Jump to content
  • 0

Módulo 04 - Dúvidas pontuais a respeito da renda variável!


Pergunta

Olá a todos, tenho algumas dúvidas pontuais a respeito da renda variável.

Vamos lá!

01 - Antes de entrar na AUVP eu já tinha algumas ações em carteira por conta que ouvi pessoas falarem que são boas por X motivo e tudo mais. Porém, eu decidi analisa-las e verificar se de fato são boas.

Comecei pela TAESA, olhei tudo o que podia e identifiquei que ela tem uma boa história e durante as crises ela se comportou bem e tudo mais. Tem indicadores bons e etc.
Quando fui executar a ultima parte da análise, que é a de comparação, comparei ela com a CEMIG (que controla a TAESA) e a CEMIG ganhou em quase todos os os indicadores. Neste caso, como eu prossigo? 

02 - Ainda sobre análise das empresas, quando eu comecei a analisar iniciei pelo DRE e não entendi muito o que eu tinha que olhar ali no DRE, tem algum norte, algum ponto de partida do que eu começo a olhar? Com que tipo de olhar?

03 - Sobre os Fundos Imobiliários, existe dupla exposição? Exemplo: Se eu comprar dois FII's de Tijolos do segmento de shoppings, tenho dupla exposição?

04 - Ainda sobre os FIIs, como eu efetuo a comparação de um FII com um outro? Do mesmo segmento e tipo é claro.

05 - E por último, peço desculpas, as afirmações abaixo estão certas, sobre alguns indicadores (só para finalizar):

- P/EBIT: Significa o preço que a gente está pagando pelo lucro operacional da empresa. Quanto menor melhor?

- Div/EBITDA: É um indicador para comparar a geração de lucro de uma determinada empresa, quanto menor, menor o tempo para ela pagar. Também mostra se a empresa é muito endividada ou pouca. Quanto menor melhor?

- EBITDA: É um indicador de operação, o mais forte, é o quanto de fato a empresa consegue lucrar com sua operação se não tivesse que pagar os impostos, também remove a depreciação. É usado para indicar se uma determinada empresa é lucrativa ou não.

- EV/EBITDA: É um indicador que mostra se a empresa está cara ou barata. Quanto menor melhor?

- ROE: O Quanto a empresa consegue lucrar com o dinheiro dos acionistas.

- ROIC: O Quanto a empresa consegue lucrar com o dinheiro dos acionistas + empréstimos. A dúvida aqui é, quando é que esse indicador importa? Se a empresa lucra mais com ROIC, significa que ela é mais endividada, logo pode ser um problema. Certo?

- ROA: Um indicador muito importante para empresas industriais como por exemplo a Vale, indica o quando a empresa lucra com seus ativos tangíveis, no caso dela, seria as minas, maquinário e dentre outros...

Agradeço demais a ajuda! 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

2 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
10 horas atrás, José Gabriel Siqueira Dos Santos Da Silva disse:

01 - Antes de entrar na AUVP eu já tinha algumas ações em carteira por conta que ouvi pessoas falarem que são boas por X motivo e tudo mais. Porém, eu decidi analisa-las e verificar se de fato são boas.

Comecei pela TAESA, olhei tudo o que podia e identifiquei que ela tem uma boa história e durante as crises ela se comportou bem e tudo mais. Tem indicadores bons e etc.
Quando fui executar a ultima parte da análise, que é a de comparação, comparei ela com a CEMIG (que controla a TAESA) e a CEMIG ganhou em quase todos os os indicadores. Neste caso, como eu prossigo? 

Bom dia @José Gabriel Siqueira Dos Santos Da Silva. Eu preferiria realizar uma comparação com empresas do mesmo subsetor de energia eletrica. O foco da Taesa é no segmento de transmissão de energia, então comparar com outras empresas com o mesmo foco seria interessante. Alem disso as preferenciais não tem tag along. Um outro ponto que eu procuro manter em observação esta relacionado ao tema de federalização das empresas de MG que volta e meio vem a tona novamente. Eu particularmente acredito que sob o ponto de vista de performance da empresa pode representar um retrocesso.

10 horas atrás, José Gabriel Siqueira Dos Santos Da Silva disse:

02 - Ainda sobre análise das empresas, quando eu comecei a analisar iniciei pelo DRE e não entendi muito o que eu tinha que olhar ali no DRE, tem algum norte, algum ponto de partida do que eu começo a olhar? Com que tipo de olhar?

No DRE voce ira avaliar a evolução da receita e lucro, bem como as margens da empresa, seja bruta, operacional e liquida. Voce tambem pode avaliar a respeito do lucro operacional e os impactos do resultado financeiro e tributação sobre ele, resultando no lucro liquido.

Eu particularmente gosto de avaliar os resultados dos ultimos 5 anos para ter um panorama da evolução destes resultados ao longo dos anos.

10 horas atrás, José Gabriel Siqueira Dos Santos Da Silva disse:

03 - Sobre os Fundos Imobiliários, existe dupla exposição? Exemplo: Se eu comprar dois FII's de Tijolos do segmento de shoppings, tenho dupla exposição?

Caso os 2 fundos sejam do mesmo setor voce aumentaria a sua exposição da sua carteira de fiis naquele setor (Galpões logisticos, shoppings, lajes corporativas). Contudo em termos de performance eu não vejo uma correlação em termos de competitividade, somente de exposição setorial mesmo.

10 horas atrás, José Gabriel Siqueira Dos Santos Da Silva disse:

04 - Ainda sobre os FIIs, como eu efetuo a comparação de um FII com um outro? Do mesmo segmento e tipo é claro.

