Vi em alguns tópicos pessoas falando sobre evitar ter mais de uma empresa de um mesmo segmento. Gostaria de saber um pouco mais sobre as implicações de ter muitas empresas do mesmo setor, e o quanto isso pode ou não prejudicar a carteira.
Eu por exemplo, tenho apenas 5 setores que nos estudos individuais que eu fazia, vi que eram os mais perenes (banco, energia, seguro, saneamento e telefonia), e por me sentir confortável com eles, comecei por aí, mas acabei não aumentando a quantidade de setores, só aumentei a quantidade de empresas, até chegar em 17 tickers diferentes na carteira de ações. Então tem muita ação de um mesmo setor (de banco são 6). Até então não tenho tido prejuízo (espero que continue assim rsrs), mas ficou essa sobreposição toda.
Já ligando uma coisa com a outra, caso eu queira diminuir essa sobreposição, seria mais viável só congelar ou daria certo vender com lucro e aportar nas que ficarem?
Pergunta
Silas Santos
Vi em alguns tópicos pessoas falando sobre evitar ter mais de uma empresa de um mesmo segmento. Gostaria de saber um pouco mais sobre as implicações de ter muitas empresas do mesmo setor, e o quanto isso pode ou não prejudicar a carteira.
Eu por exemplo, tenho apenas 5 setores que nos estudos individuais que eu fazia, vi que eram os mais perenes (banco, energia, seguro, saneamento e telefonia), e por me sentir confortável com eles, comecei por aí, mas acabei não aumentando a quantidade de setores, só aumentei a quantidade de empresas, até chegar em 17 tickers diferentes na carteira de ações. Então tem muita ação de um mesmo setor (de banco são 6). Até então não tenho tido prejuízo (espero que continue assim rsrs), mas ficou essa sobreposição toda.
Já ligando uma coisa com a outra, caso eu queira diminuir essa sobreposição, seria mais viável só congelar ou daria certo vender com lucro e aportar nas que ficarem?
Link para compartilhar
Top Posters For This Question
3
2
2
1
DIAS POPULARES
26/Ago
8
27/Ago
1
Top Posters For This Question
Silas Santos 3 posts
Adriano Umemura 2 posts
Edison Paulini 2 posts
Ângelo Cossa Ferreira 1 post
DIAS POPULARES
26/Ago 2024
8 posts
27/Ago 2024
1 post
Os mais famosos desse tópico
Edison Paulini
Bom dia, Silas! Complementando a resposta do amigo @Ângelo Cossa Ferreira. Quando temos muita correlação setorial estamos sujeitos aos riscos sistemáticos que seriam riscos que envolvem o s
Ângelo Cossa Ferreira
O problema é a correlação, a ideia é q se um setor vai mal, todas as empresas daquele setor vão tb, e vc perde dinheiro. Além das empresas concorrerem entre si, o ideal é ter varias ações descorrelaci
Edison Paulini
Na minha opinião não há mal nenhum. Até compartilho com você que tenho alguns setores com duas empresas. Esse seria o outro lado da moeda que chamamos de risco não sistemáticos que seriam os risc
8 respostas para essa pergunta
Recommended Posts