Jump to content
  • 0

Estratégia de Alocação em Renda Fixa - Contrafluxo


Vittor Zanatta

Pergunta

Olá, Pessoal!

Estou procurando bons ativos de RF para aportar e lembrei-me da aula do Raul sobre contrafluxo e marcação a mercado.

Pelo que entendi:

  • Selic alta com expectativa de queda: prefixados
  • Selic baixo com expectativa de alta: indexados à Selic e ao CDI
  • Inflação baixa com expectativa de alta: indexados ao IPCA

Na visão de vocês pensando em um horizonte de 2-3 anos, e pensando no contrafluxo:

  1. Vamos de prefixados, pensando que o COPOM irá manter a Selic no patamar atual e ano que vem com o Galípolo, baixando a Selic?
  2. Vamos de indexados à Selic e CDI, pensando que Selic voltará a subir e não terá interferências do governo?
  3. ou vamos de IPCA mesmo?

Gostaria de saber a opinião de vocês sobre o cenário atual e se estou montando uma estratégia coerente.

Obrigado pela atenção desde já!

 

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0

é um prazo curto... Se é um recurso que você está disposto a correr risco eu iria no pré fixado... Se precisa de previsibilidade vai no SELIC.... o IPCA, caso a SELIC caia talvez vc não consiga uma boa marcação a mercado pra vender o título que comprar agora, pois geralmente diminui a parcela pré da NTNB, Sem contar que com a SELIC caindo a tendenicia é o IPCA subir, o que aumenta sua rentabilidade nominal, mas diminui a rentabilidade real liquida, pois o IR vai incidir sobre a inflação também... No cenário atual, para o horizonte de 3 anos eu iria no LTN ou LFT.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Boa noite @Vittor Zanatta

Tenho Tesouro contratado e em janeiro agora ele alcança a IR de 15% ou seja, tendo em vista a mundana no banco central e a queda da taxa "prevista" para o 2025 ( que por sinal está batendo a nossa porta ) estou no melhor momento para pegar uma ótima marcação a mercado e aplicar em outras opções. Você poderia aproveitar essa oportunidade em parte de seu capital, caso já tenha em mente em quais outras coisas vai investir visando a diversidade.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
9 horas atrás, Vittor Zanatta disse:

Olá, Pessoal!

Estou procurando bons ativos de RF para aportar e lembrei-me da aula do Raul sobre contrafluxo e marcação a mercado.

Pelo que entendi:

  • Selic alta com expectativa de queda: prefixados
  • Selic baixo com expectativa de alta: indexados à Selic e ao CDI
  • Inflação baixa com expectativa de alta: indexados ao IPCA

Na visão de vocês pensando em um horizonte de 2-3 anos, e pensando no contrafluxo:

  1. Vamos de prefixados, pensando que o COPOM irá manter a Selic no patamar atual e ano que vem com o Galípolo, baixando a Selic?
  2. Vamos de indexados à Selic e CDI, pensando que Selic voltará a subir e não terá interferências do governo?
  3. ou vamos de IPCA mesmo?

Gostaria de saber a opinião de vocês sobre o cenário atual e se estou montando uma estratégia coerente.

Obrigado pela atenção desde já!

 

Olá Vittor,

Eu pessoalmente entendo que para este prazo os títulos IPCA+ são mais vantajosos no momento, seguidos pelos prefixados e só depois os vinculados ao CDI.

Meu racional é simples e baseado no relatório Focus: um pequeno aumento da inflação em curto prazo (+/- seis meses), depois alguma estabilização e início de queda em 2025. Mas vale lembrar que em 2026 teremos eleições e vai ser um samba só.

De toda forma, pelo contrafluxo vale lembrar que a gente tem de verificar o que está melhor no momento atual, especialmente porque não sabemos o que irá ocorrer no futuro. Claro, temos de ter uma expectativa, mas sem imaginar que vamos "nos dar bem" em todas as escolhas de hoje no futuro hehehe.

Lembrando que isto não é recomendação de compra ou venda de nenhum ativo.

Espero ter ajudado!

Editado por Matheus Passos Silva
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...