Jump to content
  • 0

Diferença entre Dividentos de ON e PN


Pergunta

9 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
11 horas atrás, Adriano Umemura disse:

Boa tarde @Pedro Paulo Nunes Guimarães Junior. No caso da Taesa o pagamento para ações ordinarias e preferenciais é o mesmo, segundo seu estatuto social

 

Captura de tela 2024-09-04 143636.png

Bom dia Adriano!

Nesse caso, existe algum motivo que explique a existências de ações preferenciais da Taesa? E mais, por que alguém compraria elas ao invés da ordinária então? 🤔

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

 

16 horas atrás, Nelson Pimentel Carriati disse:

Bom dia Adriano!

Nesse caso, existe algum motivo que explique a existências de ações preferenciais da Taesa? E mais, por que alguém compraria elas ao invés da ordinária então? 🤔

Boa noite, @Nelson Pimentel Carriati

Um motivo possível seria a Liquidez do ativo:

Pegando dados do investidor 10 é possível ver que TAEE4 tem o dobro da liquidez média diária da TAEE3.
https://investidor10.com.br/acoes/taee4/
https://investidor10.com.br/acoes/taee3/

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 04/09/2024 at 11:18, Pedro Paulo Nunes Guimarães Junior disse:

Bom dia, estou estudando a Taeesa, e me deparei com uma situação e gostaria de expor aqui para confirmar meu entendimento ou corrigir meu erro.

 

Em analise em sites fundamentalistas verifique que o DY tanto da TAEE3 e TAEE4 são os mesmos, indo diretamente no Ri da empresa e lendo o Aviso de Acionistas, sobre a distribuição de lucros no campo que define o valor por ação está informando com o cabeçalho " Proventos a pagar por ação TAEE3/TAEE4 (R$)" , "Dividendos intercalares por ação TAEE3/TAEE4 (R$)" e " Juros sobre capital próprio por ação TAEE3/TAEE4 (R$)". Lendo também o Estatuto Social, não localizei a informação sobre a preferência das ações PN sobre as ON.

Nesse caso especifico não existe diferenciação entre as duas ações com relação aos dividendos? ou eu estou interpretando errado?

 

Obrigado

Boa noite Pedro,

Há uma grande diferença entre ações ON e PN. As ONs dão direito a voto, ao passo que as PN não. Ou seja, mesmo se você tivesse todas as ações PN de uma empresa, você não poderia conduzir o rumo dela. Então, em contrapartida, as ações PN possuem alguma vatangem, e essa vantagem é que os donos de ações PN possuem preferência quanto ao recebimento o dos dividendos e também no recebimento dos valores investidos em caso de falência da empresa (justamente porque você não participa em relação ao direcionamento dos negócios da empresa). Daí inclusive o nome "preferenciais".

Logo, é possível dizer que se eu não posso votar nos negócios da empresa, meu risco é maior também! Então, o mercado precifica essas ações com um valor menor do que as ONS e se o valor nominal dos dividendos é idêntico (como o caso da TAEE), se você paga mais barato numa ação PN acaba recebendo dividendos iguais àqueles detentores das ON, ficando assim com seu DY (dividend yield) com melhor custo-beneficio. Noutras palavras, você paga um valor menor pelas PNs para receber a mesma coisa que alguém que pagou um valor maior para adquirir as ações ONs.

Olha só a precificação dessas duas empresas no fechamento de hoje como exemplo:

IMG_6613.jpeg.e45d55ea463abda09004d7d218515a5e.jpeg

Espero que tenha lhe ajudado de alguma forma. 😉

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
20 horas atrás, Nelson Pimentel Carriati disse:

Bom dia Adriano!

Nesse caso, existe algum motivo que explique a existências de ações preferenciais da Taesa? E mais, por que alguém compraria elas ao invés da ordinária então? 🤔

Boa noite, Nelson!

Apenas dando um centavo de contribuição. Veja que as ações PN possuem um preço menor onde apesar de a diferença não ser tão gritante, acaba por atrair mais investidores pois é um valor mais acessível por assim dizer.

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

@Arthur Célio Cruz Ferreira Jorge Garcia, essa diferença sobre poder de voto, eu já sabia, assim como a questão de preferência em recebimento em caso de falência, mas a pergunta é porque na sua essência a diferença seria nos dividendos já que a ON teria o direito de voto e a PN um ganho a mais nos dividendos. Por isso fiquei na dúvida se estava analisando correntemente os documentos divulgados. Obrigado a todos pela atenção.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...