Jump to content

  • 0

Diagrama do Cerrado - Investimentos já existentes


Pergunta

Pessoal, bom dia, antes de entrar na AUVP eu já tinha alguns investimentos como: Tesouro IPCA+2045, Ações (BBSE3, TAESA, BANCO BTG, Klabin) e adquiri umas outras recentemente (CDI's pré-fixados em 13%), como eu já tinha, como eu adiciono esses investimentos no diagrama do cerrado?

Já montei minhas perguntas e editei algumas no template que o diagrama do cerrado nos dá.

Minhas dúvidas são mais em como eu coloco esses investimentos no diagrama do cerrado e como eu dou a nota de força ao meu investimento?

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

8 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
22 minutes ago, José Gabriel Siqueira Dos Santos Da Silva disse:

Pessoal, bom dia, antes de entrar na AUVP eu já tinha alguns investimentos como: Tesouro IPCA+2045, Ações (BBSE3, TAESA, BANCO BTG, Klabin) e adquiri umas outras recentemente (CDI's pré-fixados em 13%), como eu já tinha, como eu adiciono esses investimentos no diagrama do cerrado?

Já montei minhas perguntas e editei algumas no template que o diagrama do cerrado nos dá.

Minhas dúvidas são mais em como eu coloco esses investimentos no diagrama do cerrado e como eu dou a nota de força ao meu investimento?

@José Gabriel Siqueira Dos Santos Da Silva na Renda Fixa nós mesmos criamos a tabela de notas levando em consideração que o Tesouro Selic é o mais seguro, então é nota 10. A partir dele você define a nota dos demais considerando ter ou não FGC, prazo de vencimento, índice atrelado, risco do emissor etc. Não tem uma regra, apenas a nota 10 que é do Tesouro Selic, os demais títulos você define a nota entre 9 e 0.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
34 minutes ago, Flavio Prado disse:

@José Gabriel Siqueira Dos Santos Da Silva na Renda Fixa nós mesmos criamos a tabela de notas levando em consideração que o Tesouro Selic é o mais seguro, então é nota 10. A partir dele você define a nota dos demais considerando ter ou não FGC, prazo de vencimento, índice atrelado, risco do emissor etc. Não tem uma regra, apenas a nota 10 que é do Tesouro Selic, os demais títulos você define a nota entre 9 e 0.

Certo, poderia me dar mais um norte?

Quando estamos falando de um CDI, a nota de força também é atrelada a rentabilidade? Exemplo, um CDI de 13% ele deve ter uma nota de força maior que um CDI de 12%?

Outra dúvida:
Se tiver FGC, seria +1 ponto pra somar nessa nota de força, certo?

Nas ações, como eu mediria a nota de força?

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
4 horas atrás, José Gabriel Siqueira Dos Santos Da Silva disse:

Certo, poderia me dar mais um norte?

Quando estamos falando de um CDI, a nota de força também é atrelada a rentabilidade? Exemplo, um CDI de 13% ele deve ter uma nota de força maior que um CDI de 12%?

Outra dúvida:
Se tiver FGC, seria +1 ponto pra somar nessa nota de força, certo?

Nas ações, como eu mediria a nota de força?

José a nota não é vinculada a rentabilidade, a nota é vinculada a segurança do investimento, quanto mais seguro maior a nota, vide o tesouro direto que pela segurança tem a maior nota.

Aplicações coberta pelo FGC até 250k por instituição e 1MM por CPF, também pode ter uma nota mais próximas ao 10 até esse limite, após esse valores deve ter uma melhor avaliação individual de cada pois o risco aumenta.

  • Brabo 3
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
5 horas atrás, José Gabriel Siqueira Dos Santos Da Silva disse:

Certo, poderia me dar mais um norte?

Quando estamos falando de um CDI, a nota de força também é atrelada a rentabilidade? Exemplo, um CDI de 13% ele deve ter uma nota de força maior que um CDI de 12%?

Outra dúvida:
Se tiver FGC, seria +1 ponto pra somar nessa nota de força, certo?

Nas ações, como eu mediria a nota de força?

Olá José,

Como dito acima pelos colegas, a nota é dada pelo tipo de título, não pelo rendimento.

Eu, por exemplo, uso as seguintes notas:

- Tesouro: 10

- CDB/LCA/LCI dentro do FGC: 8

- CDB/LCA/LCI fora do FGC: 7 (mas ainda não cheguei lá rsrsrs)

- CRI/CRA/Debentures incentivaras: 5

Veja se faz sentido pra você, e você monta com base nos seus próprios critérios.

