Jump to content
  • 0

Claritas Advisory XP Seg Prev FIE FIC FIM - DUVIDA??


Marco Lomiler

Pergunta

Gente boa noite. Eu entrei no curso pra aprender sobre o basico de investimentos pra construir o meu patrimonio e tambem auxiliar os meus pais e o meu irmao.

Meu irmao tem uma grana aplicada nesse fundo.
Eu estou tentando entender a diferenca entre fundo de pensao e pensa privada.

Ele tem uma previdencia junto com a empresa que ele trabalha. Ele aporta uma parte e a empresa aporta outra parte. Pelo o que eu li no forum, esse modelo de previdencia é valido.

Porem ele tem uma boa grana neste fundo e a rentabilidade dele é bem ruim.
Faz sentido manter o $$ nesse fundo?

agradeço.



 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
40 minutes ago, Marco Lomiler disse:

Gente boa noite. Eu entrei no curso pra aprender sobre o basico de investimentos pra construir o meu patrimonio e tambem auxiliar os meus pais e o meu irmao.

Meu irmao tem uma grana aplicada nesse fundo.
Eu estou tentando entender a diferenca entre fundo de pensao e pensa privada.

Ele tem uma previdencia junto com a empresa que ele trabalha. Ele aporta uma parte e a empresa aporta outra parte. Pelo o que eu li no forum, esse modelo de previdencia é valido.

Porem ele tem uma boa grana neste fundo e a rentabilidade dele é bem ruim.
Faz sentido manter o $$ nesse fundo?

agradeço.



 

Boa noite @Marco Lomiler. Não sei se entendi corretamente a sua duvida. Uma previdencia privada aberta são aquelas que qualquer pessoa pode contratar. São oferecidas por bancos, seguradoras e outras instituições financeiras e regulamentadas pela SUSEP (Superintendencia de Seguros Privados). 

Ja uma previdencia fechada ou fundos de pensão são restritas a grupos específicos, como funcionários de uma empresa ou membros de uma entidade de classe. Os planos são feitos sob medida para atender a esses grupos, podendo variar conforme as regras estabelecidas pela entidade ou empresa patrocinadora. Alem disso são regulados pela PREVIC (Superintendencia Nacional de Previdencia Complementar)

Na previdência aberta ocorre uma maior flexibilidade na troca de instituições e planos. Na previdência fechada, as condições são mais rígidas, já que são contratos específicos.

Sendo assim se for uma previdencia fechada voce teria que avaliar o seu regulamento quais são as normas para portabilidade

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
12 horas atrás, Adriano Umemura disse:

Boa noite @Marco Lomiler. Não sei se entendi corretamente a sua duvida. Uma previdencia privada aberta são aquelas que qualquer pessoa pode contratar. São oferecidas por bancos, seguradoras e outras instituições financeiras e regulamentadas pela SUSEP (Superintendencia de Seguros Privados). 

Ja uma previdencia fechada ou fundos de pensão são restritas a grupos específicos, como funcionários de uma empresa ou membros de uma entidade de classe. Os planos são feitos sob medida para atender a esses grupos, podendo variar conforme as regras estabelecidas pela entidade ou empresa patrocinadora. Alem disso são regulados pela PREVIC (Superintendencia Nacional de Previdencia Complementar)

Na previdência aberta ocorre uma maior flexibilidade na troca de instituições e planos. Na previdência fechada, as condições são mais rígidas, já que são contratos específicos.

Sendo assim se for uma previdencia fechada voce teria que avaliar o seu regulamento quais são as normas para portabilidade

Agradeço Adriano , mas nós estamos tentando entender. Nao sei nem  se eu tenho a condicao até de realizar uma pergunta adequada e que faça sentido.
A minha duvida é  se  o fundo acima citado tem alguma regra diferenciada ou ele é como um fundo comum somente com uma nomenclatura PREV.
A rentabilidade dele é muito baixa.
Estou tentando entender as regra na lamina mas por enquanto nao consigo entender.
A duvida é , pode sacar isso , ou tem algum prejuizo?

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 horas atrás, Marco Lomiler disse:

Agradeço Adriano , mas nós estamos tentando entender. Nao sei nem  se eu tenho a condicao até de realizar uma pergunta adequada e que faça sentido.
A minha duvida é  se  o fundo acima citado tem alguma regra diferenciada ou ele é como um fundo comum somente com uma nomenclatura PREV.
A rentabilidade dele é muito baixa.
Estou tentando entender as regra na lamina mas por enquanto nao consigo entender.
A duvida é , pode sacar isso , ou tem algum prejuizo?

Bom dia, @Marco Lomiler !

Como dito pelo nosso amigo @Adriano Umemura, será necessário avaliar a regulamentação do fundo para entender se haverão encargos a serem cobrados caso se opte pela saída do fundo. 

 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
3 horas atrás, Marco Lomiler disse:

Agradeço Adriano , mas nós estamos tentando entender. Nao sei nem  se eu tenho a condicao até de realizar uma pergunta adequada e que faça sentido.
A minha duvida é  se  o fundo acima citado tem alguma regra diferenciada ou ele é como um fundo comum somente com uma nomenclatura PREV.
A rentabilidade dele é muito baixa.
Estou tentando entender as regra na lamina mas por enquanto nao consigo entender.
A duvida é , pode sacar isso , ou tem algum prejuizo?

Bom dia @Marco Lomiler. Somente pelo nome não é possivel ter estas informações

A primeira coisa que voce teria que identificar é se a previdencia é uma previdencia aberta ou fechada. Se for aberta é possivel realizar a portabilidade. Se for fechada teria que verficar quais são as regras e se é possivel ou não a portabilidade

Sendo uma previdencia aberta e voce queira resgatar, teria que avaliar qual o tipo de tributação que voces escolheram. Se for a regressiva a partir de 10 anos de contribuição a previdencia entra na aliquota minima, podendo realizar o resgate pagando menos imposto.

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...