Jump to content
  • 0

Marcação a mercado de debenture


Ady Jose Barbosa Junior

Pergunta

Boa noite!

Para essa debênture ->  IPC-A +7,14% com o vencimento para 2037.

Dados:
Quantidade: 20
Mês da aplicação: 11/2022
Valor aplicado: R$ 20.521,15
Posição a mercado: R$ 21.880,02
Rendimento bruto: R$ 3.767,13
Rendimento liquido: R$ 3.767,13


A primeira dúvida é como fazer aquele gráfico de Preço realPreço teórico que o site do Tesouro direto faz, para eu saber se está numa bora hora para sair a mercado. Existe uma plataforma que faça isso da mesma forma que o site do Tesouro faz para títulos do governo? Eu consigo fazer esse calculo manualmente?

A outra dúvida é: porque a posição a mercado está em R$ 21.880,02, se a soma do valor aplicado + lucro líquido daria R$ 25.647,15 ?

Thank u!!

Editado por Ady Jose Barbosa Junior
  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

2 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0

Boa noite, @Ady Jose Barbosa Junior !

52 minutes ago, Ady Jose Barbosa Junior disse:

A primeira dúvida é como fazer aquele gráfico de Preço realPreço teórico que o site do Tesouro direto faz, para eu saber se está numa bora hora para sair a mercado. Existe uma plataforma que faça isso da mesma forma que o site do Tesouro faz para títulos do governo? Eu consigo fazer esse calculo manualmente?

No próprio site da ANBIMA é possível visualizar essa correlação de valores real e teórico do título.

Para isso, acesse o site da ANBIMA e pesquise a debênture desejada. Você verá uma informação chamada PU indicativo que se trata do valor de mercado (preço real) do título vide um exemplo abaixo:

image.png.abf67a037a76d981b95ac90e46e43089.png

 

Entendido o que seria o preço real de uma debênture e ainda no site da ANBIMA existirá uma aba chamada preços como na imagem seguinte:

image.png.b716b70f8d55632f8e65bebd3a109729.png

Após clicar em preços e descer um pouco a tela você terá um gráfico destacando a relação entre o PU indicativo e o PU PAR (preço teórico).

57 minutes ago, Ady Jose Barbosa Junior disse:

A outra dúvida é: porque a posição a mercado está em R$ 21.880,02, se a soma do valor aplicado + lucro líquido daria R$ 25.647,15 ?

O preço de mercado é o preço do título em si sem a consideração dos juros rendidos no mesmo. 

 

Um último adendo é que assim como no tesouro, para realizar a marcação a mercado é necessário fazer a venda do título. Só que debêntures não possuem uma liquidez tão alta como no tesouro que há garantia de recompra do governo o que pode fazer com que você não consiga vender o título.

 

Espero que tenha ficado claro!

  • Brabo 2
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
11 horas atrás, Ady Jose Barbosa Junior disse:

Boa noite!

Para essa debênture ->  IPC-A +7,14% com o vencimento para 2037.

Dados:
Quantidade: 20
Mês da aplicação: 11/2022
Valor aplicado: R$ 20.521,15
Posição a mercado: R$ 21.880,02
Rendimento bruto: R$ 3.767,13
Rendimento liquido: R$ 3.767,13


A primeira dúvida é como fazer aquele gráfico de Preço realPreço teórico que o site do Tesouro direto faz, para eu saber se está numa bora hora para sair a mercado. Existe uma plataforma que faça isso da mesma forma que o site do Tesouro faz para títulos do governo? Eu consigo fazer esse calculo manualmente?

A outra dúvida é: porque a posição a mercado está em R$ 21.880,02, se a soma do valor aplicado + lucro líquido daria R$ 25.647,15 ?

Thank u!!

Bom dia @Ady Jose Barbosa Junior. Desde o inicio de 2023 as corretoras devem mostrar para o investidor o valor de CRIs, CRAs e debentures marcadas a mercado. Contudo esta informação não necessariamente deve vir na forma grafica da mesma forma que é apresentada no tesouro direto. Alem disso nem toda debenture tera liquidez para voce realizar uma venda antecipada.

Em relação a sua segunda duvida, debentures podem ter cupons de juros e amortizações antecipadas. Seria necessario voce verificar no seu historico se voce ja não recebeu parte da rentabilidade ou mesmo do principal. Caso não seja isso pode ser tambem que sua debenture esteja sendo marcada negativamente, ou seja, a taxa a mercado dela aumentou e consequentemente o preço do seu titulo caiu. Mas isto só teria relevancia para um resgate antecipado, caso leve até o vencimento recebera a taxa contratada

  • Brabo 2
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...