Ja as ações, o diagrama do cerrado vai avaliar conforme as respostas que você der às perguntas.

Espero ter ajudado!

  • Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
13 minutes ago, José Gabriel Siqueira Dos Santos Da Silva disse:

Obrigado Pedro Paulo e Matheus Passos, consegui compreender e entender melhor! 

Vou usar como base para iniciar as notas do Matheus.

Nas ações vou verificar o que o diagrama do cerrado vai me dizer, muito obrigado pessoal!

 

Boa tarde, José!

Apenas um adendo. Lembre-se que o digrama do cerrado quando falamos de ações, o mesmo tem como função medir o risco dos ativos e não necessariamente se são ativos condizentes com sua estratégia e objetivos.

Ou seja, é necessário um estudo prévio da empresa com base em seus fundamentos e ver se vale a pena investir nela para só então medir seu risco no diagrama do cerrado com uma nota.

Não sei se você já fez este estudo antes, mas vale reforçar  =)

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 minute ago, Edison Luis Paulini disse:

Boa tarde, José!

Apenas um adendo. Lembre-se que o digrama do cerrado quando falamos de ações, o mesmo tem como função medir o risco dos ativos e não necessariamente se são ativos condizentes com sua estratégia e objetivos.

Ou seja, é necessário um estudo prévio da empresa com base em seus fundamentos e ver se vale a pena investir nela para só então medir seu risco no diagrama do cerrado com uma nota.

Não sei se você já fez este estudo antes, mas vale reforçar  =)

Já fiz esse estudo, mas foi bem por cima, me sinto muito perdido ainda em oque eu posso ver no DRE/RI da empresa kkkkkk.

Mas acredito que como quero investir a longo prazo, vou procurar por empresas com uma "boa história", onde já passaram por diversas crises e sobreviveram, apresentam lucros operacionais bons e etc... 

Investir em ações requer uma analise ainda mais detalhada da empresa, até mesmo do Marketing da mesma (dependendo do setor).

De resto, só o DRE/RI que da uma pegada, na hora que abro la pra ler ele, não sei muito bem ainda oq estou procurando e como procurar, como pensar de forma crítica e tal. Se você tiver alguma sugestão, será muito bem vinda, já fiz um post disso aqui na comunidade, mas o foco do post não foi ele, foi mas em como posso ler o DRE.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
10 minutes ago, José Gabriel Siqueira Dos Santos Da Silva disse:

Já fiz esse estudo, mas foi bem por cima, me sinto muito perdido ainda em oque eu posso ver no DRE/RI da empresa kkkkkk.

Mas acredito que como quero investir a longo prazo, vou procurar por empresas com uma "boa história", onde já passaram por diversas crises e sobreviveram, apresentam lucros operacionais bons e etc... 

Investir em ações requer uma analise ainda mais detalhada da empresa, até mesmo do Marketing da mesma (dependendo do setor).

De resto, só o DRE/RI que da uma pegada, na hora que abro la pra ler ele, não sei muito bem ainda oq estou procurando e como procurar, como pensar de forma crítica e tal. Se você tiver alguma sugestão, será muito bem vinda, já fiz um post disso aqui na comunidade, mas o foco do post não foi ele, foi mas em como posso ler o DRE.

Amigo, respondi esses dias uma dúvida muito semelhante a sua para outra pessoa.

Vou replicar aqui parte dessa resposta. Veja se ela te dá um norte e se tiver ainda alguma dúvida mais, manda aí pra gente!

"Uma coisa que acho válido para começar a avaliar uma empresa é acessar seu RI e procurar um documento chamado formulário de referência. Você vai ver que é um documento gigante mas não criemos pânico Haha

Nele você pode ler um pouco sobre o que a empresa (lá vai ter as principais atividades, por exemplo), como que ela faz o que faz, detalhes de suas operações, a parte de fatores de risco, remuneração de administradores (pode conter algumas respostas do método do Fisher) e por aí vai."

 

Aliás, me lembro também que o nosso moderador @Adriano Umemura também deus umas dicas sobre esses pontos sobre o RI. Veja o que ainda eventualmente não ficou claro para podermos tentar ajudar.

Por fim, queria deixar como sugestão algo que já vi diversos colegas fazendo aqui na comunidade. Abra um tópico com seu estudo de uma empresa. Coloque lá o que você viu, o que você leu e quais conclusões tirou daquilo, como um estudo de caso. A galera na comunidade pode dar umas dicas, dar outros pontos de vista que podem ir refinando essa sua análise. É uma questão de prática mesmo.

  • Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...