Jump to content
  • 0

Mercado secundário


Daniel Santos#4083

Pergunta

Fala pessoal, bom dia, blz ?

 

pode parecer uma pergunta boba, mas quero ter certeza. Nós titulos dos mercados secundários conseguimos encontrar ofertas top, eu por exemplo peguei hoje um título do original pagando juros de 15.5% a.a, porém era um título de 55 dias.  Então fiquei pensando:

Como esse rendimento é ao ano, e eu ficarei com ele apenas por 55 dias, como calculo meu rendimento ? 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 1

Bom dia 

Exatamente, se você ficar com ele por 55 dias terá o rendimento proporcional a esses dias.

Sendo 15,5% a.a você deveria converter a taxa anual em taxa diária. Ai então calcular quantos dias úteis tem desde a sua compra até o vencimento do título. Na sequência aplicar a taxa diária pelo número de dias úteis e chegaria na rentabilidade bruta do período (ainda precisaria descontar IR.   IOF não precisa pois passou dos 30 dias)

 

data compra: 21/08/2024

Vencimento: 15/10/2024

Prazo: 55 dias

Dias úteis: 40

Taxa anual: 15,5%

Taxa diária: 0,0567% (considerando 254 dias úteis no ano) (taxa diária = (1+Taxa anual)^(1/254)-1)

Rentabilidade bruta até vencimento= (1+0,0567%)^40 -1= 2,293%

Rentabilidade líquida até vencimento: =2,293*(1-22,5%)= 1,78%

 

OBS: Precisa sempre buscar informações sobre o banco para medir o risco. índice de basiléia e imobilização dele estão ok. Mas, está com prejuízo nos últimos 4 anos então entendo como mais arriscado. Eu não investiria, apesar que 55 dias é um prazo curto então menos mal. Fora que ficar investindo em títulos curtos o tempo todo vai corroer o poder dos juros compostos pois ficará pagando IR com mais frequência. Poderia investigar mais o banco também para entender a carteira de clientes, se está tendo inadimplência, dívidas....tudo a fim de entender a operação e o risco que ela oferece de não te pagar (claro que tem FGC, mas tem que balancear o risco e dormir tranquilo)

image.png.e3db09b9c5109d55a9c0c44e69f26490.png

 

 

Amigos, fiquem a vontade para complementar e me corrigir se necessário.

 

 

  • Aí cê deu aula... 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
3 horas atrás, Daniel Santos#4083 disse:

Fala pessoal, bom dia, blz ?

 

pode parecer uma pergunta boba, mas quero ter certeza. Nós titulos dos mercados secundários conseguimos encontrar ofertas top, eu por exemplo peguei hoje um título do original pagando juros de 15.5% a.a, porém era um título de 55 dias.  Então fiquei pensando:

Como esse rendimento é ao ano, e eu ficarei com ele apenas por 55 dias, como calculo meu rendimento ? 

@Daniel Santos#4083 o cálculo é como o @Conrado Game Saldeira colocou, porém com uma ajuste. O mercado usa 252 dias úteis para converter taxa diária em anual e anual em diária. E para o mensal, são usados 22 dias úteis.

 

  • Brabo 2
  • Me ajudou 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Obrigado pelo ajuste @Flavio Prado. Vai acabar resultando em um pouco mais de rendimento na realidade então. 1,79% líquido.

Aproveitando o comentário para uma dúvida, esses 252 dias para ano e 22 para mensal são padrão fixo sempre? Pergunto pois os dias úteis variam conforme ano bissexto, feriados, etc. Se for fixo seria calculado a taxa diária, com o 252 por exemplo, e aplicada para todos os dias úteis no período? mesmo que por acaso desse mais dias úteis, portanto mais rendimento? 

 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...