Jump to content
  • 0

Tesouro SELIC sem Saldo


Ângelo Cossa Ferreira

Pergunta

Bom, fui fazer meu primeiro investimento hoje. E já comecei bem! rs

Como eu pretendo investir de 20.000 em 20.000 por mes e deixar o resto no tesouro selic até lá, eu apliquei no tesouro selic a diferença e deixei 20.000 na conta.

 

O problema é q quando fui comprar os Titulos de FII, Debentures, etc o valor final era sempre quebrado e na soma ele totalizou uns 100 r$ a mais do que o q eu tinha pra investir, como o Valor q vc investiu no tesouro selic não sai da conta na hora, tudo ocorreu sem problemas, mas ficou a dúvida do que vai ocorrer agora:

 

1 - A operação vai ser cancelada por faltar alguns reais pra valor investido?  ou vai efetuar parcial? (até o valor disponivel na conta)

 

2 - Tem como cancelar essa operação e fazer com o valor correto?  (não achei a opção no histórico, tem por algum outro menu?)

 

 

 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

8 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
3 horas atrás, Ângelo Cossa Ferreira disse:

Bom, fui fazer meu primeiro investimento hoje. E já comecei bem! rs

Como eu pretendo investir de 20.000 em 20.000 por mes e deixar o resto no tesouro selic até lá, eu apliquei no tesouro selic a diferença e deixei 20.000 na conta.

 

O problema é q quando fui comprar os Titulos de FII, Debentures, etc o valor final era sempre quebrado e na soma ele totalizou uns 100 r$ a mais do que o q eu tinha pra investir, como o Valor q vc investiu no tesouro selic não sai da conta na hora, tudo ocorreu sem problemas, mas ficou a dúvida do que vai ocorrer agora:

 

1 - A operação vai ser cancelada por faltar alguns reais pra valor investido?  ou vai efetuar parcial? (até o valor disponivel na conta)

 

2 - Tem como cancelar essa operação e fazer com o valor correto?  (não achei a opção no histórico, tem por algum outro menu?)

 

 

 

 

  • na plataforma, na verdade você faz "ordens de compra"
  • as ordens ficam agendadas
  • se não tiver saldo quando for executar, não seram completadas
  • ou seja, voce pode ter 100 reais na conta e "comprar" 1000, a ordem nao sera executada.
  • pequenas variações não vao alterar o resultado da sua carteira 100 reais em 20k, 0,5%, a variação dos preços muda tudo, por isso que nao olhamos preços

 

 

 

Editado por Ricardo Ochoa Pachas
  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Depois q eu vi q a ordem das ações não tinha caído na conta na hora, ai o investimento no tesouro selic caiu sem problemas no final do dia e amanhã eu cubro o saldo.

Mas achei bem complicada a plataforma do BTG pra um marinheiro de primeira viagem, por vários motivos:

1 - Varias vezes deu erro, tive q logar de novo

2 - Não dá pra duplicar a aba, se fizer isso tem q passar pelo processo de login de novo

3 - Tive a ideia de usar o tablet pra auxiliar, mas se instalar no tablet ele bloqueia a chave do celular, vc não consegue ter o aplicativo nos 2 ao mesmo tempo.

4 - Se vc faz um investimento (Tesouro por exemplo) o Saldo continua na sua conta. Pode fazer sentido pra day trader (usar o dinheiro até ele ser efetivamente liquidado), mas deveria ter uma maneira de ver o saldo "liquido".

5 - Ai quando vc vai investir no broker, aparece o saldo total (incluindo o q já esta comprometido com os investimentos não liquidados) , o q gerou o problema acima do inicio do tópico.

6 - Quando vc compra as ações, esse valor sim fica bloqueado (ao contrário do tesouro Selic, difícil saber o critério), mas ele usa o tal do Invest Flex (Tipo um cheque especial pra investimentos) e só bloqueia o que faltou (no meu caso 700,00R$) e o dinheiro fica como se estivesse "disponível", mas já esta comprometido.

Alguém sabe de uma maneira fácil de ver quanto dinheiro eu tenho realmente livre?  não é possível q não tenha uma maneira de mostrar o saldo liquido no aplicativo...

Enfim, agora q já fiz uma vez, mês q vem não caio nas mesmas armadilhas, nem q eu tenha que controlar o saldo no notepad...

 

  • Brabo 1
  • Triste demais irmão 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
17 horas atrás, Ângelo Cossa Ferreira disse:

Bom, fui fazer meu primeiro investimento hoje. E já comecei bem! rs

Como eu pretendo investir de 20.000 em 20.000 por mes e deixar o resto no tesouro selic até lá, eu apliquei no tesouro selic a diferença e deixei 20.000 na conta.

