Jump to content
  • 0

Renda Fixa


Clara Assis De Sousa

Pergunta

17 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 1
3 minutes ago, Clara Assis De Sousa disse:

Bom dia Comunidade!

Vocês podem me auxiliar na interpretação dessas 2 aplicações. Quais são as diferenças entre elas?

image.png.9d1afef8fb2d254b516a9ea9be4a61a2.png

Olá Clara,

Não sei se entendi muito bem a sua dúvida, mas vamos lá.

Estes são dois títulos do Tesouro Direto para hoje. Um é o Prefixado 2027 e o outro é o Prefixado 2031.. Ambos indicam os respectivos valores dos títulos e a taxa de juros a ser paga caso você carregue o título até as respectivas taxas de vencimento. Ou seja, você ganhará 11,90% ao ano no primeiro e 12,19% ao ano no segundo.

É exatamente a mesma informação que está no site do Tesouro Direto:

image.png.1193377955d792c70e3726828806ab39.png

Espero ter ajudado, e se você ainda tiver alguma outra dúvida é só chamar!

  • Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 1
1 minute ago, Clara Assis De Sousa disse:

@Arthur Célio Cruz Ferreira Jorge Garcia Em questão de riscos referente a perda do valor investido. Para retirar no vencimento da data, seria o mesmo entre as 2?

Bom dia, Clara!

Perda de valor investido só irá ocorrer neste caso por conta da marcação a mercado e caso a marcação esteja para baixo como mostrado nas aulas sobre este tema no módulo 3.

Mesmo se os títulos estiverem sendo marcados para baixo, você não estará perdendo nada desde que não os venda. Levando os títulos até o vencimento você recebe exatamente a rentabilidade contratada. 

 

Espero que tenha ficado claro!

  • Brabo 3
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
4 minutes ago, Clara Assis De Sousa disse:

Bom dia Comunidade!

Vocês podem me auxiliar na interpretação dessas 2 aplicações. Quais são as diferenças entre elas?

image.png.9d1afef8fb2d254b516a9ea9be4a61a2.png

Olá Clara!

Ambas são aplicações do tesouro direto pré-fixadas. A diferença entre elas é somente o prazo, por isso a diferença da taxa de juros.

Editado por Arthur Célio Cruz Ferreira Jorge Garcia
  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
Just now, Clara Assis De Sousa disse:

@Arthur Célio Cruz Ferreira Jorge Garcia Em questão de riscos referente a perda do valor investido. Para retirar no vencimento da data, seria o mesmo entre as 2?

Para retirar no vencimento, vc receberá a taxa contratada.

Agora, por serem títulos pré-fixados, vc ficará sujeita à marcação à mercado. Ou seja, as duas aplicações vão oscilar ao longo do tempo, de modo que se vc resolver vender antecipado pode até vir a perder um pouco do valor investido.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 minute ago, Clara Assis De Sousa disse:

@Arthur Célio Cruz Ferreira Jorge Garcia Então se eu não vender eu não perco ne? Minha intenção é investir todo mes 2 mil reais, e so retirar na data do vencimento.

Não... Se só resgatar no vencimento não perderá e terá a rentabilidade contratada.

Mas Clara, se você está pensando comprar somente esses mesmos títulos mensalmente, sugiro que reflita melhor.

Imagine a situação hipotética que a inflação no Brasil suba demais. Nesse caso, você poderá vir a receber lá no vencimento um valor que sequer repôs o poder de compra do dinheiro investido.

Sugiro que estude e reflita melhor antes de tomar sua decisão, ok? 😉

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Bom dia, para mim o maior risco de um titulo prefixado de longo prazo é a perda para a inflação tivemos dois cenários em 10 anos onde o IPCA passou de 10% o prefixado não protegeria a perda para inflação. Se o cenário se mantiver em uma taxa de IPCA abaixo de 6% é uma boa escolha, mas até 2031 no Brasil para mim é arriscado. 

image.png.1212642d4fce600841e9d2c422470285.png

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
49 minutes ago, Clara Assis De Sousa disse:

@Matheus Passos Silva Em questão de riscos referente a perda do valor investido. Para retirar no vencimento da data, seria o mesmo entre as 2? Qual voce investiria? Quero investir para juntar dinheiro a longo prazo....

Olá Clara,

Só para complementar os amigos, chamo a atenção para duas coisas ao responder à sua pergunta “em qual você investiria”:

1) Vale lembrar que a estratégia de investimento é individualizada. Isso não é egoísmo, mas para exemplificar: um homem de 40 anos, casado e pai de duas crianças, provavelmente terá uma estratégia de investimento diferente de uma mulher solteira sem filhos de 20 anos, concorda? Por isso é complicado eu te responder em qual eu investiria porque tenho 99,99% de certeza que seu contexto é diferente do meu.

