Jump to content
  • 0

Investimentos de longo prazo


Daniel Henrique#3776

Pergunta

Olá pessoal, boa tarde, venho fazendo o curso e cheguei ao fim do modulo 3 (Renda Fixa), porém, uma dúvida me acompanhou durante todo o modulo, a qual não fora respondida ou eu que não me atentei a alguma explicação. Nesse sentido, vou criar uma situação hipotética na qual a minha dúvida se enquadra. Supondo que eu possuo R$ 1.000,00 para investir todos os meses, com a finalidade de realizar uma viagem ao final de 6 meses, nesse sentido, encontro um CDB com vencimento em 180 dias. Assim, realizo o primeiro aporte de R$ 1000, no próximo mês eu consigo fazer um novo aporte nesse mesmo CDB ou, tenho que procurar outro? 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

5 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
55 minutes ago, Daniel Henrique#3776 disse:

Olá pessoal, boa tarde, venho fazendo o curso e cheguei ao fim do modulo 3 (Renda Fixa), porém, uma dúvida me acompanhou durante todo o modulo, a qual não fora respondida ou eu que não me atentei a alguma explicação. Nesse sentido, vou criar uma situação hipotética na qual a minha dúvida se enquadra. Supondo que eu possuo R$ 1.000,00 para investir todos os meses, com a finalidade de realizar uma viagem ao final de 6 meses, nesse sentido, encontro um CDB com vencimento em 180 dias. Assim, realizo o primeiro aporte de R$ 1000, no próximo mês eu consigo fazer um novo aporte nesse mesmo CDB ou, tenho que procurar outro? 

Boa tarde @Daniel Henrique#3776. Pode ser que no proximo mes voce não encontre o mesmo CDB, ja que a quantidade emitida do titulo pode ter se esgotado. Mesmo os CDBs de liquidez diaria a qual o emissor garante a recompra, no mes seguinte podera ser um outro titulo com taxas diferentes.

Mas veja que sempre teremos titulos a cada mes que se alinhe com nossos objetivos, seja o mesmo que aportamos ou outro similar

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

 

Muito obrigado pela resposta @Adriano Umemura. Então, se eu quero construir um patrimônio a longo prazo, somente na renda fixa, com aportes mensais, o ideal seria a compra de títulos no tesouro direto, por ser possível a recompra do título, e nesse sentido, mês a mês, o juros ira render sobre um montante cada vez maior?

Editado por Daniel Henrique#3776
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
3 minutes ago, Daniel Henrique#3776 disse:

 

Muito obrigado pela resposta @Adriano Umemura. Então, se eu quero construir um patrimônio a longo prazo, somente na renda fixa, com aportes mensais, o ideal seria a compra de títulos no tesouro direto, por ser possível a recompra do título, e nesse sentido, mês a mês, o juros ira render sobre um montante cada vez maior?

Bom dia, Daniel!

Quando falamos de investimentos de longo prazo que é voltado para nossa carteira de aposentaria (a qual no permitirá viver de renda) a diversificação é fundamental pois é um fator de segurança. Então, o ideal não seria operar somente com renda fixa além de que outras categorias tendem a ter rentabilidades maiores no longo prazo.

Como a visão é de longo prazo, não precisaria somente serem feitas aplicações no tesouro. Sempre é bom avaliar o risco X retorno. Existem títulos na renda fixa que pagam rentabilidades maiores e inclusive cobertos pelo FGC que acabam por se sobressair ao tesouro que também tem seu valor. Por isso sempre importante uma análise do que está sendo oferecido no dia do seu aporte. E ainda falando sobre a recompra de títulos do tesouro, o tesouro nacional garante sim a recompra dos títulos mas lembre-se que os tesouro prefixado e IPCA+ sofrem da marcação a mercado onde em dados momentos uma antecipação do título pode lhe gerar perda de capital.

Tanto no tesouro como em qualquer outra aplicação na renda fixa, os rendimentos sempre serão no formato de juros compostos, ou seja, juros sobre juros.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hour ago, Daniel Henrique#3776 disse:

 

Muito obrigado pela resposta @Adriano Umemura. Então, se eu quero construir um patrimônio a longo prazo, somente na renda fixa, com aportes mensais, o ideal seria a compra de títulos no tesouro direto, por ser possível a recompra do título, e nesse sentido, mês a mês, o juros ira render sobre um montante cada vez maior?

Não necessariamente. Eu particularmente considero como uma boa relação risco retorno os titulos bancarios com proteção do FGC. A cada mes voce avaliaria o cenario macroeconomico e aportaria nestes titulos baseado no contrafluxo. Aos poucos voce ira construindo o que chamamos de patrimonio de segurança, ou seja, um cronograma de vencimento de renda fixa que ira lhe dar uma previsibilidade anual de recebimento. Lembrando sempre de ter tambem a linha de liquidez imediata que seria a reserva de emergencia.

A partir do momento que estamos para extrapolar o limite do FGC podemos então optar por ter mais segurança nos titulos do tesouro ou maior rentabilidade e risco nos titulos sem proteção do FGC

O fato de voce aportar somente em um titulo não fara voce ter uma rentabilidade maior, e mesmo no tesouro voce aporta na mesma data de vencimento mas são titulos diferentes a cada mes com taxas diferentes. Como nossa rentabilidade é mensurada percentualmente não faz diferença se esta tudo no mesmo titulo ou em titulos diferentes.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...