Jump to content
  • 0

Ressarcimento pelo FGC


Luis Turetta

Pergunta

Bom dia

Devido à algumas diferenças entre os mesmos tipos de investimento no Banco do Brasil e na corretora BTG estou com dúvida em relação ao ressarcimento dos 250k garantido pelo FGC. Considerando os 2 casos abaixo:

Saldo na corretora BTG:

1. Conta corrente = 10k

2. CDB Banco BTG = 200K

3. LCA Banco BTG = 200K

4. LCA Banco ABC = 50k

5. CDB Banco ABC = 50k

6. Tesouro (variados) = 90k

Soma = R$ 600k nesta corretora.

 

Saldo no Banco do Brasil:

1. Conta corrente = 10k

2. CDBs e LCA´s diversos = 200k

3. Fundos de investimento diversos = 200k

4. Poupança = 190k

Soma = R$ 600k neste banco.

 

Dúvidas considerando sempre o limite de 250k por instituição:

- Se o BTG quebra  os itens 4, 5 e 6 estariam em poder da CBLC e portanto seria somente solicitar a transferência para outra instituição? Enquanto que os itens 1, 2 e 3 seriam cobertos pelo FGC, e haveria uma perda de 160k (Total de 410k dos itens 1,2e3 - 250k do FGC). Correto ?

- Se o Banco do Brasil quebra todos os itens seriam cobertos pelo FGC (visto que os produtos CDB e LCA não mencionam nome da instituição eu deduzi que são do próprio banco, estou certo??), e haveria uma perda de 350k (Total de 600k - 250k do FGC). Correto ?

- Como o Banco do Brasil não oferece opções de renda fixa de outras instituições, a única opção em renda fixa para garantir o que ultrapassar os 250k seria investir no Tesouro ? (estou desconsiderando investimentos em cris, cras, debentures e renda variável).

 

Obrigado.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

8 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
6 minutes ago, Luis Turetta disse:

- Se o BTG quebra  os itens 4, 5 e 6 estariam em poder da CBLC e portanto seria somente solicitar a transferência para outra instituição?

@Luis Turetta correto. Basta transferir para outra Corretora.

6 minutes ago, Luis Turetta disse:

Enquanto que os itens 1, 2 e 3 seriam cobertos pelo FGC, e haveria uma perda de 160k (Total de 410k dos itens 1,2e3 - 250k do FGC). Correto ?

Parcialmente correto. O saldo em conta de Corretora não tem cobertura do FGC, a não ser que a Corretora tenha algum tipo de investimento do saldo em algum tipo de RDB, aí terá cobertura. No entanto neste seu exemplo, você tem R$400mil (ou R$410mil), então vai receber R$250mil e perderá o restante.

10 minutes ago, Luis Turetta disse:

- Se o Banco do Brasil quebra todos os itens seriam cobertos pelo FGC (visto que os produtos CDB e LCA não mencionam nome da instituição eu deduzi que são do próprio banco, estou certo??), e haveria uma perda de 350k (Total de 600k - 250k do FGC). Correto ?

Se o Banco do Brasil quebrar, o país Brasil quebrou rsrsrs mas se acontecer, o FGC não terá dinheiro para pagar todos. O caixa do FGC consegue garantir banco pequeno/médio. Se Bradesco, Itaú, Santander etc quebrar, não tem FGC para cobrir.

12 minutes ago, Luis Turetta disse:

- Como o Banco do Brasil não oferece opções de renda fixa de outras instituições, a única opção em renda fixa para garantir o que ultrapassar os 250k seria investir no Tesouro ? (estou desconsiderando investimentos em cris, cras, debentures e renda variável).

Não conheço os títulos oferecidos pelo BB, então não saberia afirmar se realmente não são de outros Emissores. Possivelmente eles não oferecem títulos de terceiros.

 

Espero ter ajudado.

  • Brabo 3
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

E um plano de previdencia privada, caso o banco quebrar esse produto também é garantido pelo FGC ?

Nesta hipótese, na eventual quebra do banco Bradesco todo o dinheiro existente num plano PGBL neste banco estaria completamente perdido, tendo em vista que FGC não conseguiria cobrir nada por se tratar de um banco enorme ?? É isso mesmo ? 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
4 horas atrás, Luis Turetta disse:

Então para investir em renda fixa bem segura, após o limite de 250k, seria uma ótima opção o Tesouro, correto ? (para quem não quer aventurar em opções mais arriscadas) ?

E obrigado por avisar que o FGC não tem capital para bancar uma quebra de "bancão". Achei que tinha....

Olá Luís,

Eu acredito que faça sentido você investir no Tesouro, pois como falou é menos arriscado. Lembrando que o Tesouro Direto tem um limite de R$ 1 milhão por mês em valores passíveis de serem investidos.

Vale lembrar que no curso o Raul indica que após o limite do FGC é interessante investir em CRIs e CRAs. Como o FGC já não garantiria nada, valeria a pena para o investidor porque de certa forma todos os títulos de renda fixa (à exceção do Tesouro) meio que se equivaleriam - mas precisariam obrigatoriamente pagar mais do que o TD, CDBs, LCIs e LCAs, já que o nível de risco é maior.

Espero ter ajudado!

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
7 horas atrás, Mikhail Koslowski disse:

Previdência é fundo, e fundo não tem FGC.

Este é o caso de um parente já idoso que vive do PGBL utilizando-se de saques trimestrais, com um montante bem considerável, mas concentrado em apenas um plano PGBL do Bradesco Prime.

Já tentei convencê-la em fazer portabilidade parcial para vários bancos ou no mínimo dividir o valor entre diversos PGBLs do Bradesco mesmo, mas creio que meus argumentos até então não foram suficientes. Quem sabe em breve eu consiga convencê-la a fazer alguma mudança de acordo com o nível de conhecimento que estou adquirindo.

Talvez seja a melhor alternativa para ela que acredita que o plano de previdência é o investimento mais seguro do país seja a portabilidade parcial em outros planos PGBL dentro do Bradesco e/ou em outras instituições. Se tiver alguma dica eu agradeço!

Obrigado!

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
29 minutes ago, Luis Turetta disse:

O limite para investir no tesouro é de 1 milhão/mês, é isso ? Ou seja, é o valor máximo que posso aportar mensalmente ?

 

Sim, é o limite de valor mensal a ser aportado independente de qual título está sendo aportado (prefixado, IPCA+ ou Selic).

A pessoa pode ter 15 milhões (ou mais pois neste quesito não limites) aportados no tesouro mas neste exemplo levará 15 meses para acumular este valor.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...