Jump to content

Qualidade de vida no trabalho


Recommended Posts

6 horas atrás, Felipe Gabriel Ferraz Corrêa disse:

Olá Ludmyla.

No meu caso, que sou estudante universitário, passo por alguns momentos de estresse e por momentos de gratidão. Demorei pra entender isso, mas na vida passamos por altos e baixos, e isso é inevitável. Na verdade, não podemos ter aqueles momentos de picos sem momentos de baixa.

O que não pode e não deveria acontecer é esses momentos de baixa serem frequentes. De fato, isso não é viver 😬

Mas voltando à sua pergunta, como você definiria "qualidade de vida"?

Eu queria não viver sempre em alerta, com constantes preocupações. Pra mim qualidade de vida é sossego 

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

On 20/09/2024 at 11:40, Ludmyla Cruz Da Silva disse:

Bom dia, colegas! 
Vocês acreditam ter qualidade de vida em seus trabalhos?

Hoje passei por um pico de estresse e preocupação e sinto que não está sendo saudável.

boa noite, minha amiga!

olha eu acredito sim ter bastante qualidade de vida no trabalho, mas acho que é algo muito relacionado à área.
sou da área de tecnologia há quase 20 anos e nunca tive o que reclamar.

há alguns anos atrás então.. com a globalização, pandemia e o crescimento natural do setor, ficou melhor ainda. acho até que novas gerações de desenvolvedores chegam a ser mimados (não estou generalizando, apenas constatando que tenho notado essa mudança no comportamento do pessoal).

enfim, sei que é muito específico da área, mas, já que vc perguntou, imagino que vc queira ter uma visão ampla mesmo = )

 

Agora.. sobre seu problema especificamente.. primeiro de tudo, espero que vc esteja melhor.

Segundamente, serei ousado de dar um pitaco: tenta avaliar o que ocasionou isso de fato pra identificar o que precisa (ou mesmo se precisa) ser resolvido. Sei que existem coisas mto sérias que acontecem em empresas e muitas vezes é difícil tomar uma atitude em relação a isso por muitos motivos.

Por isso é importante essa avaliação com cuidado. Dependendo do que seja, talvez valha a pena tomar uma atitude mais drástica (sondar outras empresas, talvez).

Espero que vc esteja de boas aí!

Editado por Rafael Do Nascimento
  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

On 20/09/2024 at 19:53, Elisangela Xavier Almeida disse:

Olá, Ludmyla!

Boa noite!

Espero que estejas melhor, mais tranquila. Estresses vão, estresses virão, seja no trabalho ou não. Sendo assim, é importante fazer uma autoanálise de como está o seu nível de tolerância as situações estressantes. Práticas de meditação e/ou terapia podem ajudar. Cuide de sua saúde, pois ela é o nosso bem mais precioso.

Se cuida, visse? bjbj

Precisando, tô na área🤗

Oi eli, bom dia! Tentei relaxar ao máximo e pensei sobre o estresse, tenho andado um pouco com os nervos a flor da pele, mas estou tentando melhorar rs
Obrigada pelo apoio!

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

On 20/09/2024 at 20:04, Edison Luis Paulini disse:

Boa noite, @Ludmyla Cruz Da Silva !

Antes de mais anda, espero que esteja melhor quando ler essa mensagem!

As vezes entramos em certos períodos que ficamos muito sobrecarregados. Podem ser tanto de uma série de eventos que acontecem quase que juntos ou também tem um certo cansaço aí vindo de algum tempo e que a gente uma hora dá estourada  ;/

Como dito pelos amigos, faça uma avaliação sobre como tem passado. O trabalho está de repente praticamente no mesmo ritmo mas é você quem está já bem cansada seja pelo trabalho ou por assuntos particulares e faz com que nós enxerguemos as coisas de uma forma que na verdade elas não são? Ou o trabalho por esses dias foi fora do comum? 

As vezes por mais difícil que seja topar com temas assim pois pode ser um pouco desconfortável, acho essencial fazer este exercício em tentar identificar de onde está vindo isso. E isso pode ser melhorado quando fazemos alguma atividade que nos ajude a aliviar um pouco: um exercício de respiração, escrever um diário para desabafar, fazer uma caminhada, um esporte, etc.

 

E respondendo a um questionamento com uma opinião pessoal, sim. Acredito que tenha sim qualidade de vida no trabalho. Isso não quer dizer facilidade ou ser efetivamente um sinônimo de sossego. Desafios sempre virão. Mas podemos estar sim em um tipo de atividade remunerada que gostemos, que nos deixe bem e que fará com que fiquemos mais naturalmente bem para lidar com as adversidades.

