Jump to content
  • 0

Como analisar um setor?


Danilo Da Rocha Lira Araujo

Pergunta

Boa noite gente, estou vendo as aulas de análise de ações e na primeira parte o Raul explica sobre a escolha de um setor e de uma boa história dentro desse setor. Entendi como achar as empresas de um mesmo setor e quais são os setores existentes. O que não ficou claro pra mim foi como analisar um setor específico, existe algum lugar que eu possa pesquisar mais a fundo como funciona cada um dos setores e quais são os fatores que impactam neles?

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

5 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0

Boa noite Danilo!
O site Investidor10 tem uma separação por setor entre outras funções bem legais, uso muito para analisar ações. Outro site que poderia usar é o Status Invest. Mas claro, assim como o nobre colega Bruno falou acima, primeiro você precisa escolher um setor que já ouviu falar e que você mais se identifica.image.png.730b743af91720a181e93d8d8f73e94f.png

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 horas atrás, Danilo Da Rocha Lira Araujo disse:

Boa noite gente, estou vendo as aulas de análise de ações e na primeira parte o Raul explica sobre a escolha de um setor e de uma boa história dentro desse setor. Entendi como achar as empresas de um mesmo setor e quais são os setores existentes. O que não ficou claro pra mim foi como analisar um setor específico, existe algum lugar que eu possa pesquisar mais a fundo como funciona cada um dos setores e quais são os fatores que impactam neles?

Fala Danilão! blz???

Como os outros colegas disseram, tente escolher um setor que você mais se identifica, porém eu começaria analisando setores que são mais comuns e perenes (Ex. Financeiro/Bancos, Energia, Saneamento, Celulose, etc) e tentaria evitar nesse inicio os setores mais "arriscados" que podem sofrer possíveis regulações ou ter riscos externos a sua operação (Ex. Telecom, Varejo (Ave), consumo Ciclico/não ciclico etc).

Na AUVP analítica, vai te entregar já de cara alguns indicadores fundamentalistas que o Raul ensina nas aulas, e além disso, também tem um pouco sobre a história de cada empresa. A ferramenta esta ficando muito boa!

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
3 horas atrás, Danilo Da Rocha Lira Araujo disse:

Boa noite gente, estou vendo as aulas de análise de ações e na primeira parte o Raul explica sobre a escolha de um setor e de uma boa história dentro desse setor. Entendi como achar as empresas de um mesmo setor e quais são os setores existentes. O que não ficou claro pra mim foi como analisar um setor específico, existe algum lugar que eu possa pesquisar mais a fundo como funciona cada um dos setores e quais são os fatores que impactam neles?

Boa noite, @Danilo Da Rocha Lira Araujo!

Um complemento a resposta dos nossos amigos. Procure um documento no RI das empresas chamado formulário de referência. Você vai ver que é um documento grande pra caramba. Mas a começar pelo objetivo que é estudar o setor, selecione umas duas empresas do setor desejado para estudo podendo aplicar inclusive a nossa análise eliminatória que diz respeito ao tag along, lucros consistentes e endividamento. A AUVP Analítica pode ajudar neste caso.

Uma vez escolhidas empresas que possam contar boas histórias do setor, vamos ao formulário de referencia delas onde teremos alguns pontos que ao serem lidos lhe trarão uma melhor noção de como o setor funciona. Por exemplo, o setor de energia é válido procurar sobre atividades do emissor, descrições das principais atividades, fatores de risco. São alguns exemplos do que te ajudará a entender a mecânica do setor e como as empresas se portam nele. E porque isso é importante? Vai te ajudar a entender os números da empresa que você vai estudar.

Mais um exemplo apenas a título de ilustração. 

Sabemos que empresas do setor de energia são comumente alavancadas e tem suas dívidas lá nas alturas. Mas o setor de energia conta para algumas empresas com um indicador chamado RAP que é a Receita Anual Permitida. Isso nos dá uma visão do quanto a empresa pode gerar de receita e comparado com suas dívidas, o quanto essas dívidas estão mais ou menos alavancadas.

E nos formulários de referência de empresas de energia podemos encontrar mais sobre essa RAP.

 

Espero que agregue ao tema!

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
8 horas atrás, Danilo Da Rocha Lira Araujo disse:

Boa noite gente, estou vendo as aulas de análise de ações e na primeira parte o Raul explica sobre a escolha de um setor e de uma boa história dentro desse setor. Entendi como achar as empresas de um mesmo setor e quais são os setores existentes. O que não ficou claro pra mim foi como analisar um setor específico, existe algum lugar que eu possa pesquisar mais a fundo como funciona cada um dos setores e quais são os fatores que impactam neles?

Oi Danilo,

Outro ponto que considero relevante (além daqueles já destacados pelos amigos acima) são suas preferências pessoais.

Por exemplo, eu não invisto em empresas do setor de armamento, apesar do crescimento recente devido às inúmeras situações que vemos o uso deste tipo de "produto".

Então talvez como sugestão você possa ter como um primeiro critério aqueles setores mais perenes (bancos, energia, saneamento, talvez saúde) e, em seguida, fazer esta análise mais personalizada, seguindo suas preferências.

Espero ter ajudado!

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...