Jump to content
  • 0

Estudo de caso - WEG3


Gustavo Dutra Almeida

Pergunta

10 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
9 horas atrás, Gustavo Dutra Almeida disse:

Boa tarde,

Estou começando a estudar as ações para compor a minha carteira, colocarei alguns dados sobre a WEG e gostaria de saber se as minhas afirmações referentes a estes dados estão corretas e caso tenham algo a adicionar também, fiquem à vontade. ATENÇÃO: Dados de 23/09/2024.

Setor Perene - OK

Dividend Yield: 1,4% - Porcentagem relativamente baixa, entretanto foi diluído pela valorização do último ano (48,59%), logo apesar de ser baixo nominalmente, é um DY ok. (Fundamentus)

Liquidez Diária: 308,61 Milhões, sei que a WEG3 tem alta liquidez, mas o que seria uma boa liquidez diária? o investidor 10 adota como 2 milhões, esse é um bom número? 

Margem EBIT: 19,97%- excelente margem levando em conta que na aula o Raul colocou um parâmetro de 8% para indústria. (Fundamentus)

Margem Líquida: 17,16% - a proximidade com a Margem EBIT indica que a empresa não possui muitas deduções de juros e taxas, o que é bom. Uma dúvida: existe alguma situação em que uma diferença considerável entre Margem Líquida e Margem EBIT pode ser considerada algo situacional? se sim, como identificar? (Fundamentus)

ROE - 30,2%, número acima da taxa Selic/CDI então já é um número aceitável, a questão de avaliar se é um bom número está em comparar com outras empresas do mesmo segmento, apesar de parecer um valor bem expressivo. Observação: um fator que pode elevar o ROE e não necessariamente ser uma coisa boa é o fato da empresa ter dívidas expressivas em relação ao patrimônio líquido, nesses casos de empresas endividadas o ROIC é um indicador mais fiel, correto? apesar desse não ser o caso da WEG. (Fundamentus)

P/L: 37,01 - é um valor elevado, que pode representar empresa supervalorizada ou com expectativa de crescimento pelo mercado. Vocês acham que um P/L elevado é algo a ser penalizado no diagrama do cerrado ou depende da empresa? nas aulas o parâmetro é <15. (AUVP Analítica)

P/VP: 11.55 - mesma coisa do P/L, é algo a ser penalizado? nas aulas o parâmetro é <1,5. (AUVP Analítica)

Crescimento de Lucro nos últimos 10 anos - OK (AUVP Analítica)

Dívida líquida / Patrimônio Líquido: -0.16 - além de ser um valor baixo, o sinal de negativo evidencia que a empresa tem mais valor em caixa do que dívida, ou seja, não paga porque não quer, correto? (AUVP Analítica)

CAGR (5 ANOS): 20.52%, indica uma empresa em crescimento. (AUVP Analítica)

Conclusão: levando em considerações os indicadores, o único aspecto negativo seria o preço, que não é uma variável de suma importância na filosofia Buy and Hold, logo é uma empresa para se investir.

Gostaria de além das considerações sobre os indicadores já citados, se existem outros que deveriam ser levados em conta.

 

 

 

 

Olá Gustavo,

Sua conclusão está alinhada com a filosofia Buy and Hold, uma vez que o preço, apesar de importante, não é o único fator a ser considerado. A WEG apresenta excelentes fundamentos, com destaque para seu crescimento e solidez financeira.

Alguns indicadores adicionais que você pode analisar (além dos que o @Silas Santos já mencionou):

  • Payout ratio: Quanto da empresa é distribuído como dividendos? Se é baixo, significa que a empresa reinveste a maior parte do lucro para continuar crescendo.
  • Margem bruta: Pode complementar sua análise de margens, indicando a eficiência da empresa na produção de seus bens/serviços.
  • Fluxo de Caixa Operacional: Verificar se o lucro que a empresa declara se traduz em dinheiro no caixa.

Talvez esses insights complementem sua análise e ajudem na construção da sua carteira.

Espero ter ajudado!

