
- Cobrança deve ser no máximo semestral;
 

A taxa do gestor vem junto com a taxa de administração. Mas alguns fundos divulgam o valor em separado para o cotista

21 horas atrás, Ângelo Cossa Ferreira disse:

2 - Taxa de performance - 0%, fui no regulamento do fundo pra conferir se é isso mesmo e sim, esta na regulamentação:

   Artigo 15. O FUNDO não cobra taxa de performance..

E dai vem o título do tópico, se o fundo cobra uma taxa de administração muito abaixo do que o Raul falou q é o padrão e não tem taxa de performance, onde esta a pegadinha?

 Se não tiver pegadinha nenhuma  isso é um fundo relativamente bom certo? (nunca melhor q investir direto, eu sei, só pra questão de comparação entre fundos). Neste caso parabéns a Unicred, pois nenhum dos fundos da carteira q ela fez pra mim tem taxa de performance.

A taxa de performance seria um incentivo ao fundo performar acima de um benchmark especifico. Contudo, o grande problema é que muitos fundos colocam como benchmark indices muito basicos como o proprio CDI, o que não faria sentido ja que seria o minimo que o fundo deveria estar entregando.

21 horas atrás, Ângelo Cossa Ferreira disse:

3 - No fundo tem no título a palavra incentivado.

Vi que q a estratégia do fundo é investir em Debêntures incentivadas na área de infraestrutura. Ai veio uma dúvida, as debêntures serem incentivadas melhora o rendimento do F.I por não pagar IR, mas o Fundo em si é ou não é incentivado? 

A duvida veio pq na lamina mensal tem escrito:

Tributação: ISENTO DE IR para pessoa física

Mas no resumo do BTG esta: Tributação: Longo Prazo

Isso é um erro do BTG? Neste caso ao sacar pagarei IR sobre o valor ou não?

Sim, os fundos de debentures incentivadas são isentos de IR para pessoa fisica

21 horas atrás, Ângelo Cossa Ferreira disse:

4 - Ao resgatar eu tenho que esperar D + 30, mas o valor q eu vou receber é calculado na hora q eu peço, ou ele é calculado no dia q eu recebo? (ou seja, continua rendendo enquanto eu esperou ou não?)

O valor a ser resgatado sera calculado até a liquidação final em D+30, o que pode serr considerado uma vantagem ou não. Seria uma desvantagem caso algum ativo apresente default no periodo

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Qual CNPJ do fundo, para ter certeza que vamos olhar / falar da mesma coisa...

As vezes o fundo investe em outros fundos... e estes outros tem um monte de taxas... e você acaba não vendo por olhar somente no primeiro.

Seria esse ?  CNPJ 30.910.199/0001-56

99,50% estão investidos em cotas de outros fundos... fundos estes que podem tem outras taxas etc...

Precisa ir "cavocando" e vendo se tem mais taxas.

 

image.png.3b40e74e9b9aa5397a6e225b2a2d8d0f.png

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
16 minutes ago, Marcelo R disse:

Seria esse ?  CNPJ 30.910.199/0001-56

99,50% estão investidos em cotas de outros fundos... fundos estes que podem tem outras taxas etc...

Precisa ir "cavocando" e vendo se tem mais taxas.

 

image.png.3b40e74e9b9aa5397a6e225b2a2d8d0f.png

É este mesmo.

E fui olhar e isso esta de acordo com a estratégia definida em contrato

Capturadetela2024-08-21094406.png.0fae7abf49a418c4f358ff040fe7acaa.png

 

Não tinha percebido isso, muito obrigado pela informação.   Eu abri este post alguns minutos antes de assistir a aula 21 do módulo 4 sobre FI-Infra ela me ajudou bastante a entender, parece q a estratégia deste fundo é justamente investir em FI-Infra.

 

Valeu pelas respostas! 😁

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...