Jump to content
  • 0

Onde investir antes de terminar o curso? (Tesouro Selic X LCA)


Cesar Kazuo Kotaka

Pergunta

Estou no começo do curso (Turma 36), porém devido a correria diária, não tenho a certeza de que consigo finalizar antes das férias no final do ano e o Raul fala para investir no Tesouro Selic até terminar o curso, mas:

Tesouro Selic: 10,5% a.a. com IR de 22,5% a 15%;

LCA Pré Fixada BB: 10,65% a.a. com resgate 280 dias (chegando a 11,0X% / 720 dias em várias ocasiões) SEM IR;

Obs.: As LCAs indexadas ficam no máximo em 94% do CDI, então não me parecem seguras vendo que na última década, a CDI variou entre 2,76% à 14,09%, com uma média de 9,5%)

Entendo que o problema é a falta de liquidez, mas se resgatar o Tesouro Selic para reinvestir em prazo inferior a 2 anos, a alíquota é muito alta, então não seria melhor investir o montante que não faz parte da minha reserva de emergência (esta sim continuar na poupança) em LCA até aprender a investir (talvez deixando um valor adicional entre 10/20k para aprender aportar em outras modalidades durante este tempo?

Extra: O que significam essas taxas no Tesouro Selic (e outros) que na coluna de Juros a.a. tem 0,06%/0,15% (Tesouro Selic 2027/29), já que as prefixadas tem a taxa "cheia" 11,68% (Tesouro Selic prefixado 2027)

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

6 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
8 horas atrás, Cesar Kazuo Kotaka disse:

Estou no começo do curso (Turma 36), porém devido a correria diária, não tenho a certeza de que consigo finalizar antes das férias no final do ano e o Raul fala para investir no Tesouro Selic até terminar o curso, mas:

Tesouro Selic: 10,5% a.a. com IR de 22,5% a 15%;

LCA Pré Fixada BB: 10,65% a.a. com resgate 280 dias (chegando a 11,0X% / 720 dias em várias ocasiões) SEM IR;

Obs.: As LCAs indexadas ficam no máximo em 94% do CDI, então não me parecem seguras vendo que na última década, a CDI variou entre 2,76% à 14,09%, com uma média de 9,5%)

Entendo que o problema é a falta de liquidez, mas se resgatar o Tesouro Selic para reinvestir em prazo inferior a 2 anos, a alíquota é muito alta, então não seria melhor investir o montante que não faz parte da minha reserva de emergência (esta sim continuar na poupança) em LCA até aprender a investir (talvez deixando um valor adicional entre 10/20k para aprender aportar em outras modalidades durante este tempo?

Extra: O que significam essas taxas no Tesouro Selic (e outros) que na coluna de Juros a.a. tem 0,06%/0,15% (Tesouro Selic 2027/29), já que as prefixadas tem a taxa "cheia" 11,68% (Tesouro Selic prefixado 2027)

Bom dia @Cesar Kazuo Kotaka. Quando indicamos deixar o dinheiro no tesouro selic até terminar o curso seria pelo fato de ser o investimento de renda fixa mais seguro, possui rentabilidade e liquidez diaria, e por basicamente não sofrer de marcação a mercado voce pode resgatar a qualquer momento sem perda de rentabilidade.

Mas veja que este investimento não fara parte do nosso escopo para nossa carteira de longo prazo. Para a carteira de renda fixa de longo prazo iremos estruturar a escolha dos titulos avaliando a sua relação risco x retorno e adaptando esta escolha com o ciclo de mercado pelo contrafluxo. O tesouro selic bem como qualquer investimento que possua liquidez imediata sera somente utilizado em situações que voce precisa do montante a qualquer momento, ja que teremos uma rentabilidade menor devido ao conceito de preferencia por liquidez.

Em relação a sua ultima duvida, a taxa mostrada junto com a variação da selic seria um desagio do titulo, ou seja uma taxa adicional prefixada que sera somada a variação da selic na sua rentabilidade.

Veja se estas explicações fazem sentido para voce. Caso tenha mais alguma duvida poste aqui para podermos ajudar.

  • Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
9 horas atrás, Cesar Kazuo Kotaka disse:

Estou no começo do curso (Turma 36), porém devido a correria diária, não tenho a certeza de que consigo finalizar antes das férias no final do ano e o Raul fala para investir no Tesouro Selic até terminar o curso, mas:

Tesouro Selic: 10,5% a.a. com IR de 22,5% a 15%;

LCA Pré Fixada BB: 10,65% a.a. com resgate 280 dias (chegando a 11,0X% / 720 dias em várias ocasiões) SEM IR;

Obs.: As LCAs indexadas ficam no máximo em 94% do CDI, então não me parecem seguras vendo que na última década, a CDI variou entre 2,76% à 14,09%, com uma média de 9,5%)

Entendo que o problema é a falta de liquidez, mas se resgatar o Tesouro Selic para reinvestir em prazo inferior a 2 anos, a alíquota é muito alta, então não seria melhor investir o montante que não faz parte da minha reserva de emergência (esta sim continuar na poupança) em LCA até aprender a investir (talvez deixando um valor adicional entre 10/20k para aprender aportar em outras modalidades durante este tempo?

Extra: O que significam essas taxas no Tesouro Selic (e outros) que na coluna de Juros a.a. tem 0,06%/0,15% (Tesouro Selic 2027/29), já que as prefixadas tem a taxa "cheia" 11,68% (Tesouro Selic prefixado 2027)

Olá Cesar,

Para além do que o Adriano já respondeu, gostaria de trazer algumas outras ideias para você refletir.

Um ponto importante a considerar é a variação das taxas de juros. No Tesouro Selic, você está atrelado à taxa básica da economia, o que significa que, se a Selic subir, seu retorno acompanhará, garantindo uma proteção maior contra a inflação. Já na LCA pré-fixada, você trava uma taxa, o que pode ser vantajoso se os juros caírem, mas desfavorável se eles subirem. Ou seja, ao investir no Tesouro Selic, você mantém uma exposição à variação da Selic, enquanto na LCA você tem previsibilidade, mas assume o risco de perder oportunidades de rendimentos maiores, caso os juros aumentem no futuro.

Outro ponto é que a falta de liquidez da LCA pode ser um obstáculo se você precisar do dinheiro antes do prazo de vencimento. Mesmo que o Tesouro Selic não seja o investimento com maior rentabilidade, ele oferece uma liquidez diária, o que pode ser uma vantagem para quem ainda está aprendendo a investir e quer manter flexibilidade para eventuais oportunidades ou emergências financeiras.

Espero ter ajudado!

  • Brabo 3
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

@Cesar Kazuo Kotaka

Ou então, além de todas as colocações acima dos amigos sardinhas, e talvez só para colocar mais dúvidas ainda na sua cabeça (🤣🤣) um cdb de liquidez diária com mínimo de 100% cdi até vc conseguir estudar e estruturar sua carteira de longo prazo.

A vantagem em relação ao tesouro é que o cdb não sofre a marcação a mercado, coisa que até mesmo o tesouro selic também sofre, embora em muito menor proporção que as demais modalidades do tesouro (pré e ipca).

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 minutes ago, Arthur Célio Cruz Ferreira Jorge Garcia disse:

@Cesar Kazuo Kotaka

Ou então, além de todas as colocações acima dos amigos sardinhas, e talvez só para colocar mais dúvidas ainda na sua cabeça (🤣🤣) um cdb de liquidez diária com mínimo de 100% cdi até vc conseguir estudar e estruturar sua carteira de longo prazo.

A vantagem em relação ao tesouro é que o cdb não sofre a marcação a mercado, coisa que até mesmo o tesouro selic também sofre, embora em muito menor proporção que as demais modalidades do tesouro (pré e ipca).

Tesouro Selic apesar de sofrer uma ínfima marcação, é convencionado dizer que ele não sofre justamente pela variação. Além disso, existe o deságio do tesouro que acaba por praticamente anular o efeito da marcação  =)

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 10/09/2024 at 08:14, Matheus Passos Silva disse:

Olá Cesar,

Para além do que o Adriano já respondeu, gostaria de trazer algumas outras ideias para você refletir.