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 1
11 horas atrás, Gustavo Dutra Almeida disse:

Dividend Yield: 1,4% - Porcentagem relativamente baixa, entretanto foi diluído pela valorização do último ano (48,59%), logo apesar de ser baixo nominalmente, é um DY ok. (Fundamentus)

Bom dia @Gustavo Dutra Almeida. Vou fazer alguns comentarios nos pontos que acredito ser de maior relevancia. Os dividendos são parte do lucro da empresa que é distribuido para o acionista. Mas a empresa pode optar em distribuir menos, mas reinvestir na sua operação o que geraria mais lucro futuro, crescimento da empresa e consequentemente valorização da sua ação. Desta forma a avaliação isolada do DY pode ser mais significativa no momento em que estivermos mais proximos de usufruir do patrimonio, mas não tão relevante no periodo de crescimento e acumulação.

11 horas atrás, Gustavo Dutra Almeida disse:

Margem EBIT: 19,97%- excelente margem levando em conta que na aula o Raul colocou um parâmetro de 8% para indústria. (Fundamentus)

Um ponto que eu gosto de avaliar é a evolução das margens com o passar dos anos, e os motivos para as variações que podem ter acontecido.

11 horas atrás, Gustavo Dutra Almeida disse:

Margem Líquida: 17,16% - a proximidade com a Margem EBIT indica que a empresa não possui muitas deduções de juros e taxas, o que é bom. Uma dúvida: existe alguma situação em que uma diferença considerável entre Margem Líquida e Margem EBIT pode ser considerada algo situacional? se sim, como identificar? (Fundamentus)

Um empresa sem dividas se mostrara mais resiliente em superar momentos de crise. Contudo uma divida controlada pode ser benefica para a empresa. Quando falamos de financiamento das empresas entramos na parte de estrutura de capital. Uma empresa pode ser financiada com capital proprio (acionistas) e com capital de terceiros (credores). Contudo apesar de contraintuitivo o custo de capital de terceiros inicialmente é menor do que o custo de capital proprio. Então um bom CFO tentara encontra aquilo que chamamos de estrutura de capital ideal que estabelecera um percentual para capital proprio e para capital de terceiros de modo que maximize a geração de valor da empresa.

11 horas atrás, Gustavo Dutra Almeida disse:

ROE - 30,2%, número acima da taxa Selic/CDI então já é um número aceitável, a questão de avaliar se é um bom número está em comparar com outras empresas do mesmo segmento, apesar de parecer um valor bem expressivo. Observação: um fator que pode elevar o ROE e não necessariamente ser uma coisa boa é o fato da empresa ter dívidas expressivas em relação ao patrimônio líquido, nesses casos de empresas endividadas o ROIC é um indicador mais fiel, correto? apesar desse não ser o caso da WEG. (Fundamentus)

Sim, como a WEG apresenta uma alavancagem baixa o ROE é uma forma confiavel de avaliar o quanto a empresa esta gerando de retorno para o acionista. Este indicador pode ser usado para comparação de empresas do mesmo setor, e quando avaliamos em valores absolutos teriamos que considerar a media da taxa livre de risco adicionado a um premio de risco. Afinal se a empresa esta entregando o mesmo que a selic seria melhor deixar o dinheiro no tesouro.

11 horas atrás, Gustavo Dutra Almeida disse:

P/L: 37,01 - é um valor elevado, que pode representar empresa supervalorizada ou com expectativa de crescimento pelo mercado. Vocês acham que um P/L elevado é algo a ser penalizado no diagrama do cerrado ou depende da empresa? nas aulas o parâmetro é <15. (AUVP Analítica)

P/VP: 11.55 - mesma coisa do P/L, é algo a ser penalizado? nas aulas o parâmetro é <1,5. (AUVP Analítica)

Tudo depende dos seus criterios de risco. O diagrama por si só ja considera o preço como variavel para direcionar mais ou menos aportes, mas se voce deseja sensibilizar mais esta variavel pode introduzir criterios relacionados ao preço como P/L e P/VP

