Tenho uma empresa (escritório de Advocacia), então não é viável me valer de títulos isentos pra manter remunerado o caixa já que PJ não tem a isenção para CRI, CRA, LCI, LCA...
Hoje mantenho parte no tesouro e parte em CDBs de bancão para obrigações de curto prazo, mas as alíquotas regressiva dos investimentos são as mesmas de 22.5% a 15% após 2 anos da aplicação.
Mas como PJ tb não tem acesso direto ao tesouro, sempre tem q comprar os títulos pelo banco, perdendo já esse spread bancário.
Então, tô pensando aqui em fazer isso via ETF, pq a alíquota seria de 15% de IR independente do prazo, e também fujo do problema da intermediação bancária dos títulos públicos. A contrapartida seria uma certa falta de liquidez, mas também não tenho tanto volume assim pra imaginar que ficaria sem liquidez nesses ETFs:
- IRFM11
- B5P211
- IB5M11
- USDB11
Assim, conseguiria até uma exposição ao dólar sem necessidade de câmbio, taxas, IOF, como também a redução do IR independente do prazo e manteria a liquidez necessária própria dos títulos públicos.
Queria a opinião dos colegas, principalmente os pontos negativos que talvez eu não esteja enxergando!
Pergunta
Arthur Célio Cruz Ferreira Jorge Garcia
Bom dia sardinhas,
Tenho uma empresa (escritório de Advocacia), então não é viável me valer de títulos isentos pra manter remunerado o caixa já que PJ não tem a isenção para CRI, CRA, LCI, LCA...
Hoje mantenho parte no tesouro e parte em CDBs de bancão para obrigações de curto prazo, mas as alíquotas regressiva dos investimentos são as mesmas de 22.5% a 15% após 2 anos da aplicação.
Mas como PJ tb não tem acesso direto ao tesouro, sempre tem q comprar os títulos pelo banco, perdendo já esse spread bancário.
Então, tô pensando aqui em fazer isso via ETF, pq a alíquota seria de 15% de IR independente do prazo, e também fujo do problema da intermediação bancária dos títulos públicos. A contrapartida seria uma certa falta de liquidez, mas também não tenho tanto volume assim pra imaginar que ficaria sem liquidez nesses ETFs:
- IRFM11
- B5P211
- IB5M11
- USDB11
Assim, conseguiria até uma exposição ao dólar sem necessidade de câmbio, taxas, IOF, como também a redução do IR independente do prazo e manteria a liquidez necessária própria dos títulos públicos.
Queria a opinião dos colegas, principalmente os pontos negativos que talvez eu não esteja enxergando!
Obrigado desde já!
Link para compartilhar
Top Posters For This Question
3
1
1
DIAS POPULARES
21/Set
4
20/Set
1
Top Posters For This Question
Arthur Célio Cruz Ferreira Jorge Garcia 3 posts
Flavio Prado 1 post
Edison Paulini 1 post
DIAS POPULARES
21/Set 2024
4 posts
20/Set 2024
1 post
Os mais famosos desse tópico
Edison Paulini
Bom dia, @Arthur Célio Cruz Ferreira Jorge Garcia ! Tentando trazer alguns pontos aqui para tentar ajudar a pensar no tema. Aparentemente é uma boa saída mas alguns pontos que acho válido co
Flavio Prado
@Arthur Célio Cruz Ferreira Jorge Garcia não faz sentido esta sua estratégia. O dinheiro que entra na empresa, basicamente, tem 3 destinos: pagar as contas, reinvestir no negócio para crescer, distrib
Arthur Célio Cruz Ferreira Jorge Garcia
Grande @Edison Luis Paulini, A ideia inicial aqui seria fazer uma diversificação de renda fixa para tentar ganhar mais... Pensei algo mais ou menos assim: - uns 25% no IRFM11, q segue a vari
4 respostas para essa pergunta
Recommended Posts