2) A melhor forma de escolher “em qual título investir” é olhar para o contrafluxo, que está na aula 18 do módulo 3. Veja que você está olhando para títulos prefixados. Pelo contrafluxo, significa dizer que você acredita que atualmente temos uma taxa de juros alta com expectativa de baixa, e por isso você gostaria de travar uma rentabilidade superior ao que poderá ser oferecido futuramente. Mas veja que, na verdade, o relatório Focus indica uma probabilidade de subida da taxa de juros... E aí a estratégia não seria essa no momento.

Caso ainda não tenha assistido a esta aula sobre contrafluxo, sugiro assistir - e se já assistiu, de repente vale a pena assistir de novo para você perceber melhor essa dinâmica.

Espero ter ajudado e qualquer coisa chama!

  • Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
4 minutes ago, Clara Assis De Sousa disse:

@Alessandro Mendonça Dos Santos Excelente consideração! Muito obrigada!

E tu acha, que essa aplicação com vencimento 2027 é uma boa? Será que vai aumentar?

Olá novamente :)

Veja que a taxa do seu título específico não vai subir. Se você contratar hoje, receberá sempre 11,90% ao ano (caso seja o primeiro título).

Mas sim, a taxa poderá subir de 11,90% para 12%, 13%, ou mais. Mas não temos como saber hoje.

Por isso falei na resposta anterior sobre o contrafluxo: neste momento em que estamos conversando, na minha visão os títulos mais vantajosos são os IPCA+. Mas isto sou eu, que considero que o ponto mais importante no momento é a inflação. Você vai precisar fazer sua análise para analisar a sua realidade.

Lembrando que a menção a quaisquer títulos, nesta ou em outras postagens minhas, não é recomendação de compra ou venda de nada.

Espero ter ajudado!

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
5 minutes ago, Clara Assis De Sousa disse:

@Alessandro Mendonça Dos Santos Excelente consideração! Muito obrigada!

E tu acha, que essa aplicação com vencimento 2027 é uma boa? Será que vai aumentar?

Cada estratégia é individual, porque depende da tua situação pessoal (é casada, tem filhos) da tua situação financeira (já estourou o limite do FGC), depende de uma série de fatores. Por exemplo para mim gosto mais de LCI e LCA porque ainda tenho limite no FGC, ou titulo IPCA+ para fazer marcação ou levar até o fim.

Olha bem o módulo 3 e se o dinheiro está na conta investe em tesouro Selic ou CDB 100% com liquidez e espera até terminar o módulo, as vezes agente na pressa faz besteira.

Se o IPCA vai aumentar? Nem economista sabe porque as previsões que dão quase nunca acertam, sempre tem uma margem grande de variação. Estuda bem o módulo 3 que você vai achar o investimento que melhor te atende. 

  • Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 horas atrás, Clara Assis De Sousa disse:

@Edison Luis Paulini Minha intenção é juntar dinheiro a longo prazo, não vou tirar antes do vencimento. Nessa aplicação com data do vencimento 2031, quero investir todo mês 2 mil reais, e retirar na data do vencimento. 

Então se não vai tirar antes dos vencimentos, não tem problema algum. Você não vai perder valores e está em um investimento tido como o mais seguro que temos que é o tesouro nacional.

Vai dar bom!

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 horas atrás, Edison Luis Paulini disse:

Então se não vai tirar antes dos vencimentos, não tem problema algum. Você não vai perder valores e está em um investimento tido como o mais seguro que temos que é o tesouro nacional.

Vai dar bom!

Boa tarde Edison,

Precisamos lembrar que embora referidos títulos possam ser carregados até o fim, sem risco de crédito por se tratar de título do governo, há a possibilidade do risco Brasil embutido se houver uma disparada inflacionária e o título ficar travado na taxa pré. O@Alessandro Mendonça Dos Santosmostrou aí que nos últimos 10 anos em duas oportunidades a inflação chegou a dois dígitos, certo? 😉

Aí a hora que incidir o IR sobre os rendimentos, praticamente vai ser tributada tão somente sobre a correção monetária do período... Nesse cenário, poderia "dar ruim" né! Rssss

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
5 minutes ago, Arthur Célio Cruz Ferreira Jorge Garcia disse:

Boa tarde Edison,

Precisamos lembrar que embora referidos títulos possam ser carregados até o fim, sem risco de crédito por se tratar de título do governo, há a possibilidade do risco Brasil embutido se houver uma disparada inflacionária e o título ficar travado na taxa pré. O@Alessandro Mendonça Dos Santosmostrou aí que nos últimos 10 anos em duas oportunidades a inflação chegou a dois dígitos, certo? 😉

Aí a hora que incidir o IR sobre os rendimentos, praticamente vai ser tributada tão somente sobre a correção monetária do período... Nesse cenário, poderia "dar ruim" né! Rssss

Sim, existe a possibilidade entrando neste quesito o que geraria uma perda por conta da inflação.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...