Jump to content
  • 0

Várias ações do mesmo setor


Silas Santos

Pergunta

Vi em alguns tópicos pessoas falando sobre evitar ter mais de uma empresa de um mesmo segmento. Gostaria de saber um pouco mais sobre as implicações de ter muitas empresas do mesmo setor, e o quanto isso pode ou não prejudicar a carteira.

Eu por exemplo, tenho apenas 5 setores que nos estudos individuais que eu fazia, vi que eram os mais perenes (banco, energia, seguro, saneamento e telefonia), e por me sentir confortável com eles, comecei por aí, mas acabei não aumentando a quantidade de setores, só aumentei a quantidade de empresas, até chegar em 17 tickers diferentes na carteira de ações. Então tem muita ação de um mesmo setor (de banco são 6). Até então não tenho tido prejuízo (espero que continue assim rsrs), mas ficou essa sobreposição toda.

Já ligando uma coisa com a outra, caso eu queira diminuir essa sobreposição, seria mais viável só congelar ou daria certo vender com lucro e aportar nas que ficarem?

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

8 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 1
41 minutes ago, Silas Santos disse:

@Cézar Busato e demais colegas, justamente esse outro lado que eu ia também questionar, se também não é um risco estar muito alocado em uma única empresa de um setor X. Balancear entre duas ou três faria mal ou daria um bom equilíbrio?

Na minha opinião não há mal nenhum. Até compartilho com você que tenho alguns setores com duas empresas.

Esse seria o outro lado da moeda que chamamos de risco não sistemáticos que seriam os riscos que envolvem a empresa em si e não necessariamente o setor.

Imagine uma situação hipotética.

A empresa X e do setor de energia e pra na transmissão. A empresa Y também é do setor de energia porém opera com distribuição. A empresa Y entra em uma alavancagem porém pouco tempo depois o índice de inadimplente dos consumidores aumentam. A empresa Y vai oscilar e a X vai permanecer tranquila.

Como comentei lá em cima, cada tipo de estratégia quando falamos de diversificação possui seus ônus e bônus.

Diversificar entre empresas do mesmo setor aumenta o risco sistemático mas diminui o não sistemático.

 

Espero que ajude a refletir!

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 1

O problema é a correlação, a ideia é q se um setor vai mal, todas as empresas daquele setor vão tb, e vc perde dinheiro. Além das empresas concorrerem entre si, o ideal é ter varias ações descorrelacionadas (que uma não influa na outra) de forma q se um setor for mal, vc tem esta protegido pelos outros q vão bem. E num setor vc avaliar qual a melhor empresa e investir nela. Pelo menos foi isso q eu entendi das aulas hehehehe

O pessoal mais expert no assunto provavelmente vem te dar uma resposta mais completa daqui a pouco :)

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 1
33 minutes ago, Silas Santos disse:

Vi em alguns tópicos pessoas falando sobre evitar ter mais de uma empresa de um mesmo segmento. Gostaria de saber um pouco mais sobre as implicações de ter muitas empresas do mesmo setor, e o quanto isso pode ou não prejudicar a carteira.

Eu por exemplo, tenho apenas 5 setores que nos estudos individuais que eu fazia, vi que eram os mais perenes (banco, energia, seguro, saneamento e telefonia), e por me sentir confortável com eles, comecei por aí, mas acabei não aumentando a quantidade de setores, só aumentei a quantidade de empresas, até chegar em 17 tickers diferentes na carteira de ações. Então tem muita ação de um mesmo setor (de banco são 6). Até então não tenho tido prejuízo (espero que continue assim rsrs), mas ficou essa sobreposição toda.

Já ligando uma coisa com a outra, caso eu queira diminuir essa sobreposição, seria mais viável só congelar ou daria certo vender com lucro e aportar nas que ficarem?

Bom dia, Silas!

Complementando a resposta do amigo @Ângelo Cossa Ferreira

Quando temos muita correlação setorial estamos sujeitos aos riscos sistemáticos que seriam riscos que envolvem o setor. Por exemplo: imagine uma crise hídrica a nível nacional. Todas as empresas do setor de saneamento vão sofrer bem como algumas geradoras de energia. Um cenário onde a taxa de inadimplência da população se eleva. Os bancos vão sangrar também por falta de injeção de dinheiro.

E quando temos mais de uma empresa de um mesmo setor, nossa exposição naquele setor consequentemente aumenta. Dado isso, em um risco sistemático nossa carteira vai oscilar mais.

Porém, saiba que não existe certo ou errado em se ter mais empresas de um mesmo setor na carteira. O que é importante saber é o que pode acontecer quando temos essas correlações.