Um ponto importante a considerar é a variação das taxas de juros. No Tesouro Selic, você está atrelado à taxa básica da economia, o que significa que, se a Selic subir, seu retorno acompanhará, garantindo uma proteção maior contra a inflação. Já na LCA pré-fixada, você trava uma taxa, o que pode ser vantajoso se os juros caírem, mas desfavorável se eles subirem. Ou seja, ao investir no Tesouro Selic, você mantém uma exposição à variação da Selic, enquanto na LCA você tem previsibilidade, mas assume o risco de perder oportunidades de rendimentos maiores, caso os juros aumentem no futuro.

Outro ponto é que a falta de liquidez da LCA pode ser um obstáculo se você precisar do dinheiro antes do prazo de vencimento. Mesmo que o Tesouro Selic não seja o investimento com maior rentabilidade, ele oferece uma liquidez diária, o que pode ser uma vantagem para quem ainda está aprendendo a investir e quer manter flexibilidade para eventuais oportunidades ou emergências financeiras.

Espero ter ajudado!

 

21 horas atrás, Arthur Célio Cruz Ferreira Jorge Garcia disse:

@Cesar Kazuo Kotaka

Ou então, além de todas as colocações acima dos amigos sardinhas, e talvez só para colocar mais dúvidas ainda na sua cabeça (🤣🤣) um cdb de liquidez diária com mínimo de 100% cdi até vc conseguir estudar e estruturar sua carteira de longo prazo.

A vantagem em relação ao tesouro é que o cdb não sofre a marcação a mercado, coisa que até mesmo o tesouro selic também sofre, embora em muito menor proporção que as demais modalidades do tesouro (pré e ipca).

Sim, é justamente por essas dúvidas que comecei o curso, pois nas contas que faço essas LCAs tem compensado sempre comparado ao que tenho analisado, por isso acho que não entendi os "segredos" dos investimentos sendo autodidata apenas.

Abaixo uma simulação com R$ 50.000 em 6 meses, o IR desconta muito, então acho difícil conseguir um investimento que compense a perda, principalmente falando de baixo à médio risco (simulação usando uma planilha da InfoMoney).

image.png

Já com os 9 meses da LCA:image.png.248faee18a6e721158eef8441f8ebdbb.png

Editado por Cesar Kazuo Kotaka
Adicionada imagem.
  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
16 horas atrás, Cesar Kazuo Kotaka disse:

 

Sim, é justamente por essas dúvidas que comecei o curso, pois nas contas que faço essas LCAs tem compensado sempre comparado ao que tenho analisado, por isso acho que não entendi os "segredos" dos investimentos sendo autodidata apenas.

Abaixo uma simulação com R$ 50.000 em 6 meses, o IR desconta muito, então acho difícil conseguir um investimento que compense a perda, principalmente falando de baixo à médio risco (simulação usando uma planilha da InfoMoney).

image.png

Já com os 9 meses da LCA:image.png.248faee18a6e721158eef8441f8ebdbb.png

Olá Cesar,

Eu acho que tudo vai depender do prazo da aplicação e da rentabilidade oferecida.

Se for um investimento de curto prazo (até 1 ano), as LCIs/LCAs geralmente são mais vantajosas por causa da isenção de IR. Se o investimento for de médio prazo (1 a 2 anos), as LCIs/LCAs ainda podem ser mais atraentes, mas a diferença começa a diminuir. E se o investimento for de longo prazo (mais de 2 anos), aí a vantagem das LCIs/LCAs diminui, e CDBs podem ser mais vantajosos se a taxa de rendimento for mais alta, compensando o imposto de renda.

A decisão deve sempre considerar as taxas oferecidas no momento, e fazer as contas considerando-se a taxa do imposto de renda. Além, é claro, de considerar seus objetivos: se você vai precisar do dinheiro em curto prazo, então a LCA/LCI é melhor. Mas se puder esperar mais - e a taxa compensar - talvez um CDB valha mais a pena.

Espero ter ajudado!

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...