Jump to content
  • 0

Tag Along


Guilherme Valente

Pergunta

Gente, ativos sem tag along devem ser eliminadas? 
Acredito ter boas empresas na carteira como Cmig (sem tag along), Ferbasa (sem tag along) e Itaúsa (80% de tag along). Mas por conta disso deveria me desfazer delas?

Existe um real risco e se tem histórico de muitas empresas serem vendidas e os acionistas serem prejudicados por não ter tag along?

desde já agradeço!

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

11 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 1
On 22/08/2024 at 15:23, Guilherme Valente disse:

Gente, ativos sem tag along devem ser eliminadas? 
Acredito ter boas empresas na carteira como Cmig (sem tag along), Ferbasa (sem tag along) e Itaúsa (80% de tag along). Mas por conta disso deveria me desfazer delas?

Existe um real risco e se tem histórico de muitas empresas serem vendidas e os acionistas serem prejudicados por não ter tag along?

desde já agradeço!

Oi @Guilherme Valente,

Concordo com tudo que os colegas falaram, eu tinha Ferbasa e gostava muito, mas vendi por não ter tag along.  Sobre a Cemig, CMIG3 tem tag along de 80%, a CMIG4 realmente não tem.  Eu invisto na CMIG3.  Fesa3 também tem tag along de 80%, mas é quase impossível de comprar pois tem baixíssima liquidez.

Eu tinha Fertilizantes Heringer FHER3 - que tinha tag along - e ela foi vendida à Eurochem (acho que era esse o nome do comprador).  Quem vendeu com tag along recebeu 15,00 (aprox) por ação.  Quem nao vendeu, está vendo o papeis sendo negociados na casa de 4 reais.  Sem tag along, você não tem garantia que seu investimento tenha algum valor, em caso de venda do controle da empresa.

image.png.7d892edec7674cf6a890fb5ed2e727d9.png

  • Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Bom dia pessoal, eu tinha empresas sem tag along antes do curso, como trpl4, por exemplo, depois de entender melhor, observei que não faz sentido manter empresas sem tag along em carteira visando o longo prazo, por melhor que seja uma trpl4 por exemplo, essa especificamente troquei por trpl3, porém ela não é tão liquida, então tenho uma meta até X ações, por exemplo, sobre tag along 80% eu acho aceitável, essas eu não excluo não. 

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
33 minutes ago, Douglas Haverot disse:

Bom dia pessoal, eu tinha empresas sem tag along antes do curso, como trpl4, por exemplo, depois de entender melhor, observei que não faz sentido manter empresas sem tag along em carteira visando o longo prazo, por melhor que seja uma trpl4 por exemplo, essa especificamente troquei por trpl3, porém ela não é tão liquida, então tenho uma meta até X ações, por exemplo, sobre tag along 80% eu acho aceitável, essas eu não excluo não. 

Amigo, também tive TRPL4 na carteira antes do cvrso e me desfiz da mesma trocando por outras elétricas. Dado umas contas que fiz e de acordo com meus objetivos, nem mesmo os papeis ordinários da empresa fizeram sentido devido a liquidez.

Mas realmente foi com um pouco de dor pois a empresa é ótima no quesito números e resultados.

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

é um risco, mas diante dos risco da renda variavel esse é apenas mais um, quando acontece esse troca de controlador não siginifica que somos obrigado a vender, e dependendo do novo controlador pode ser até melhor, e tambem não siginifica que não possa a ter o tag along no futuro, o mercado tende a precificar tudo inclusive a falta de tag along. 

a Louise barsi investe em empresas sem tag along e ressalta que a maioria das empresa que teve problema era do novo mercado. 

tambem não achei nenhum caso de investidores que se deram mau com ações sem tag along. 

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 horas atrás, Leandro Ferreira Leite disse:

é um risco, mas diante dos risco da renda variavel esse é apenas mais um, quando acontece esse troca de controlador não siginifica que somos obrigado a vender, e dependendo do novo controlador pode ser até melhor, e tambem não siginifica que não possa a ter o tag along no futuro, o mercado tende a precificar tudo inclusive a falta de tag along. 

a Louise barsi investe em empresas sem tag along e ressalta que a maioria das empresa que teve problema era do novo mercado. 

tambem não achei nenhum caso de investidores que se deram mau com ações sem tag along. 

Os casos existem, o Raul chegou a falar em uma live. Se não me engano envolveu a USIMINAS, algum colega do fórum talvez possa me corrigir.

Mas de fato são poucos, e os últimos grandes escândalos que fez investidores se lascar, de fato, foram de empresas com TAG ALONG 100% e (até então) Novo Mercado.

O importante é conhecer o risco e estar de fato consciente dele....

No caso da Transmissão Paulista por exemplo...vejo uma possibilidade mínima dela mudar de controladora. E se essa possibilidade mínima se concretizar, a possibilidade disso ser ruim eu também acho mínima....Porque quem comprou, foi pra lucrar com um dos segmentos mais perenes do Mercado, visando ou continuar o bom trabalho ou até mesmo aperfeiçoa-lo. E como é uma empresa que eu não planejo vender nunca (só se perder os fundamentos)....No frigir dos ovos, pra mim faz sentido.

Isso lembra um pouco o caso dos MONO ATIVOS de FIIs. Por regra, se evita, mas podem haver exceções de acordo com as características do negócio.

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
14 horas atrás, Nelson Pimentel Carriati disse:

podem haver exceções de acordo com as características do negócio.

Concordo... 

Mas eu vou lá e invisto 1% nelas (empresas sem tag along - FIIs monoinquilino) e considero o dinheiro perdido rsrsrs.

Mas claro, depende da aversão ao risco de cada um. Eu me considero com um perfil razoavelmdente arrojado, pero no mucho kkkkk

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...