Jump to content
  • 0

Pessoal, sobre renda fixa e Marcação a mercado


Pergunta

Necessariamente as oscilações so ocorrem quando o Copom  altera as taxar de juros, ou elas podem ocorrer por outro motivo?

Outro ponto, o que devo observar, quais os indicadores para preve os movimentos e realmente ganhar dinheiro?

Editado por Wanderson Santos De Almeida
Para que a pergunta fique mais clara.
  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

9 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
40 minutes ago, Wanderson Santos De Almeida disse:

Necessariamente as oscilações so ocorrem quando o Copom  altera as taxar de juros, ou elas podem ocorrer por outro motivo?

Outro ponto, o que devo observar, quais os indicadores para preve os movimentos e realmente ganhar dinheiro?

Bom dia, Wanderson!

O que altera as taxas é um conjunto de fatores e não um isolado.

As expectativas do mercado como um todo, a inflação, o PIB, cenários macro e micro econômicos são outros exemplos.

 

O melhor de saber para onde o mercado está indo é o boletim Focus. Interpretam ele podemos avaliar em qual momento do mercado estamos para seguir o contrafluxo e assim travar boas taxas e indicadores que ninguém está olhando.

A marcação a mercado é importante lembrar que não é um objetivo e sim uma consequência. Ou seja, não investimos no tesouro visando ganhar da marcação. Aprendemos sobre a marcação para entender que podemos antecipar boa parte de uma rentabilidade contratada de um título. O foco na renda fixa é seguir o contrafluxo.

 

Espero que ajude!

  • Brabo 3
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
3 horas atrás, Wanderson Santos De Almeida disse:

Obrigado !

Complementando o que o @Edison Luis Paulini disse, os títulos IPCA+ e Pré-fixados variam sua cotação diariamente, baseado nas perspectivas citadas, com esta variação podemos aplicar a marcação a mercado, se isso lhe fizer sentido ao momento dentre os títulos já contratados.

A questão da projeção da SELIC trás a questão do contrafluxo, como por exemplo, a próxima ata do COPOM é em 18/09, se não me engano, e as projeções é de aumento da taxa básica, o boletim Focus trazido aqui na comunidade tem indicado isso.

Agora as consequências deste aumento que ditarão as ofertas dos títulos em renda fixa e e variável a frente, talvez com melhores ofertas em pré-fixados, LCIs/LCAs, CRIs/CRAs, e também considerar que o aumento SELIC busca conter a inflação, consequentemente menos $$ circulando e arrefecimento da economia, que também pode trazer oportunidades no mercado de renda variável.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
50 minutes ago, Vinicius Catozzi Romero disse:

A questão da projeção da SELIC trás a questão do contrafluxo, como por exemplo, a próxima ata do COPOM é em 18/09, se não me engano, e as projeções é de aumento da taxa básica, o boletim Focus trazido aqui na comunidade tem indicado isso.

Boa tarde @Vinicius Catozzi Romero. Por enquanto as expectativas do relatorio focus é de manutenção da taxa de juros ao fim deste ano nos 10,50%

 

Captura de tela 2024-08-28 143839.png

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
3 minutes ago, Adriano Umemura disse:

Boa tarde @Vinicius Catozzi Romero. Por enquanto as expectativas do relatorio focus é de manutenção da taxa de juros ao fim deste ano nos 10,50%

 

Captura de tela 2024-08-28 143839.png

Boa tarde!!! 

Sim, acho que me expressei de uma forma pouco confusa, há sinais de aumento para os próximos anos somente, sobre a projeção deste, pelo boletim está mantida, mas vendo algumas entrevistas, não seria surpresa um aumento por este ano, ainda mais com o IPCA também subindo. Mas ainda no campo das especulações, o achismo!!

Obrigado pelo comentário!!

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Para entendimento...
Em um suposto cenário de aumento de taxa de Selic, esse seria o momento ideal para compra de CDB pagando x% do IPCA certo ???
Outro ponto, LCIs e LCAs também estariam em um bom momento, assim trabalharia o contra fluxo.? Esse raciocinio estaria correto.?


Outro ponto, qual calculo eu posso fazer para viabilizar um LCI se ele é isento de IR, para entender a rentabilidade real?

 

 


 

Editado por Wanderson Santos De Almeida
  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

 

Um LCI com rentabilidade de 94% equivale a quanto em rentabilidade real???

Digo isso pois posso retirar em varios períodos e cada periodo tem uma aliquota de IR diferente.
Logo o calculo seria até contempalando todo periodo?

 

Editado por Wanderson Santos De Almeida
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hora atrás, Wanderson Santos De Almeida disse:

Em um suposto cenário de aumento de taxa de Selic, esse seria o momento ideal para compra de CDB pagando x% do IPCA certo ???

Boa tarde @Wanderson Santos De Almeida. Se o cenario mostra um aumento da taxa Selic voce poderia estar comprando titulos indexados ao CDI ou a Selic, ja que com aumento da taxa a sua rentabilidade aumenta tambem

1 hora atrás, Wanderson Santos De Almeida disse:

Outro ponto, LCIs e LCAs também estariam em um bom momento, assim trabalharia o contra fluxo.? Esse raciocinio estaria correto.?

A analise das LCIs e LCAs seria a mesma dos CDBs, mas considerando que estes titulos são isentos de IR

 

1 hora atrás, Wanderson Santos De Almeida disse:

Outro ponto, qual calculo eu posso fazer para viabilizar um LCI se ele é isento de IR, para entender a rentabilidade real?

VOce teria que comparar com um CDB considerando que este paga IR. Por exemplo uma LCI com vencimento para 2 anos pagando 85% do CDI seria o mesmo que um CDB para 2 anos pagando 100% do CDI

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hora atrás, Wanderson Santos De Almeida disse:

 

Um LCI com rentabilidade de 94% equivale a quanto em rentabilidade real???

Digo isso pois posso retirar em varios períodos e cada periodo tem uma aliquota de IR diferente.
Logo o calculo seria até contempalando todo periodo?

 

Exatamente, a comparação depende do prazo. Por exemplo, uma LCI pagando 94% do CDI com prazo de vencimento para 2 anos seria o mesmo que um CDB pagando pagando 110,58% do CDI para o mesmo periodo de tempo.

Para uma analise adequada sempre temos que calcular ou baseado no mesmo periodo ou considerando as aliquotas diferentes em cada ativo.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...