Jump to content
  • 0

Qtde ideal de ativo na carteira, existe?


David Aprígio

Pergunta

Boa tarde Pessoal,

Tenho uma dúvida que provavelmente não existe resposta exata, mas gostaria de opiniões para ajudar meu raciocínio.

Iniciei o modulo 7, e após o modulo 4 comecei as análises dos ativos que pretendo colocar na minha carteira. Após estudos realizados coloquei 13 ativos na carteira, onde 12 foram ações nacionais e 1 de FII, tenho outros FIIS's que estudei e gostei, mas neste inicio pretendo priorizar a criação de uma posição em empresas. Referente as empresas foram escolhidas de diferentes setores, somente no ramo financeiro e distribuição de energia coloquei 02 que foram aprovadas em minha análise. Após o contexto, a duvida é se existe um numero "bom" de ativos para começar a aportar? Meu receio é que como meus aportes são relativamente baixos (2k mês), eu pulverize muito neste inicio e não tenha uma boa posição em uma empresa que possa ter se saído melhor no meu diagrama do cerrado.

 

Desde já agradeço aos que puderem contribuir!!

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

6 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
Just now, David Aprígio disse:

Boa tarde Pessoal,

Tenho uma dúvida que provavelmente não existe resposta exata, mas gostaria de opiniões para ajudar meu raciocínio.

Iniciei o modulo 7, e após o modulo 4 comecei as análises dos ativos que pretendo colocar na minha carteira. Após estudos realizados coloquei 13 ativos na carteira, onde 12 foram ações nacionais e 1 de FII, tenho outros FIIS's que estudei e gostei, mas neste inicio pretendo priorizar a criação de uma posição em empresas. Referente as empresas foram escolhidas de diferentes setores, somente no ramo financeiro e distribuição de energia coloquei 02 que foram aprovadas em minha análise. Após o contexto, a duvida é se existe um numero "bom" de ativos para começar a aportar? Meu receio é que como meus aportes são relativamente baixos (2k mês), eu pulverize muito neste inicio e não tenha uma boa posição em uma empresa que possa ter se saído melhor no meu diagrama do cerrado.

 

Desde já agradeço aos que puderem contribuir!!

Boa tarde, David!

Primeiro de tudo, 2 mil por mês de aportado não é nada baixo. Está de parabéns aliás por isso!

A quantidade realmente não tem uma certa. Depende de cada investidor.

O que você levar em consideração na minha opinião neste cenário são duas coisas:

1 - atente-se a quantidade ativos que você consegue acompanhar. E quando falamos acompanhar não é olhar as cotações mas sim os relatórios e ver como as empresas estão caminhando. Se você tem, por exemplo, 15 ações na carteira e mais 10 FIIs, são 25 ativos para acompanhar. Se você da conta destes 25 (um número hipotético, claro) manda bala!

2 - um risco que você pode ter com uma quantidade alta de ações é uma exposição muito elevada em alguns setores como, por exemplo, ter mais de um banco, mais de uma empresa de energia, correlações com empresas diretamente interligadas (banco do Brasil e BB seguridade ou vale e bradespar). Mas se você estiver ciente do que envolve ter uma dupla exposição, também não há problema algum.

 

Espero que ajude!

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Concordo @Edison Luis Paulini quanto a exposição dupla, por isso, somente 02 setores tenho empresas correlacionadas como citei, realmente é um numero complicado de se definir em relação aos ativos. O problema é: Será que realmente estou acompanhando as empresas como deveria ou "acho" que estou acompanhando? Sei que é um dúvida que eu terei que encontrar a resposta, mas como estou no início irei criando mais "casca" com decorrer dos estudos e análises. 

De qualquer forma te agradeço pela mensagem, sempre bom termos essa troca de experiência. 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
9 minutes ago, David Aprígio disse:

Concordo @Edison Luis Paulini quanto a exposição dupla, por isso, somente 02 setores tenho empresas correlacionadas como citei, realmente é um numero complicado de se definir em relação aos ativos. O problema é: Será que realmente estou acompanhando as empresas como deveria ou "acho" que estou acompanhando? Sei que é um dúvida que eu terei que encontrar a resposta, mas como estou no início irei criando mais "casca" com decorrer dos estudos e análises. 

De qualquer forma te agradeço pela mensagem, sempre bom termos essa troca de experiência. 

O que você julga como ideal em acompanhar as empresas?

 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

@Edison Luis Paulini o que eu penso é: avaliar os resultados das empresas em questão, acompanhar o RI para saber se existe algum fato relevante a se considerar e conseguir continuar acompanhando o que esta acontecendo naquele setor, concorrências e etc. Vê algo em que eu precise melhorar no acompanhamento? 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
7 minutes ago, David Aprígio disse:

@Edison Luis Paulini o que eu penso é: avaliar os resultados das empresas em questão, acompanhar o RI para saber se existe algum fato relevante a se considerar e conseguir continuar acompanhando o que esta acontecendo naquele setor, concorrências e etc. Vê algo em que eu precise melhorar no acompanhamento? 

David, na minha opinião você está no caminho certo!

Com o tempo você vai se aprimorando em interpretar e coligar dados.

Um exemplo apenas para ilustrar: lemos no relatório da empresa SARD3 que foram investidos 40 milhões de reais em melhorias de processos e novas tecnologias. Lendo isso de forma isolada, não conseguimos pescar muito bem no que isso se refletiu. Mas continuando no relatório, é informado que houve mais capitação de clientes por conta de processos mais ágeis. E por fim, vemos que os lucros tiveram crescimento bem como as receitas.

Acho que deu pra ter uma ideia e esse tipo de coisa vai vindo com a experiência  =)

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
18 horas atrás, David Aprígio disse:

Boa tarde Pessoal,

Tenho uma dúvida que provavelmente não existe resposta exata, mas gostaria de opiniões para ajudar meu raciocínio.

Iniciei o modulo 7, e após o modulo 4 comecei as análises dos ativos que pretendo colocar na minha carteira. Após estudos realizados coloquei 13 ativos na carteira, onde 12 foram ações nacionais e 1 de FII, tenho outros FIIS's que estudei e gostei, mas neste inicio pretendo priorizar a criação de uma posição em empresas. Referente as empresas foram escolhidas de diferentes setores, somente no ramo financeiro e distribuição de energia coloquei 02 que foram aprovadas em minha análise. Após o contexto, a duvida é se existe um numero "bom" de ativos para começar a aportar? Meu receio é que como meus aportes são relativamente baixos (2k mês), eu pulverize muito neste inicio e não tenha uma boa posição em uma empresa que possa ter se saído melhor no meu diagrama do cerrado.

 

Desde já agradeço aos que puderem contribuir!!

Olá, tudo bem?
Vou falar na minha visão:

15 ações diversificada em setores e serviços

2 á 3 FIIs de cada setor, sendo eles : Logistica, Shoppings, FII´s de papel e Lajes corporativas 

ETF´s 10 diversificados por indicie, setor e países.

Renda fixa só ipca+ e selic

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...