Jump to content
  • 0

Ajuda na analise de empresa para Debênture


Ângelo Cossa Ferreira

Pergunta

Bom agora q finalmente terminei os módulos, estou começando a analisar os investimentos pra fixar o conhecimento e depois fazer os aportes. Comecei por renda fixa, olhei o debênture q tá pagando mais na data de hoje (22/08/2024) e fui atrás da empresa q esta oferecendo.

é a LIGGA TELECOMUNICACOES S.A. - CPTM15. Tá pagando IPCA + 11,39% com vencimento em 2030.

Bom, fui procurar a empresa e ela não é aberta na Bolsa, na aula se fala q não se deve continuar neste caso, MAAASSS, tem um portal para o investidor. e divulga balanços lá. Ao olhar os comunicados ao investidor e principalmente os balanços surgiram Váaaaaaaaarias duvidas rs, vou colocar as principais aqui.

 

1 - Quão confiável são essas informações?  A principio eles podem informar qq coisa certo?  e as empresas abertas na bolsa? tb? tem algum tipo de fiscalização relativo ao Balanço que elas divulgam?

2 - eles tem o registro de companhia aberta na categoria B da CVM, o que significa q eles podem emitir essas debêntures, isso implica q existe algum tipo de fiscalização relativo a esses números divulgados?

3 - Assumindo que as informações divulgadas são verdadeiras, todas as informações q eles divulgam são divididas entre Controladora e Consolidado, o q é isso?  qual q devo considerar?

4 - Na explicação do balanço eles fazem tudo parecer uma maravilha, mas analisando os números notei algumas coisas:

      - Eles tem lucros operacionais, mas quando junta o q eles pagam nas dividas eles tem prejuízo

      - Eles não tem o indicador divida liquida, então peguei a divida bruta, olhei o ativo circulante (considerei apenas dinheiro em caixa, investimentos e contas a receber de clientes supondo inadimplência 0) e cheguei ao numero de 564.369.000 R$ isso é 50 vezes o lucro operacional deles em teoria um numero ruim.

       - Ai fui olhar o patrimônio, e eles tem um patrimônio maior q a divida (desconsiderando o intangível), o que significa q em caso de default eles em teoria teriam como pagar os seus credores certo?

      - Mas depois pensei q muito desse patrimônio deve considerar base instalada de fibra óptica, aparelhos em casa de clientes (modens,APs,etc) ou seja, coisas q não tem muito valor pois não dá pra revender pra quitar divida.

   - Muito dessa divida financeira eles justificam que foi na aquisição de 2 concorrentes (Nova Fibra e Horizons) o que significa q a empresa esta em expansão e não indo pro buraco (em teoria) o que é bom

5 - O balanço/notas explicativas tem muita coisa, tentei resumir no que achei pertinente pra saber se a empresa vai ter capacidade de pagar a divida, tem algo a mais q eu deveria sempre considerar q eu deixei passar?

6 - E por ultimo, eu sei q não se pode dar conselho de investimento, mas vc q resolver ler e responder esse tópico acha q essa empresa é uma boa pagadora?  o risco de dar calote é muito alto, levando em consideração essas informações q colhemos da empresa?

 

Editado por Ângelo Cossa Ferreira
Link para compartilhar
Share on other sites

2 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 2
2 horas atrás, Ângelo Cossa Ferreira disse:

1 - Quão confiável são essas informações?  A principio eles podem informar qq coisa certo?  e as empresas abertas na bolsa? tb? tem algum tipo de fiscalização relativo ao Balanço que elas divulgam?

Boa noite @Ângelo Cossa Ferreira. Existem regras contabeis padrão, mas temos que ter em mente de que não são demonstrativos financeiros auditados e nem regulamentados pela CVM, o que acontece com empresas negociadas na bolsa

2 horas atrás, Ângelo Cossa Ferreira disse:

2 - eles tem o registro de companhia aberta na categoria B da CVM, o que significa q eles podem emitir essas debêntures, isso implica q existe algum tipo de fiscalização relativo a esses números divulgados?

A fiscalização acontece em relação a debenture em si, mas não em relação aos resultados apresentados pela empresa

Por exemplo, toda debenture precisa ter um agente fiduciario que tem a função de proteger o interesse dos debenturistas exercendo uma fiscalização, verificando se as condições estabelecidas na escritura da debênture estão sendo cumpridas. Entende-se por relação fiduciária a confiança e lealdade estabelecidas entre a instituição participante (administradora, gestora, custodiante, etc) e os cotistas. 

