Jump to content
  • 0

Análise de ações


Leonardo Paleari

Pergunta

Pessoal tenho uma duvida, gostaria de saber se na hora de analisar as ações de um setor, pegando como exemplo o setor financeiro (bancos) vamos supor que eu achei interessante estudar 6 bancos, nesse caso vocês aplicam o método scuttlebutt em todas as 6 ações antes de fazer a análise fundamentalista ou primeiro fazem a análise fundamentalista e com base nela escolhe a empresa que tem os melhores números e depois aplica o método scuttlebutt somente nessa única empresa que tem os melhores números ?   

Editado por Leonardo Paleari
  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

2 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
1 hora atrás, Leonardo Paleari disse:

Pessoal tenho uma duvida, gostaria de saber se na hora de analisar as ações de um setor, pegando como exemplo o setor financeiro (bancos) vamos supor que eu achei interessante estudar 6 bancos, nesse caso vocês aplicam o método scuttlebutt em todas as 6 ações antes de fazer a análise fundamentalista ou primeiro fazem a análise fundamentalista e com base nela escolhe a empresa que tem os melhores números e depois aplica o método scuttlebutt somente nessa única empresa que tem os melhores números ?   

Olá Leonardo,

Com base nas aulas, entendo que primeiro você inicia com o Scuttlebutt, buscando informações profundas sobre a empresa, como a eficácia da gestão, a inovação, a cultura organizacional, entre outros aspectos que não são facilmente capturados nos números. A ideia aqui é identificar empresas que se destacam por sua qualidade intrínseca e potencial de longo prazo. Depois disso, com base no que você descobriu pelo Scuttlebutt, filtre as empresas que mostram maior potencial qualitativo. Elas devem ser aquelas que parecem estar bem geridas, inovadoras e com boas perspectivas de crescimento.

Só depois de identificar as empresas mais promissoras qualitativamente é que você passaria para a análise fundamentalista. Nesta etapa, você vai validar se essas empresas têm números sólidos, como um bom histórico de lucros, boa margem de lucro, ROE atrativo, entre outros indicadores. A análise fundamentalista vai servir como uma segunda camada de filtro para garantir que as empresas selecionadas também se sustentam financeiramente.

Dá trabalho, mas acho que essa abordagem ajuda a evitar ficar preso apenas aos números sem considerar o contexto mais amplo e qualitativo que pode ser crucial para o sucesso do investimento.

Espero ter ajudado!

  • Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
6 horas atrás, Leonardo Paleari disse:

Pessoal tenho uma duvida, gostaria de saber se na hora de analisar as ações de um setor, pegando como exemplo o setor financeiro (bancos) vamos supor que eu achei interessante estudar 6 bancos, nesse caso vocês aplicam o método scuttlebutt em todas as 6 ações antes de fazer a análise fundamentalista ou primeiro fazem a análise fundamentalista e com base nela escolhe a empresa que tem os melhores números e depois aplica o método scuttlebutt somente nessa única empresa que tem os melhores números ?   

Bom dia @Leonardo Paleari. Somente complementando a resposta do @Matheus Passos Silva. Com o Scuttlebutt voce tera o conhecimento de como a empresa atua, seu modelo de negocio, sua estrategia competitiva. Ja com a analise fundamentalista voce vera se as informações que voce colheu se alinham com o que a empresa esta apresentando em numeros. Alem disso, com os indicadores ficara mais facil de voce realizar comparações entre empresas do mesmo setor. No fim, apesar de serem analises com metodologias distintas, uma acaba complementando a outra

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...