Voce pode avaliar em relação ao numero de imoveis, diversificação regional e consequentemente o patrimonio do fundo, diversificação e qualidade dos inquilinos. Eu particularmente procuro investir em fundos com no minimo R$1BI de patrimonio. Indicadores de vacancia tanto fisica como financeira, a evolução do pagamento dos rendimentos bem como se estão acima ou abaixo da media do setor, e indicadores relacionados ao preço para avaliar a relação com o valor patrimonial do fundo.

Em setores especificos como os de shopping voce pode avaliar as vendas/m2 e o NOI. Galpões logisticos voce tambem pode avaliar o WAULT e fundos de papel o LTV bem como os indexadores das dividas

10 horas atrás, José Gabriel Siqueira Dos Santos Da Silva disse:

- P/EBIT: Significa o preço que a gente está pagando pelo lucro operacional da empresa. Quanto menor melhor?

Basicamente mostraria em quantos anos de lucro operacional voce recuperado o valor pago na empresa. Quanto menor melhor, mas sempre é interessante avaliar o porque o mercado estaria pagando mais barato pela empresa. Apesar de não ser sempre mas boa parte do tempo o mercado mostra uma eficiencia em precificação

10 horas atrás, José Gabriel Siqueira Dos Santos Da Silva disse:

- Div/EBITDA: É um indicador para comparar a geração de lucro de uma determinada empresa, quanto menor, menor o tempo para ela pagar. Também mostra se a empresa é muito endividada ou pouca. Quanto menor melhor?

É um indicador de alavancagem da empresa. Mostra quantos lucros operacionais seriam necessarios para pagar a divida. Em termos gerais uma empresa com divida liquida / ebitda maior do que 3 mostra um grau maior de alavancagem. Contudo é necessario analisar setorialmente,. setores que são mais alavancados como por exemplo o setor de energia eletrica devido a previsibilidade de receita

10 horas atrás, José Gabriel Siqueira Dos Santos Da Silva disse:

- EBITDA: É um indicador de operação, o mais forte, é o quanto de fato a empresa consegue lucrar com sua operação se não tivesse que pagar os impostos, também remove a depreciação. É usado para indicar se uma determinada empresa é lucrativa ou não.

O EBITDA seria o lucro operacional (EBIT) somado a depreciação e amortização. Quando temos o resultado do Ebit o mesmo ja é descontado a depreciação e amortização que geralmente é lançado nos gastos operacionais da empresa. Contudo a depreciação e amortização é uma despesa não caixa, ou seja, não é um dinheiro que efetivamente sai do caixa da empresa, mas sim um valor contabil que a empresa lança. Desta forma, quando devolvemos ao Ebit a depreciação e amortização temos um visão melhor da geração de caixa da empresa.

11 horas atrás, José Gabriel Siqueira Dos Santos Da Silva disse:

- EV/EBITDA: É um indicador que mostra se a empresa está cara ou barata. Quanto menor melhor?

Quando analisamos a variavel P/L estamos quantificando o quanto pagamos pela empresa frente ao montante que é direcionado para o acionista que seria o lucro liquido. o EV ou enterprise value seria basicamente o valor total da empresa. Então quando comparamos com o Ebitda teremos uma visão da relação do montante que é direcionado para o pagamento de capital proprio + o capital de terceiros, ou seja, quantos lucros operacionais seria necessario para pagar tanto acionistas como credores. Quanto menor o valçor mais barata esta a empresa considerando o que citei acima.

11 horas atrás, José Gabriel Siqueira Dos Santos Da Silva disse:

- ROE: O Quanto a empresa consegue lucrar com o dinheiro dos acionistas.

Voce pode interpretar desta forma ou tambem o quanto a empresa esta entregando de retorno para o acionista. 

Contudo alem da analise do valor individual deste indicador, é interessante usar o ROE para comparar empresas do mesmo setor, avaliando qual delas possui uma eficiencia maior em entregar este retorno. Existe a analise de dupont que desmembra o ROE em 3 variaveis que seriam a margem liquida, alavancagem financeira e giro do ativo que pode ser utiliza tambem para avalir quais destas variaveis a empresa esta performando melhor ou pior para apresentar o resultado.

11 horas atrás, José Gabriel Siqueira Dos Santos Da Silva disse:

- ROIC: O Quanto a empresa consegue lucrar com o dinheiro dos acionistas + empréstimos. A dúvida aqui é, quando é que esse indicador importa? Se a empresa lucra mais com ROIC, significa que ela é mais endividada, logo pode ser um problema. Certo?

Voce ira analisar o ROIC quando for realizar uma analise da empresa como um todo. A analise do ROIC pode ser utilizada para voce realizar uma comparação com o custo de capital total da empresa, ou quando quer avaliar a entrega de resultados tanto para acionistas como para credores. Um ROIC alto não significa um problema, mas sim que ela consegue entregar uma boa performance tanto para acionistas como para credores.

11 horas atrás, José Gabriel Siqueira Dos Santos Da Silva disse:

- ROA: Um indicador muito importante para empresas industriais como por exemplo a Vale, indica o quando a empresa lucra com seus ativos tangíveis, no caso dela, seria as minas, maquinário e dentre outros...

Trata-se de mais um indicador de eficiencia. Quando falamos de ativos, não necessariamente seriam somente os ativos tangiveis ou imobilizado da empresa, mas o conjunto de ativos totais (caixa, estoques, contas a receber, imobilizado...)

  • Me ajudou 1
  • Aí cê deu aula... 3
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...