 

O problema é q quando fui comprar os Titulos de FII, Debentures, etc o valor final era sempre quebrado e na soma ele totalizou uns 100 r$ a mais do que o q eu tinha pra investir, como o Valor q vc investiu no tesouro selic não sai da conta na hora, tudo ocorreu sem problemas, mas ficou a dúvida do que vai ocorrer agora:

 

1 - A operação vai ser cancelada por faltar alguns reais pra valor investido?  ou vai efetuar parcial? (até o valor disponivel na conta)

 

2 - Tem como cancelar essa operação e fazer com o valor correto?  (não achei a opção no histórico, tem por algum outro menu?)

 

 

 

Fala Ângelo, tudo bem? 

A respeito do cancelamento de ordens no tesouro selic, você apenas conseguirá cancelar a compra no mesmo dia em que foi enviado a ordem e com limite de até as 17 horas. Lembrando que se a ordem/compra for confirmada você não consegue mais cancelar e terá que liquidar (vender) para que o dinheiro retorne a sua conta. Espero ter ajudado 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
13 horas atrás, Ângelo Cossa Ferreira disse:

Depois q eu vi q a ordem das ações não tinha caído na conta na hora, ai o investimento no tesouro selic caiu sem problemas no final do dia e amanhã eu cubro o saldo.

Mas achei bem complicada a plataforma do BTG pra um marinheiro de primeira viagem, por vários motivos:

1 - Varias vezes deu erro, tive q logar de novo

2 - Não dá pra duplicar a aba, se fizer isso tem q passar pelo processo de login de novo

3 - Tive a ideia de usar o tablet pra auxiliar, mas se instalar no tablet ele bloqueia a chave do celular, vc não consegue ter o aplicativo nos 2 ao mesmo tempo.

4 - Se vc faz um investimento (Tesouro por exemplo) o Saldo continua na sua conta. Pode fazer sentido pra day trader (usar o dinheiro até ele ser efetivamente liquidado), mas deveria ter uma maneira de ver o saldo "liquido".

5 - Ai quando vc vai investir no broker, aparece o saldo total (incluindo o q já esta comprometido com os investimentos não liquidados) , o q gerou o problema acima do inicio do tópico.

6 - Quando vc compra as ações, esse valor sim fica bloqueado (ao contrário do tesouro Selic, difícil saber o critério), mas ele usa o tal do Invest Flex (Tipo um cheque especial pra investimentos) e só bloqueia o que faltou (no meu caso 700,00R$) e o dinheiro fica como se estivesse "disponível", mas já esta comprometido.

Alguém sabe de uma maneira fácil de ver quanto dinheiro eu tenho realmente livre?  não é possível q não tenha uma maneira de mostrar o saldo liquido no aplicativo...

Enfim, agora q já fiz uma vez, mês q vem não caio nas mesmas armadilhas, nem q eu tenha que controlar o saldo no notepad...

 

Os itens que você menciona são a.forma.como o mercado opera, não são por conta da corretora.

Não poder ter duas abas ou o app é uma questão de segurança da sua conta e também para não fazer operações simultâneas 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
13 horas atrás, Ângelo Cossa Ferreira disse:

Mas achei bem complicada a plataforma do BTG pra um marinheiro de primeira viagem, por vários motivos:

@Ângelo Cossa Ferreira posso garantir que é questão de costume com a nova plataforma. Eu estava acostumado com a plataforma da AUVP INVESTIMENTOS na Órama e quando migrou para a AUVO CAPITAL no BTG foi um choque rsrsrs A adaptação foi bem tranquila. Realmente é costume.

13 horas atrás, Ângelo Cossa Ferreira disse:

1 - Varias vezes deu erro, tive q logar de novo

2 - Não dá pra duplicar a aba, se fizer isso tem q passar pelo processo de login de novo

3 - Tive a ideia de usar o tablet pra auxiliar, mas se instalar no tablet ele bloqueia a chave do celular, vc não consegue ter o aplicativo nos 2 ao mesmo tempo.

Que tipo de erro deu no momento do login? Por questão de segurança e de não ocorrerem ordens duplicadas a plataforma do BTG, e basicamente todas as Corretoras trabalham igual, não permite que você tenha dois logins simultâneos.

13 horas atrás, Ângelo Cossa Ferreira disse:

4 - Se vc faz um investimento (Tesouro por exemplo) o Saldo continua na sua conta. Pode fazer sentido pra day trader (usar o dinheiro até ele ser efetivamente liquidado), mas deveria ter uma maneira de ver o saldo "liquido".

Como disseram os colegas, o Mercado trabalha dentro das mesmas regras de liquidação das compras e vendas. Quando fazemos as compras/vendas aparecem os horários de liquidação.

