Jump to content
  • 0

Análise de carteira


Pergunta

Fala pessoal! 
Após terminar o curso, iniciei os estudos pra fazer uma carteira teórica antes de começar a aportar realmente. 
Tenho 21 anos com foco a longo prazo.
Gostaria da opinião sincera sobre os ativos e estou aberto a sugestões/melhorias
A minha carteira ficou com as seguintes ações:

Financeiro: 
1- ITUB3 
2- BPAC11
3- ABCB4 

Seguros:
4- PSSA3

Bens industriais:
5- WEGE3 - Motores e compressores 

Consumo ciclico:
6- VIVA3 - joias  

Consumo não ciclico:
7- SLCE3 - agropecuária

Saúde:
8- FLRY3 - Serv.Méd.Hospit..Análises e Diagnósticos (exames)
9- RADL3 - Comércio e Distribuição (Farmácia)

Utilidade publica:
10- EGIE3 - Energia Elétrica
11- SAPR3 - Água e Saneamento
12- CSMG3 - Água e Saneamento

Materiais básicos:
13- KLBN3 - Papel e Celulose

ETF:
14- IVVB11 - S&P 500

image.png.e78c0868549815563cbd4cf51df1d891.png

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

5 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
8 horas atrás, Fernando Gil Gomes Pacces disse:

Fala pessoal! 
Após terminar o curso, iniciei os estudos pra fazer uma carteira teórica antes de começar a aportar realmente. 
Tenho 21 anos com foco a longo prazo.
Gostaria da opinião sincera sobre os ativos e estou aberto a sugestões/melhorias
A minha carteira ficou com as seguintes ações:

Financeiro: 
1- ITUB3 
2- BPAC11
3- ABCB4 

Seguros:
4- PSSA3

Bens industriais:
5- WEGE3 - Motores e compressores 

Consumo ciclico:
6- VIVA3 - joias  

Consumo não ciclico:
7- SLCE3 - agropecuária

Saúde:
8- FLRY3 - Serv.Méd.Hospit..Análises e Diagnósticos (exames)
9- RADL3 - Comércio e Distribuição (Farmácia)

Utilidade publica:
10- EGIE3 - Energia Elétrica
11- SAPR3 - Água e Saneamento
12- CSMG3 - Água e Saneamento

Materiais básicos:
13- KLBN3 - Papel e Celulose

ETF:
14- IVVB11 - S&P 500

image.png.e78c0868549815563cbd4cf51df1d891.png

Bom dia @Fernando Gil Gomes Pacces. Na minha opinião voce escolheu bons ativos para compor sua carteira. Procure somente avaliar se o numero de ativos é compativel com as suas possibilidades de mante-los em acompanhamento. Um ponto a se considerar, como voce escolheu ter 3 bancos procure controlar a exposição em relação ao setor de modo que ele não tenha um percentual frente a sua carteira que aumente o risco setorial

Em relação ao IVVB11 teve algum motivo para voce não se expor diretamente ao IVV? Veja que etfs nacionais que replicam os ETFs do exterior não nos garantem uma diversificação de risco soberano, ou seja, de realmente dolarizar uma parte do nosso patrimonio e mante-lo alocado fora do nosso pais.

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
8 horas atrás, Fernando Gil Gomes Pacces disse:

Fala pessoal! 
Após terminar o curso, iniciei os estudos pra fazer uma carteira teórica antes de começar a aportar realmente. 
Tenho 21 anos com foco a longo prazo.
Gostaria da opinião sincera sobre os ativos e estou aberto a sugestões/melhorias
A minha carteira ficou com as seguintes ações:

Financeiro: 
1- ITUB3 
2- BPAC11
3- ABCB4 

Seguros:
4- PSSA3

Bens industriais:
5- WEGE3 - Motores e compressores 

Consumo ciclico:
6- VIVA3 - joias  

Consumo não ciclico:
7- SLCE3 - agropecuária

Saúde:
8- FLRY3 - Serv.Méd.Hospit..Análises e Diagnósticos (exames)
9- RADL3 - Comércio e Distribuição (Farmácia)

Utilidade publica:
10- EGIE3 - Energia Elétrica
11- SAPR3 - Água e Saneamento
12- CSMG3 - Água e Saneamento

Materiais básicos:
13- KLBN3 - Papel e Celulose

ETF:
14- IVVB11 - S&P 500

image.png.e78c0868549815563cbd4cf51df1d891.png

Bom dia, Fernando! E parabéns pela dedicação até aqui!

Dando apenas uns centavinhos de contribuição e até mesmo em complemento a uma colocação do amigo @Adriano Umemura.

Sua carteira de ações também me agrada. Gostei dos ativos. Quando falamos da quantidade de ativos lembre-se que talvez você também terá alguns FIIs o que aumenta a quantidade de ativos a serem acompanhados. Imagine que você coloca mais uns 6 ou 7 FIIs na carteira para ter uma diversificação e ter encontrado bons ativos nessa categoria. Dado a quantidade de ações que você já tem, são praticamente 20 ativos que você terá de acompanhar. E lembrando que quando falamos de acompanhar não é olhar preços mas sim ler relatórios e entender para onde os ativos estão caminhando.

 

Mas acredito que você está no caminho certo pois tem ativos de qualidade na carteira e é jovem. Praticamente jogo ganho hein!

 

Bora pra cima!

  • Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
8 horas atrás, Fernando Gil Gomes Pacces disse:

 

image.png.e78c0868549815563cbd4cf51df1d891.png

Curti sua carteira!

Pra além de reforçar tudo o que o Adriano disse, uma dúvida: 

Você já tem bem definido a porcentagem de cada ativo na carteira? E se sim, tomou esse cuidado na hora de considerar o excesso de exposição nos bancos? (a não ser que você queira esse excesso, claro)

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
5 horas atrás, Adriano Umemura disse:

Bom dia @Fernando Gil Gomes Pacces. Na minha opinião voce escolheu bons ativos para compor sua carteira. Procure somente avaliar se o numero de ativos é compativel com as suas possibilidades de mante-los em acompanhamento. Um ponto a se considerar, como voce escolheu ter 3 bancos procure controlar a exposição em relação ao setor de modo que ele não tenha um percentual frente a sua carteira que aumente o risco setorial

Em relação ao IVVB11 teve algum motivo para voce não se expor diretamente ao IVV? Veja que etfs nacionais que replicam os ETFs do exterior não nos garantem uma diversificação de risco soberano, ou seja, de realmente dolarizar uma parte do nosso patrimonio e mante-lo alocado fora do nosso pais.

Obrigado pela observação.

Não tem nenhum motivo específico ao escolher o IVVB11 ao invés do IVV.

Vou ajustar esse ponto

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
5 horas atrás, Nelson Pimentel Carriati disse:

Curti sua carteira!

Pra além de reforçar tudo o que o Adriano disse, uma dúvida: 

Você já tem bem definido a porcentagem de cada ativo na carteira? E se sim, tomou esse cuidado na hora de considerar o excesso de exposição nos bancos? (a não ser que você queira esse excesso, claro)

Ainda não defini as porcentagens, esse é o meu próximo passo.

Vou considerar a exposição aos bancos pra deixar entorno de 30%. Parecido com a distribuição setorial.

Obrigado pela observação!

  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...