Um outro ponto a ser avaliado. O P/L apresentado é um indicador que mostra o passado da empresa, mas para o acionista o que importa é o futuro da empresa, ja que o lucro que ja foi pago esta no bolso de quem ja comprou a ação. Sendo assim temos que avaliar tambem as perpectivas futuras da empresa. Por exemplo, se voce comprou uma ação pagando R$100 e ela teve um lucro por ação no ultimo exercicio de R$10 o P/L no momento da compra sera de 10. Contudo se após voce comprar a ação, no proximo exercicio a empresa dobrar o seu lucro para R$20 na verdade voce comprou uma empresa com P/L de 5

Veja então que no caso da WEG o mercado aceita pagar mais caro hoje na expectativa de um aumento de lucro futuro da empresa

  • Brabo 3
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
11 minutes ago, Adriano Umemura disse:

Veja então que no caso da WEG o mercado aceita pagar mais caro hoje na expectativa de um aumento de lucro futuro da empresa

Fazer uma pergunta agora que talvez seja de bola de cristal, mas quem sabe existe um "cálculo" pra isso...rs

Teria algum indicador ou qualquer coisa que nos dê uma perspectiva do crescimento futuro da empresa? (Receita, lucro e etc).

O que eu imagino num primeiro momento é acompanhar como tem sido o crescimento dos anos recentes. Isso além de detalhes mais específicos, citando a própria WEG por exemplo, ver ela comprando e inaugurando fábricas em novos países de tempos em tempos, isso dá uma ótima perspectiva de que vai expandir mais mesmo. 

Mas eu falo ter como detectar, por exemplo, se a empresa e seu produto já estão perto de atingir o máximo de mercado possível, entende?

Pra empresas onde o crescimento é o foco, isso que vejo como maior desafio na análise.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
12 horas atrás, Gustavo Dutra Almeida disse:

Boa tarde,

Estou começando a estudar as ações para compor a minha carteira, colocarei alguns dados sobre a WEG e gostaria de saber se as minhas afirmações referentes a estes dados estão corretas e caso tenham algo a adicionar também, fiquem à vontade. ATENÇÃO: Dados de 23/09/2024.

Setor Perene - OK

Dividend Yield: 1,4% - Porcentagem relativamente baixa, entretanto foi diluído pela valorização do último ano (48,59%), logo apesar de ser baixo nominalmente, é um DY ok. (Fundamentus)

Liquidez Diária: 308,61 Milhões, sei que a WEG3 tem alta liquidez, mas o que seria uma boa liquidez diária? o investidor 10 adota como 2 milhões, esse é um bom número? 

Margem EBIT: 19,97%- excelente margem levando em conta que na aula o Raul colocou um parâmetro de 8% para indústria. (Fundamentus)

Margem Líquida: 17,16% - a proximidade com a Margem EBIT indica que a empresa não possui muitas deduções de juros e taxas, o que é bom. Uma dúvida: existe alguma situação em que uma diferença considerável entre Margem Líquida e Margem EBIT pode ser considerada algo situacional? se sim, como identificar? (Fundamentus)

ROE - 30,2%, número acima da taxa Selic/CDI então já é um número aceitável, a questão de avaliar se é um bom número está em comparar com outras empresas do mesmo segmento, apesar de parecer um valor bem expressivo. Observação: um fator que pode elevar o ROE e não necessariamente ser uma coisa boa é o fato da empresa ter dívidas expressivas em relação ao patrimônio líquido, nesses casos de empresas endividadas o ROIC é um indicador mais fiel, correto? apesar desse não ser o caso da WEG. (Fundamentus)

P/L: 37,01 - é um valor elevado, que pode representar empresa supervalorizada ou com expectativa de crescimento pelo mercado. Vocês acham que um P/L elevado é algo a ser penalizado no diagrama do cerrado ou depende da empresa? nas aulas o parâmetro é <15. (AUVP Analítica)

P/VP: 11.55 - mesma coisa do P/L, é algo a ser penalizado? nas aulas o parâmetro é <1,5. (AUVP Analítica)

Crescimento de Lucro nos últimos 10 anos - OK (AUVP Analítica)

Dívida líquida / Patrimônio Líquido: -0.16 - além de ser um valor baixo, o sinal de negativo evidencia que a empresa tem mais valor em caixa do que dívida, ou seja, não paga porque não quer, correto? (AUVP Analítica)

CAGR (5 ANOS): 20.52%, indica uma empresa em crescimento. (AUVP Analítica)

Conclusão: levando em considerações os indicadores, o único aspecto negativo seria o preço, que não é uma variável de suma importância na filosofia Buy and Hold, logo é uma empresa para se investir.