Por exemplo, no caso de Ações e FIIs por meio do home broker a liquidação acontece em D+2, portanto se você compra hoje, amanhã você receberá a nota de corretagem e depois de amanhã o valor da nota de corretagem será debitada do saldo na conta investimentos. 

Já para os títulos de Renda Fixa, e Tesouro Direto incluso, o débito na conta investimentos acontece no mesmo dia, porém não no mesmo momento que você faz a ordem de compra/venda. Normalmente a liquidação, ou seja, o débito no saldo, ocorre no final do dia.

O que diferencia entre as Corretoras é que algumas só permitem incluir uma ordem de compra de Ações/FIIs somente se você tiver o saldo em conta, mesmo que o débito seja em D+2. No caso da AUVP CAPITAL você não precisa ter o saldo disponível, porém se no D+2 você não cobrir o saldo negativo a Corretora pode liquidar algum ativo para cobrir o saldo e inclusive pode cobrar alguma taxa. Todas as Corretoras fazem isto. No caso de Renda Fixa, você precisa ter o valor no próprio dia.

13 horas atrás, Ângelo Cossa Ferreira disse:

5 - Ai quando vc vai investir no broker, aparece o saldo total (incluindo o q já esta comprometido com os investimentos não liquidados) , o q gerou o problema acima do inicio do tópico.

Como expliquei, há Corretoras que debitam o valor do saldo na hora e há Corretoras que somente na liquidação. Eu., particularmente prefiro a segunda maneira, pois como invisto de 2 a 3 vezes no mês, e deixo a conta zerada, acaba que não tenho problema com isto.

13 horas atrás, Ângelo Cossa Ferreira disse:

6 - Quando vc compra as ações, esse valor sim fica bloqueado (ao contrário do tesouro Selic, difícil saber o critério), mas ele usa o tal do Invest Flex (Tipo um cheque especial pra investimentos) e só bloqueia o que faltou (no meu caso 700,00R$) e o dinheiro fica como se estivesse "disponível", mas já esta comprometido.

Na Corretora tem três locais onde você consegue ver certas informações que podem te ajudar.

image.png.3677830269700b86ef71fc49472b854b.png

Neles você consegue ver quais créditos e débitos estão programados para serem lançados na sua conta investimentos.

 

Espero ter ajudado.

  • Brabo 3
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Então, entendo q é a forma como o mercado opera, essas são como eu coloquei: "dificuldades de marinheiro de primeira viagem".

7 minutes ago, Flavio Prado disse:

Que tipo de erro deu no momento do login? Por questão de segurança e de não ocorrerem ordens duplicadas a plataforma do BTG, e basicamente todas as Corretoras trabalham igual, não permite que você tenha dois logins simu

Quanto aos erros, agora q vcs me explicaram q só pode ter um login simultâneo para não ter ordens duplicadas, talvez seja o Caso. Pq eu abria a lista de Debêntures, e ai abria o aplicativo no celular pra poder consultar saldo (por não poder duplicar a tela) e ai quando ia tentar efetivar ele dava erro e me encaminhava pra tela de login, talvez em função de eu ter logado no celular, faz algum sentido.

10 minutes ago, Flavio Prado disse:

Na Corretora tem três locais onde você consegue ver certas informações que podem te ajudar.

image.png.3677830269700b86ef71fc49472b854b.png

 

Quanto ao saldo, essa tela não ajuda muito. Se eu faço uma ordem de compra de CDB, ou de LFT, não aparece ai, somente indo em Histórico -> Solicitações -> Histórico. As compras em ações tb não apareceram ai, esses valores só vão aparecer ai no final do dia, ai ficam nos valores em transito.

Eles deveriam ter um valor q considera saldo atual e ordens ainda não executadas, tipo um saldo liquido. De qq maneira, não foi grande coisa, ficou faltando 12,99 centavos no meu caso, abri o tópico só pq achei q minha ordem ia ser cancelada por isso, vou transferir agora pra ter saldo pros FIIs amanhã e fica tudo certo.

Mês q vem vou usar um aplicativo (ou notepad) pra ter um saldo atualizado enquanto faço as operações e não me embananar de novo :). Como vcs disseram é questão de acostumar.

 

 

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
13 minutes ago, Ângelo Cossa Ferreira disse:

As compras em ações tb não apareceram ai, esses valores só vão aparecer ai no final do dia, ai ficam nos valores em transito.

Boa tarde @Ângelo Cossa Ferreira. Existem algumas taxas relacionadas a B3 que somente serão calculadas na totalidade após o fechamento da nota de corretagem do dia. Devido a isso o valor fechado é disponibilizado somente no termino do dia e fica em valores em transito, ja que o debito em conta ira acontecer somente em D+2

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...