 

Desejo novamente melhoras e que as palavras dos amigos aqui te ajudem!

oi edi, bom dia! Suas colocações sempre muito sábias! 
Estou repensando bastante e acredito que foi um um pico de estresse por falta de gerenciamento emocional, sinto que preciso melhorar nessa parte.
Suas palavras foram reconfortantes, obrigada 💟

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

On 20/09/2024 at 21:06, Lucas Consoli Pereira disse:

No meu caso, sou programador em uma empresa. A dois anos atrás eu trabalhava no primeiro turno e sofria bastante stress e cobrança com prazos e reuniões de projetos. Vivia pilhado quando chegava em casa, pensando no trabalho do dia seguinte.

Ah dois anos passei para o terceiro turno, das 22:00 as 7:00. Hoje não tenho tanto stress no trabalho, por não participar de reuniões e projetos, fico mais de suporte para fábrica que roda a noite. Porém hoje o que me estressa é um vizinho fazendo obra, ou ligando música alta logo pela manhã, onde ele está no direito dele segunda a lei, porém eu não conseguir dormir direito me causa um stress físico. 
Ou seja,  se correr o bicho pega, se ficar o bicho come kkkk no meu caso Para não ter stress, só alcançando a liberdade financeira e ir pescar.

A vida é dura, não é mesmo? 
vamos seguindo tentando lidar com ela.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

On 20/09/2024 at 22:05, Mikhail Koslowski disse:

além de tudo o que já falaram aí, sobre entender melhor a causa e tentar ver o que pode fazer sobre isso que é excelente, tenho uns 50 centavos pra contribuir também.

As vezes a gente gasta muito a nossa cota de paciência com coisas que estão fora do nosso controle e acabamos estressando mais fácil com coisas que talvez seriam banais em outros momentos.

Avalie que tipo de conteúdo você consome, caso o faça. Se for coisas que normalmente estão na tv e nos jornais, como política agora, experimente cortar isso por um tempo. Pode parecer difícil no início, mas logo acostuma e você libera um pouco da tua capacidade pra coisas que realmente importam e que estão no seu controle.

 

Depois de fazer isso com o conteúdo externo (tv, jornal, internet), faça a mesma reflexão com o conteúdo que consome na empresa. as vezes vai descobrir que tem uns colegas toxicos que só trazem assunto ruim, problema e preocupação. pode parecer inofensivo, mas isso te drena energia que poderia te ajudar com coisas que realmente importam.

 

no meu caso cortar tv, notícias e etc por um tempo me fez um bem imenso. eu vivia estressado e melhorei muito mudando só isso.

 

depois que passa um tempo a gente olha pra trás e vê que aquelas coisas do trabalho que estavam estressando as vezes eram banais, e por isso acredito que era a minha tolerância qur estava baixa pois eu era drenado por notícias e problemas fora do meu controle.

Eu não gosto de ver jornais, me deixava angustiada, evito muito. 
E redes sociais estavam me deixam muito pilhada e com cobranças excessivas e desnecessárias. Eu removi o app do meu celular principal e reduzi MUITO o uso.
 

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

On 21/09/2024 at 01:02, Matheus Keitaro disse:

Boa noite @Ludmyla Cruz Da Silva!

Espero que esteja melhor nesse momento. Eu comecei a ter um senso de responsabilidade e auto cobrança muito alto depois que me tornei pai, era um moleque na época. Foi um processo um tanto árduo, pois ninguém esta preparado pra mudar da noite pro dia (Eu e minha esposa quisemos). 7 Anos depois minha vida estava toda desregulada, já estava sentindo que estava estagnando na carreira, meu casamento indo pro ralo, e o stress transbordando.

Eu nunca acreditei muito em terapia, mas foi o que me ajudou muito, e principalmente a mapear alguns gargalos que eu estava tendo no dia a dia que muitas vezes estão embaixo do nosso nariz, mas acabamos não enxergando, por incrível que pareça.

Hoje estou tentando dosar um pouco entre não dar peso pras coisas que eu não controlo. Confesso que as vezes não é fácil, mas as vezes que eu consigo e não do tanta importância, me sinto muito mais tranquilo.

É, essa questão de coisas que não podemos controlar pesa muito, tenho sofrido um pouco com isso, mas tenho melhorado.
Obrigada pelas palavras!

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...