2 horas atrás, Ângelo Cossa Ferreira disse:

3 - Assumindo que as informações divulgadas são verdadeiras, todas as informações q eles divulgam são divididas entre Controladora e Consolidado, o q é isso?  qual q devo considerar?

Considere sempre o consolidado que engloba os resultados da controladora e  suas subsidiarias, integrando ativos, passivos, receitas e despesas de todas as empresas do grupo, como se fossem uma única entidade econômica. Nas empresas abertas em bolsa da mesma forma, a maioria ira apresentar os 2 tipos de demonstrativos, sendo utilizado na analise o consolidado

2 horas atrás, Ângelo Cossa Ferreira disse:

- Eles tem lucros operacionais, mas quando junta o q eles pagam nas dividas eles tem prejuízo

      - Eles não tem o indicador divida liquida, então peguei a divida bruta, olhei o ativo circulante (considerei apenas dinheiro em caixa, investimentos e contas a receber de clientes supondo inadimplência 0) e cheguei ao numero de 564.369.000 R$ isso é 50 vezes o lucro operacional deles em teoria um numero ruim.

Ja analisei esta empresa a algum tempo atras aqui na comunidade, e seria isso mesmo. Apesar de ter lucro operacional a empresa é deficitaria no lucro liquido, ou seja ela esta bem alavancada, e consequentemente precisa oferecer uma taxa de premio maior ja que o risco de se emprestar dinheiro para ela é maior

2 horas atrás, Ângelo Cossa Ferreira disse:

- Eles não tem o indicador divida liquida, então peguei a divida bruta, olhei o ativo circulante (considerei apenas dinheiro em caixa, investimentos e contas a receber de clientes supondo inadimplência 0) e cheguei ao numero de 564.369.000 R$ isso é 50 vezes o lucro operacional deles em teoria um numero ruim.

Teria que ver qual o valor da depreciação e amortização, somar ao lucro operacional e refazer esta calculo. Mas provavelmente ira mostrar uma alavancagem grande

2 horas atrás, Ângelo Cossa Ferreira disse:

- Ai fui olhar o patrimônio, e eles tem um patrimônio maior q a divida (desconsiderando o intangível), o que significa q em caso de default eles em teoria teriam como pagar os seus credores certo?

O patrimonio somente sera utilizado para arcar com a divida se a empresa declarar falencia, e mesmo assim teria uma sequencia de pagamentos antes de chegar no credor. Contudo algumas debentures possuem ativos especificos como garantias que podem minimizar o prejuizo em caso de default.

2 horas atrás, Ângelo Cossa Ferreira disse:

6 - E por ultimo, eu sei q não se pode dar conselho de investimento, mas vc q resolver ler e responder esse tópico acha q essa empresa é uma boa pagadora?  o risco de dar calote é muito alto, levando em consideração essas informações q colhemos da empresa?

Nenhuma empresa ira pagar juros altos se ela tiver acesso a credito. Se esta pagando juros altos é porque precisa disso para atrair o credito que compense o risco de emprestar dinheiro para ela.

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
8 horas atrás, Ângelo Cossa Ferreira disse:

6 - E por ultimo, eu sei q não se pode dar conselho de investimento, mas vc q resolver ler e responder esse tópico acha q essa empresa é uma boa pagadora?  o risco de dar calote é muito alto, levando em consideração essas informações q colhemos da empresa?

Olá Ângelo,

Só pra reforçar o que o Adriano já falou.

Você entra na plataforma e vê CDBs com IPCA + 6,5% ou 7% em média (tem um ou outro com 8%, até 9,4%, mas geralmente são aqueles que estão pra vencer em poucos dias, então nem vou considerar). E estes CDBs com prazo de vencimento de 2-3 anos.

Você vê LCAs com IPCA + 4,5% ou 5%, com vencimento em alguns meses, ou 1-2 anos.

Aí você entra no site do Tesouro e vê IPCA + 6,25% (foi o valor de ontem). Tudo bem, com vencimento em 2029 - mas lembrando que você pode sair antes se assim quiser e quem te garante é o governo.

E de repente vê essa com IPCA + 11,39%. E com vencimento em seis anos. De uma empresa a respeito da qual obter informações é um calvário.

“Quando a esmola é demais, o santo desconfia”. O que leva uma empresa a oferecer um rendimento que é quase o dobro do que é pago pelo governo e por bancos em geral?

Não é recomendação de compra ou de não-compra, claro, mas apenas para você refletir se vale a pena ficar “preso” por seis anos em um investimento deste tipo. Eu não ficaria, a não ser que fosse pra colocar o dinheiro da pinga, não do leite rsrsrs.

Espero ter ajudado e qualquer coisa chama!

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...