Jump to content
  • 0

Tesouro Selic

Pergunta

Boa noite, gostaria de saber pra este investimento eu somo a taxa selic 10,50 + 0,15 = 10,65 essa taxa é anual correto? Então a taxa de juro mensal desse investimento é de 0,88. Está correto? 
Então o tesouro pré-fixado com tx de 12,04 seria melhor opção nestes dois casos correto?

• Brabo 3
Link para compartilhar

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Just now, Fernanda Teixeira Marques Lourenço disse:

Boa noite, gostaria de saber pra este investimento Tesouro Selic 2029 eu somo a taxa selic 10,50 + 0,15 = 10,65 essa taxa é anual correto? Então a taxa de juro mensal desse investimento é de 0,88. Está correto? 
Então o tesouro pré-fixado com tx de 12,04 seria melhor opção nestes dois casos correto?

Link para compartilhar

• 0

Boa noite, Fernanda!

11 minutes ago, Fernanda Teixeira Marques Lourenço disse:

Boa noite, gostaria de saber pra este investimento eu somo a taxa selic 10,50 + 0,15 = 10,65 essa taxa é anual correto?

Correto. No tesouro Selic temos a taxa sendo oferecida que é a própria Selic (10,5%a.a. neste momento) somado ao deságio de 0,15 neste exemplo.

13 minutes ago, Fernanda Teixeira Marques Lourenço disse:

Então a taxa de juro mensal desse investimento é de 0,88. Está correto? 

O valor equivalente mensal neste caso seria de aproximadamente 0,846%a.m. 

A conta é feita pela fórmula:  taxa mensal = ((1 + taxa anual ) elevado a 12/1 ) − 1

15 minutes ago, Fernanda Teixeira Marques Lourenço disse:

Em termos de rentabilidade, sim. O prefixado está com uma taxa superior. Porém é importante lembrar do objetivo deste investimento. Por exemplo: se estamos falando de um valor a ser aportado que precisará ser resgatado antes do vencimento, o prefixado é arriscado pois o mesmo sofre da marcação a mercado e no momento da venda é possível ter inclusive perda de capital.

Espero que ajude!

• Brabo 3
Link para compartilhar

• 0
9 horas atrás, Fernanda Teixeira Marques Lourenço disse:

Boa noite, gostaria de saber pra este investimento eu somo a taxa selic 10,50 + 0,15 = 10,65 essa taxa é anual correto? Então a taxa de juro mensal desse investimento é de 0,88. Está correto? 

Bom dia @Fernanda Teixeira Marques Lourenço. Como são juros compostos o calculo da rentabilidade mensal é um pouco diferente de somente dividirmos o valor por 12. O resultado sera bem proximo, mas para calculos de prazos maiores pode resultar em diferenças mais significativas. Para calcular a taxa equivalente mensal voce pode utilizar a formula do print abaixo sendo prazo que quero/prazo que tenho = 1/12. Desta forma uma taxa anual de 10,65%aa teria taxa equivalente mensal aproximada de 0,847%am

Em relação a segunda duvida. hoje a taxa oferecida do prefixado esta maior. Contudo o tesouro selic é um titulo pós fixado, ou seja, se a taxa selic aumentar a rentabilidade do titulo aumenta tambem. Desta forma somente saberemos a rentabilidade final no vencimento

Captura de tela 2024-09-17 083031.png

• Brabo 3
Link para compartilhar

• Criar novo...