Jump to content
  • 0

Quantas ações por setores?

Ian Delgado

Pergunta

Olá!!

Eu tenho uma carteira que foi feita por um dos consultores da AUVP em 2022, que é focada em dividendos com as seguintes porcentagens: 25% em renda fixa, 35% Ações, 35% Fundos imobiliários e 5% em criptomoedas. Ela contém cerca de 14 Fundos imobiliários e 9 ações que são: 

WEGE3, TAEE11,  PSSA3, ITSA4, BBDC3, B3SA3, RECV3, FLRY3, SAPR11.

Estava pensando em colocar mais três boas pagadoras de dividendos que seriam Copasa (CSMG3), CEMIG (CMIG3) e BB Seguridade (BBSE3), nesse caso passaria a ter 2 ações do setor de saneamento, 2 do setor de energia e 2 do setor de seguros, ou talvez no lugar de BB Seguridade o Bando do Brasil (BBAS3) passando a ter 3 bancos.

Gostaria de uma opinião se vocês acham que 2 ou 3 ações do mesmo setor é muito ou se acham que o ideal seja 1 ação de cada setor mesmo apenas (nesse caso pensei em colocar a Gerdau também que me interessou e não tenho nenhuma do mesmo setor que ela).

Desde já agradeço!

Editado por Ian Delgado
  • Brabo 4
Link para compartilhar

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
9 horas atrás, Ian Delgado disse:

Olá!!

Eu tenho uma carteira que foi feita por um dos consultores da AUVP em 2022, que é focada em dividendos com as seguintes porcentagens: 25% em renda fixa, 35% Ações, 35% Fundos imobiliários e 5% em criptomoedas. Ela contém cerca de 14 Fundos imobiliários e 9 ações que são: 

WEGE3, TAEE11,  PSSA3, ITSA4, BBDC3, B3SA3, RECV3, FLRY3, SAPR11.

Estava pensando em colocar mais três boas pagadoras de dividendos que seriam Copasa (CSMG3), CEMIG (CMIG3) e BB Seguridade (BBSE3), nesse caso passaria a ter 2 ações do setor de saneamento, 2 do setor de energia e 2 do setor de seguros, ou talvez no lugar de BB Seguridade o Bando do Brasil (BBAS3) passando a ter 3 bancos.

Gostaria de uma opinião se vocês acham que 2 ou 3 ações do mesmo setor é muito ou se acham que o ideal seja 1 ação de cada setor mesmo apenas (nesse caso pensei em colocar a Gerdau também que me interessou e não tenho nenhuma do mesmo setor que ela).

Desde já agradeço!

Bom dia @Ian Delgado. Como o @Henrique Magalhães comentou, o controle maior, baseado nas empresas que voce escolheu, seria o de exposição setorial. Em termos de concorrencia de marketshare, este ponto sera mitigado devido a diferença de operação das empresas que voce escolheu.

Baseado neste comentario que eu fiz acima eu ainda preferiria ,caso for sua opção, adicionar a BBSE3 do que o Banco do Brasil

Eu particularmente gosto de me aprofundar mais na analise dos ativos e tentar deixar os setores com 1 empresa representando o setor, controlando a assim a exposição setorial e não gerando concorrencia de marketshare

E somente 1 ponto para voce analisar. As empresas de MG (CMIG e CSMG) ainda tem a sombra da federalização. Este assunto volta e meia retorna para discussão, então é um ponto a se considerar

• Brabo 3
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar

• 0
5 minutes ago, Ian Delgado disse:

Gostaria de uma opinião se vocês acham que 2 ações de cada setor é muito ou se acham que o ideal seja 1 ação de cada setor mesmo apenas.

@Ian Delgado eu tenho este cenário com banco (tenho 3) e com elétricas (tenho 2), o que faço para não ficar desequilibrado é usar as perguntas do diagramas (criei pergunta adicionais para diminuir a propositalmente )

Para que meus 3 bancos juntos não somem uma parte expressiva da carteira , eu equilibro o aporte deles como se fosse um bancao só (na minha cabeça claro ) ! E aos longos dos meses e anos o que notei é que consigo navegar melhor em melhorar meu PM desta forma (penso sempre que estou aportando em bancos e não no banco a, banco b ou banco c)

Mas é sempre aquela máxima , tenha a qtde de ativos que consiga avaliar e acompanhar , para não ficar muito complexo !

• Brabo 4
Link para compartilhar

• 0
10 horas atrás, Henrique Magalhães disse:

@Ian Delgado eu tenho este cenário com banco (tenho 3) e com elétricas (tenho 2), o que faço para não ficar desequilibrado é usar as perguntas do diagramas (criei pergunta adicionais para diminuir a propositalmente )

Para que meus 3 bancos juntos não somem uma parte expressiva da carteira , eu equilibro o aporte deles como se fosse um bancao só (na minha cabeça claro ) ! E aos longos dos meses e anos o que notei é que consigo navegar melhor em melhorar meu PM desta forma (penso sempre que estou aportando em bancos e não no banco a, banco b ou banco c)

Mas é sempre aquela máxima , tenha a qtde de ativos que consiga avaliar e acompanhar , para não ficar muito complexo !

Eu também agrupo os setores, mas é difícil de fazer o acerto na hora das compras. 
Como as perguntas podem influenciar na proporcionalidade, reduzindo a nota de quem está com uma proporção maior?

Link para compartilhar

• Criar novo...