Jump to content
  • 0

Módulo 04 - Dúvidas pontuais a respeito da renda variável!


Pergunta

Olá a todos, tenho algumas dúvidas pontuais a respeito da renda variável.

Vamos lá!

01 - Antes de entrar na AUVP eu já tinha algumas ações em carteira por conta que ouvi pessoas falarem que são boas por X motivo e tudo mais. Porém, eu decidi analisa-las e verificar se de fato são boas.

Comecei pela TAESA, olhei tudo o que podia e identifiquei que ela tem uma boa história e durante as crises ela se comportou bem e tudo mais. Tem indicadores bons e etc.
Quando fui executar a ultima parte da análise, que é a de comparação, comparei ela com a CEMIG (que controla a TAESA) e a CEMIG ganhou em quase todos os os indicadores. Neste caso, como eu prossigo? 

02 - Ainda sobre análise das empresas, quando eu comecei a analisar iniciei pelo DRE e não entendi muito o que eu tinha que olhar ali no DRE, tem algum norte, algum ponto de partida do que eu começo a olhar? Com que tipo de olhar?

03 - Sobre os Fundos Imobiliários, existe dupla exposição? Exemplo: Se eu comprar dois FII's de Tijolos do segmento de shoppings, tenho dupla exposição?

04 - Ainda sobre os FIIs, como eu efetuo a comparação de um FII com um outro? Do mesmo segmento e tipo é claro.

05 - E por último, peço desculpas, as afirmações abaixo estão certas, sobre alguns indicadores (só para finalizar):

- P/EBIT: Significa o preço que a gente está pagando pelo lucro operacional da empresa. Quanto menor melhor?

- Div/EBITDA: É um indicador para comparar a geração de lucro de uma determinada empresa, quanto menor, menor o tempo para ela pagar. Também mostra se a empresa é muito endividada ou pouca. Quanto menor melhor?

- EBITDA: É um indicador de operação, o mais forte, é o quanto de fato a empresa consegue lucrar com sua operação se não tivesse que pagar os impostos, também remove a depreciação. É usado para indicar se uma determinada empresa é lucrativa ou não.

- EV/EBITDA: É um indicador que mostra se a empresa está cara ou barata. Quanto menor melhor?

- ROE: O Quanto a empresa consegue lucrar com o dinheiro dos acionistas.

- ROIC: O Quanto a empresa consegue lucrar com o dinheiro dos acionistas + empréstimos. A dúvida aqui é, quando é que esse indicador importa? Se a empresa lucra mais com ROIC, significa que ela é mais endividada, logo pode ser um problema. Certo?

- ROA: Um indicador muito importante para empresas industriais como por exemplo a Vale, indica o quando a empresa lucra com seus ativos tangíveis, no caso dela, seria as minas, maquinário e dentre outros...

Agradeço demais a ajuda! 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

2 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

×
×
  • Criar novo...