Gostaria de além das considerações sobre os indicadores já citados, se existem outros que deveriam ser levados em conta.

 

 

 

 

Divida liquida/Ebitida, ROIC, lucro ao longo dos anos... falta umas coisas pra olhar. Inclusive pra mim divida liquida/ebitida é um indicador eliminatório, mas relaxa porque a WEG é uma excelente empresa.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
5 horas atrás, Nelson Pimentel Carriati disse:

Fazer uma pergunta agora que talvez seja de bola de cristal, mas quem sabe existe um "cálculo" pra isso...rs

Teria algum indicador ou qualquer coisa que nos dê uma perspectiva do crescimento futuro da empresa? (Receita, lucro e etc).

O que eu imagino num primeiro momento é acompanhar como tem sido o crescimento dos anos recentes. Isso além de detalhes mais específicos, citando a própria WEG por exemplo, ver ela comprando e inaugurando fábricas em novos países de tempos em tempos, isso dá uma ótima perspectiva de que vai expandir mais mesmo. 

Mas eu falo ter como detectar, por exemplo, se a empresa e seu produto já estão perto de atingir o máximo de mercado possível, entende?

Pra empresas onde o crescimento é o foco, isso que vejo como maior desafio na análise.

Então @Nelson Pimentel Carriati,

Essa eu queria saber também viu... Rsss

Agora, vc me fez lembrar que anos atrás tinha uns gurus dizendo q a Apple havia atingido seu auge e não tinha mais como crescer...

Bom, o resultado tá aí... 🤷🏻‍♂️

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

@Gustavo Dutra Almeida Acredito que sua preocupação seja pela WEG ter uma nota muito alta e ficar com percentual de aportes grande em relação as outras empresas... e dado o P/L e P/VP elevado isso causa receio. Confesso que WEG é a empresa com uma das notas maiores no meu diagrama (nota 10), só perde ponto no quesito do P/L e P/VP.

Vocês tem WEG na carteira?  Qual nota ou %?

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Então @Lucas Cesar Tavernaro, na verdade eu estou ciente que a WEG é uma das excelentes empresas para investir, a intenção do post foi mais para verificar se eu estava interpretando os indicadores corretamente e escolhi a WEG justamente por ser uma empresa saudável, para começar os meus estudos com uma análise mais fácil.

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
6 horas atrás, Nelson Pimentel Carriati disse:

Fazer uma pergunta agora que talvez seja de bola de cristal, mas quem sabe existe um "cálculo" pra isso...rs

Teria algum indicador ou qualquer coisa que nos dê uma perspectiva do crescimento futuro da empresa? (Receita, lucro e etc).

O que eu imagino num primeiro momento é acompanhar como tem sido o crescimento dos anos recentes. Isso além de detalhes mais específicos, citando a própria WEG por exemplo, ver ela comprando e inaugurando fábricas em novos países de tempos em tempos, isso dá uma ótima perspectiva de que vai expandir mais mesmo. 

Mas eu falo ter como detectar, por exemplo, se a empresa e seu produto já estão perto de atingir o máximo de mercado possível, entende?

Pra empresas onde o crescimento é o foco, isso que vejo como maior desafio na análise.

Boa tarde @Nelson Pimentel Carriati. Não havera um numero exato, mas como citei existirão expectativas. Contudo estas expectativas são embasadas na operação da empresa, estratégia competitiva, cenario macroeconomico. Eu particularmente vou tentando colher o maximo de informações possiveis e vou criando cenarios utilizando uma forma de valuation que seria o fluxo de caixa descontado. O objetivo não seria tentar determinar pontos de entrada ou de saida, mas sim visualizar basedo em cenarios de crescimento de receita, alteração de margens, como o preço do ativo se comportaria em diferentes situações

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...