Jump to content

Recommended Posts

3 horas atrás, Guilherme Gonçalves Da Silva disse:

Fala galera blz.

tenho uma humilde casa, e gostaria de fazer um financiamento do plano Minha Casa Minha Vida, porem perguntei um agnte da Caixa e disse que nao e possivel, gostraia de saber se e possivel ou se existe outro banco que financia com a taxa de juros baixa...

 

Não entendi a pergunta  

Você quer vender uma casa, financiada pelo minha casa aninha vida  

Você quer um empréstimo, colocando sua casa como garantia, com juros do financiamento imobiliário 

Você já está pagando e quer refinanciamento  

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

4 horas atrás, Guilherme Gonçalves Da Silva disse:

Fala galera blz.

tenho uma humilde casa, e gostaria de fazer um financiamento do plano Minha Casa Minha Vida, porem perguntei um agnte da Caixa e disse que nao e possivel, gostraia de saber se e possivel ou se existe outro banco que financia com a taxa de juros baixa...

@Guilherme Gonçalves Da Silva pelo que entendi você tem uma casa própria e gostaria de comprar outro imóvel pelo Minha Casa Minha Vida. Se não me engano, o programa MCMV você não poderia ter imovelem seu nome. Creio que o programa seja somente para a compra do "primeiro" imóvel. 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

4 horas atrás, Guilherme Gonçalves Da Silva disse:

Fala galera blz.

tenho uma humilde casa, e gostaria de fazer um financiamento do plano Minha Casa Minha Vida, porem perguntei um agnte da Caixa e disse que nao e possivel, gostraia de saber se e possivel ou se existe outro banco que financia com a taxa de juros baixa...

Boa noite, Guilherme!

Passei pro situação semelhante há uns 3 anos quando optei por comprar meu primeiro apartamento. Não rolou justamente por este motivo. Como eu já tenha um imóvel no meu nome que é a casa onde moro atualmente que na verdade o imóvel é 50% meu e 50% da minha mãe, estes 50% de posse é considerado que o imóvel é meu também. Então não tem como usar o minha casa minha vida.

Conversando com uma pessoa que trabalha na caixa que me passaram o contato na época, a mesma informou que a única "brecha" para conseguir um financiamento pela caixa neste sentido seria a aquisição de um imóvel em uma cidade que não fosse vizinha da cidade onde você possui o imóvel já em seu nome. Como não era meu objetivo, não prossegui.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

On 28/08/2024 at 20:28, Ricardo Ochoa Pachas disse:

 

Não entendi a pergunta  

Você quer vender uma casa, financiada pelo minha casa aninha vida  

Você quer um empréstimo, colocando sua casa como garantia, com juros do financiamento imobiliário 

Você já está pagando e quer refinanciamento  

tenho uma casa simples, gostaria de comprar uma casa melhor no programa minha casa minha vida

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

On 28/08/2024 at 18:06, Guilherme Gonçalves Da Silva disse:

Fala galera blz.

tenho uma humilde casa, e gostaria de fazer um financiamento do plano Minha Casa Minha Vida, porem perguntei um agnte da Caixa e disse que nao e possivel, gostraia de saber se e possivel ou se existe outro banco que financia com a taxa de juros baixa...

Fala @Guilherme Gonçalves Da Silva, tudo certo? Entendo sua situação e a vontade de usar o Minha Casa Minha Vida pra financiar uma casa melhor, mas infelizmente, de acordo com as regras do programa, não é possível.

O que acontece é que o Minha Casa Minha Vida tem uma regra específica que impede de participar quem já tem um imóvel registrado no nome. Além disso, se você já é proprietário de uma casa, mesmo que seja simples, ou se você tem qualquer tipo de direito de uso ou aquisição sobre um imóvel, você não pode usar o programa para financiar outro. Isso está definido no Art. 9º da Lei 14.620, de 2023.

Vou compartilhar uma experiência minha: eu comprei uma casa em 2021 e, na época, as taxas de juros para financiamentos estavam em torno de 10% ao ano. Enquanto isso, as taxas do Minha Casa Minha Vida giravam em torno de 4,5% a 5% ao ano. Pode parecer uma diferença pequena, mas quando a gente coloca isso na ponta do lápis, faz uma diferença enorme no valor das parcelas.

Vou te dar um exemplo simples:

Suponha que você queira financiar um imóvel de R$ 100.000 em 30 anos (360 meses).

Com uma taxa de 4,5% ao ano (próxima da taxa do Minha Casa Minha Vida), a parcela mensal ficaria em torno de R$ 507,25.

Com uma taxa de 10% ao ano (que foi a taxa que eu paguei em 2021), a parcela mensal sobe para cerca de R$ 877,57.

A diferença nas parcelas é de R$ 370,32 por mês. Isso significa que, ao longo de 30 anos, você pagaria cerca de R$ 133.315,20 a mais em juros, só por conta dessa diferença de taxa.

Agora, imagina se a gente estiver falando de um imóvel de R$ 200.000 ou R$ 300.000. A diferença seria ainda maior, pesando muito mais no bolso ao longo do tempo.

Infelizmente, o Minha Casa Minha Vida não permite que você use o programa para financiar um segundo imóvel, mas é sempre bom estar ciente dessas diferenças e procurar as melhores condições possíveis com outros bancos.

Mas aqui vai uma dica: se você vender o seu imóvel atual e não tiver mais nenhum imóvel registrado em seu nome, acredito que você poderia sim tentar se inscrever no programa e financiar uma nova casa pelo Minha Casa Minha Vida. Só fique atento aos outros critérios, como a faixa de renda e a ausência de financiamento ativo com recursos do FGTS. E, claro, seria bom confirmar isso diretamente com o pessoal do programa para ter certeza de que está tudo certo.

Editado por Jose Amaury Euzébio
Acrecentado dica extra
  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...