Jump to content
  • 0

Ajuda na analise de empresa para Debênture


Ângelo Cossa Ferreira

Pergunta

Bom agora q finalmente terminei os módulos, estou começando a analisar os investimentos pra fixar o conhecimento e depois fazer os aportes. Comecei por renda fixa, olhei o debênture q tá pagando mais na data de hoje (22/08/2024) e fui atrás da empresa q esta oferecendo.

é a LIGGA TELECOMUNICACOES S.A. - CPTM15. Tá pagando IPCA + 11,39% com vencimento em 2030.

Bom, fui procurar a empresa e ela não é aberta na Bolsa, na aula se fala q não se deve continuar neste caso, MAAASSS, tem um portal para o investidor. e divulga balanços lá. Ao olhar os comunicados ao investidor e principalmente os balanços surgiram Váaaaaaaaarias duvidas rs, vou colocar as principais aqui.

 

1 - Quão confiável são essas informações?  A principio eles podem informar qq coisa certo?  e as empresas abertas na bolsa? tb? tem algum tipo de fiscalização relativo ao Balanço que elas divulgam?

2 - eles tem o registro de companhia aberta na categoria B da CVM, o que significa q eles podem emitir essas debêntures, isso implica q existe algum tipo de fiscalização relativo a esses números divulgados?

3 - Assumindo que as informações divulgadas são verdadeiras, todas as informações q eles divulgam são divididas entre Controladora e Consolidado, o q é isso?  qual q devo considerar?

4 - Na explicação do balanço eles fazem tudo parecer uma maravilha, mas analisando os números notei algumas coisas:

      - Eles tem lucros operacionais, mas quando junta o q eles pagam nas dividas eles tem prejuízo

      - Eles não tem o indicador divida liquida, então peguei a divida bruta, olhei o ativo circulante (considerei apenas dinheiro em caixa, investimentos e contas a receber de clientes supondo inadimplência 0) e cheguei ao numero de 564.369.000 R$ isso é 50 vezes o lucro operacional deles em teoria um numero ruim.