Jump to content
  • 0

Debenture - Triple Play


Alexandre Cardoso

Pergunta

Fiz um investimento em uma debenture da Triple Play Brasil Participações com taxa de 16,21% aa, são isentas de imposto.

Mas nos primeiros dias os rendimentos são negativos, isso é normal mesmo? 

As rendas fixas pré podem variar entre os meses e no final vou ter a taxa contratada no final do ano ou no final do prazo contratado.

O vencimento é para Maio/2030, pelo meu entendimento o valor final vai render 246% garantido.

é isso mesmo?

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

7 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
5 minutes ago, Alexandre Cardoso disse:

Fiz um investimento em uma debenture da Triple Play Brasil Participações com taxa de 16,21% aa, são isentas de imposto.

Mas nos primeiros dias os rendimentos são negativos, isso é normal mesmo? 

As rendas fixas pré podem variar entre os meses e no final vou ter a taxa contratada no final do ano ou no final do prazo contratado.

O vencimento é para Maio/2030, pelo meu entendimento o valor final vai render 246% garantido.

é isso mesmo?

@Alexandre Cardoso na Renda Fixa temos dois preços de um título. O "PREÇO REAL" que é o preço do título que está sendo negociado naquele momento no mercado, ou seja, seria o preço que você pagaria se fosse aportar no título. E temos o "PREÇO TEÓRICO" que é o preço do título que você comprou corrigido pela rentabilidade contratada no dia da compra.

Antigamente na Renda Fixa somente no Tesouro Direto é que conseguíamos ver o preço real e o preço teórico, e os demais títulos víamos somente o preço teórico. Houve uma mudança e as Corretoras são obrigadas a disponibilizar o preço real de todos os títulos de Renda Fixa. Provavelmente este valor é o valor do título que você comprou sendo negociado no mercado.

Levando até o vencimento, você receberá exatamente a taxa contratada no dia do aporte, que no caso será 16,21%aa.

Espero ter ajudado.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
3 horas atrás, Alexandre Cardoso disse:

está me confundindo uma outra questão.

os CDBs pelo que entendi não podem ser vendidos antecipados, mas eles tem um preço de mercado, esse é o preço que pode ser executado na venda antecipada?

Afinal pode ou não antecipar CDB?

Boa tarde, Alexandre!

Até existe a possibilidade de se antecipar um título de renda fixa mas é um processo burocrático pois para a venda ser feita o título deverá ser colocado a venda no mercado secundário.

Em resumo você deve informar a sua corretora que pretende vender o título,  corretora por sua vez vai avaliar se existe liquidez para seu título e se houver ela vai colocar a venda. Neste caso eles optam por colocar a venda baseando-se no preço teórico como falado pelo @Flavio Prado. E ainda é cobrado um spread o que pode consumir sua rentabilidade e até mesmo gerar perda de valor investido a depender de quando se opta por vender o título.

Isso fará com que o título entre a venda no mercado secundário e aqui existe um último ponto que é outro investidor se interessar e comprar o título.

 

Espero que tenha ficado claro!

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 22/08/2024 at 09:19, Alexandre Cardoso disse:

Fiz um investimento em uma debenture da Triple Play Brasil Participações com taxa de 16,21% aa, são isentas de imposto.

Mas nos primeiros dias os rendimentos são negativos, isso é normal mesmo? 

As rendas fixas pré podem variar entre os meses e no final vou ter a taxa contratada no final do ano ou no final do prazo contratado.

O vencimento é para Maio/2030, pelo meu entendimento o valor final vai render 246% garantido.

é isso mesmo?

Garantido talvez seja uma palavra forte....

Debênture é dívida que a empresa emite, em geral pra se capitalizar/alavancar pra novas frentes do negócio, expansão, etc. Às vezes até pra fazer rolagem de uma outra dívida.

Debêntures tem o risco da empresa não honrar com o pagamento, quebrar... e não são cobertas pelo FGC. Então tem risco: o risco da empresa.

A meu conhecimento sobre Triple play se resume ao setor, que é telecom (atua em banda larga, se não me engano). Então não sei avaliar o tamanho desse risco. Mas ao investir em debênture, esse é o principal fator a se estudar. Cuidado pra não cair no canto da sereia dessas taxas incríveis a prazos muito longos.

Quis trazer só esses detalhes pq a tal palavrinha em negrito me chamou a atenção. Não é o mesmo que meter a  grana num CDB, fica de olho!

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
10 horas atrás, Rogério Heleno disse:

Boa noite , fiz um investimento em uma debenture ipca+9 no valor de 5.290 a tres meses recbi 206 e agora esta com 4950 , a conta nao fecha por causa dessa variacao no valos do titulo ? desde ja agradeco

Bom dia @Rogério Heleno; Teria que avaliar se no montante pago não foi pago nada de amortização. Caso não tenha sido pago o valor apresentado é devido a marcação a mercado, a qual as corretoras tem a obrigação de mostrar o valor diariamente

  • Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
12 horas atrás, Rogério Heleno disse:

Boa noite , fiz um investimento em uma debenture ipca+9 no valor de 5.290 a tres meses recbi 206 e agora esta com 4950 , a conta nao fecha por causa dessa variacao no valos do titulo ? desde ja agradeco

Bom dia, Rogério!

Apenas complementando o amigo @Adriano Umemura. Você pode consultar a emissão dessa debênture se ela possui amortização. Isso as vezes causa um pouco de confusão pois amortização é diferente dos cupons de juros.

Cupons de juros: são o pagamento dos juros acumulados ao investidor;

Amortização: é a devolução de parte do valor investido. Por exemplo: no geral quando investimos em renda fixa, recebemos no vencimento o montante aplicado + juros rendidos no período até o vencimento. Na amortização, o valor aplicado inicialmente vai voltando gradativamente ao investidor.

Essas informações são contidas como comentei no documento de emissão da debênture.

 

Espero que agregue ao tema!

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...