 

Lembre-se que o congelamento de empresas na carteira é interessante sempre ser a primeira alternativa. Isso deixa nossa estratégia do buy and hold mais fidedigna e também não acarretaria em mais trabalho na hora de declarar o IR, pagar imposto sobre lucros realizados, enfim, uma série de detalhes que podem ser evitados não tomando nosso tempo.

Vendas de ativos vamos cogitar em uma segunda instância em alguns casos mais específicos como, por exemplo, você ter uma posição montada em um determinado ativo que esteja com um montante acumulado muito alto e que seus aportes mensais levariam vários anos para "cobrir" aquela posição. Aí pode-se pensar melhor no assunto seguindo as orientações que aprendemos no módulo 8.

 

Espero que ajude!

  • Brabo 3
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 1
2 horas atrás, Silas Santos disse:

Vi em alguns tópicos pessoas falando sobre evitar ter mais de uma empresa de um mesmo segmento. Gostaria de saber um pouco mais sobre as implicações de ter muitas empresas do mesmo setor, e o quanto isso pode ou não prejudicar a carteira.

Eu por exemplo, tenho apenas 5 setores que nos estudos individuais que eu fazia, vi que eram os mais perenes (banco, energia, seguro, saneamento e telefonia), e por me sentir confortável com eles, comecei por aí, mas acabei não aumentando a quantidade de setores, só aumentei a quantidade de empresas, até chegar em 17 tickers diferentes na carteira de ações. Então tem muita ação de um mesmo setor (de banco são 6). Até então não tenho tido prejuízo (espero que continue assim rsrs), mas ficou essa sobreposição toda.

Já ligando uma coisa com a outra, caso eu queira diminuir essa sobreposição, seria mais viável só congelar ou daria certo vender com lucro e aportar nas que ficarem?

Boa tarde @Silas Santos. Somente complementando a resposta dos amigos. Quando voce possui varias empresas do mesmo setor voce aumenta sua exposição a ele e perdendo parte dos beneficios de uma diversificação. Alem disso a rentabilidade tambem pode ser comprometida, ja que dependendo do setor as empresas podem estar concorrendo pelo mesmo marketshare, então o crescimento de uma pode significar a diminuição de crescimento da outra

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 1

Eu não consigo enxergar muitos setores que permitam a prosperidade e longevidade das empresas no Brasil, infelizmente não temos um setor de tecnologia prospero como nos EUA, petróleo é uma commoditie com basicamente Prio3 e Petrobras, sujeita as vontades do governo, Construção civil é muito susceptível a custo de credito, varejo cruz credo e por ai vai.

A não ser que a pessoa seja capaz de estudar o setor e definir a melhor empresa do setor, estar pulverizado nas melhores empresas do setor, dês que exista uma diversificação dos setores não me parece uma ideia tão ruim, por exemplo o subsetor das distribuidoras elétricas, ao invés de comprar uma empresa, que pode ou não sofrer no mercado eu prefiro ter 3, jogando na media mas me protegendo de um eventual problema de renovação de concessão publica, claro que quando o setor passar por uma crise todas as empresas do setor vão sofrer, mas pelo menos eu não corro o risco de estar 100% posicionado justo na bendita empresa que vai quebrar.

Setor bancário eu gosto de ter opções e ir comprado o descontado da vez, ja que é um setor que dependendo das politicas de determinado banco ele as vezes fica muito descontado em relação aos outros, em resumo ter Itaú e Bradesco e ir comprando os 2, quem vencer a guerra comercial ajuda mais a minha carteira, mas o risco é diluído bem como o potencial de ganho, pois jamais vou acertar no olho da mosca.

O problema de fazer isso é ter que ler um monte de balanço, mas isso também não mata ninguém, é so se dedicar um pouco, depois que pega a manha do setor fica ate legal pra comparar uma empresa com a outra.  

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 1
57 minutes ago, Silas Santos disse:

@Cézar Busato e demais colegas, justamente esse outro lado que eu ia também questionar, se também não é um risco estar muito alocado em uma única empresa de um setor X. Balancear entre duas ou três faria mal ou daria um bom equilíbrio?

Se voce controlar a exposição que aquele unico ativo do setor representa na sua carteira não ha problema. Alem disso veja que o importante seria a analise e a escolha de uma boa empresa que no momento esteja performando bem e tendo uma boa gestão, e que comparada com seus pares teria uma estratégia competitiva que crie uma expectativa de performance superior nos proximos anos.

Contudo se a conduta em escolher mais de um ativo lhe traz uma sensação de maior segurança, não ha problema em levar isto em consideração, ja que um fator importante é voce ter tranquilidade na condução dos seus investimentos. Mas em termos de performance e gerenciamento de risco setorial e correlação não seria a conduta mais adequada.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...