Jump to content
  • 0

Dando a cara a tapa (montagem de carteira)

Matheus Passos Silva

Pergunta

Olá pessoal, 

Vim dar a cara a tapa e mostrar o que estou querendo aprontar com a minha carteira.

Para contexto, comprei várias das ações abaixo lá para os idos de 2017-2018, e até 2021 simplesmente ia comprando mais um pouco aqui, e um tanto ali. Estratégia zero. Bagunça 100.

Entre 2021 e início de 2024 (pré-AUVP) até que dei uma mexida aqui e outra ali, mas principalmente baseando-me em recomendações de casas de investimento (nas quais joguei dinheiro para assinaturas e quase nunca obtive o retorno esperado rsrsrs).

Então esta é a situação atual do meu belo portfólio de ações:

ABCB4, BBDC3, BBDC4, ITUB3, BPAC11, BRBI11, PSSA3, BBSE3, CXSE3, ITSA4, B3SA3, CSUD3, VALE3, RANI3, CPLE6, EGIE3, ELET6, SAPR11, ABEV3, NTCO3, PRIO3, RRRP3, PETR4, AMAR3, LREN3, COGN3, DXCO3, GGBR4, LAVV3, POMO3, VIVT3.

Algumas (como ITSA4) tenho quase 1000 ações. Outras tenho bem poucas, como PETR4 (3 ou 4 se não me engano).

O que pretendo fazer daqui em diante?

• Manter para estudo e possível continuação de investimentos:
    • Financeiro: BBDC3, ITUB3, BPAC11
    • Energia Elétrica: CPLE6, EGIE3
    • Água e Saneamento - SAPR11
    • Seguradoras: PSSA3, BBSE3
    • Holdings: ITSA4
    • Mineração: VALE3
    • Bebidas: ABEV3
    • Petróleo, Gás e Biocombustíveis: PRIO3, PETR4
  • Tenho interesse (não invisto em nenhuma, mas são setores/empresas que ainda preciso pesquisar - importante: as empresas indicadas abaixo como "sugestões" vieram por enquanto apenas do meu achismo mesmo 🙃):
    • Fertilizantes e Defensivos - FHER, NUTR, VITT
    • Papel e Celulose - KLBN
    • Medicamentos e Outros Produtos - BIOM, NRTQ, OFSA
    • Serviços Médico-Hospitalares, Análises e Diagnósticos - ODPV
    • Agropecuária - SLCE3, AGRO3
  • CONGELAR (ou seja, deixar na carteira mas não aportar mais - estariam fora do Diagrama do Cerrado): AMAR3, LREN3, COGN3, DXCO3, GGBR4, LAVV3, POMO3, RANI3, VIVT3, CXSE3, ABCB4, BBDC4, BRBI11, B3SA3, CSUD3, ELET6, NTCO3, RRRP3

-- x -- x --

Eu sei que em alguns setores dos que pretendo manter há mais de duas possibilidades e estou ciente de que o ideal é ter apenas uma empresa por setor. Já naquelas que tenho interesse a ideia é fazer mesmo um pente fino e ficar com apenas uma por setor (isso se chegar a investir neles).

Estratégia: 60% em ações, 25% em renda fixa e 15% em FIIs. Ainda em fase de acumulação, buscando começar a usufruir em mais ou menos 18 anos. Investimentos internacionais em geral (stocks, ETFs e REITs) estão em outra estratégia pessoal e, por enquanto, fora dos meus objetivos ao investir pelo Brasil.

Críticas? Sugestões? Puxões de orelha? Aplausos? Rsrsrs. Tudo é bem-vindo!

• Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar

7 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
13 minutes ago, Matheus Passos Silva disse:

Bom dia, @Matheus Passos Silva !!

Hora de tomar as rédeas e corrigir os rumos, kkkkkk, e vamos a frente meu amigo, sucesso a nós e minha singela opinião:

A pretensão de continuidade da sua carteira está bem similar a que escolhi também, principalmente nos setores e em alguns ativos. A única observação que posso contribuir seria o ITUB e ITSA, pois é dupla exposição ao BANCO ITAU, acho que isto seria mais do mesmo.

Acho que a carteira em si está lastreada em bons setores e empresas chaves do setor também.

Quanto ao interesse em expandir, não posso comentar muito pois não são setores/ativos que estão em meu radar, exceção da KLBN que está em minha carteira. A observação seria a correlação, se é que existe dentre setores AGRO -> FERTILIZANTES; SERV. MÉD -> MEDICAMENTOS, apesar de serem distintos mas poderiam ter certa correlação. 

Penso para minha expansão futuramente agregado setores de seguros (PSSA), energia elétrica (EGIE), tecnologia (TOTS), alimentos (MDIA) e alguma coisa de varejo (VIVA ou AZZAS); 

Agora estas empresas 'CONGELADAS', guardá-las para gelar a bebida escolhida para comemorar o sucesso daqui 18 anos, kkkkkkk

• Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar

• 0

Boa tarde, @Matheus Passos Silva !

Olha, um horizonte de 18 anos aproximadamente na minha opinião é um tempo excelente.

Sua carteira na minha opinião está muito boa. É um feijão com arroz muito bem feito e até com uns temperinhos.

Eu também tenho um viés semelhante ao do nosso amigo @Vinicius Catozzi Romero com relação a ITUB e ITSA. Opinião totalmente pessoa mas eu escolheria apenas uma. 

Não sei como foram exatamente seus estudos sobre as empresas, mas dado sua dedicação e suas repostas em contribuição aos colegas aqui na comunidade, não tenho dúvidas de que você se dedicou e tomou boas decisões para com seus objetivos.

Agora é deixar o longo prazo fazer seu trabalho, constância nos aportes e quando menos esperar, usufruir de seus esforços!

• Brabo 2
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar

• 0
14 horas atrás, Matheus Passos Silva disse:

Achei uma ótima seleção.

Vou dar os pitacos que você pediu inclusive comparando com minha carteira. (as que também continuo investindo)

Financeiro: Igual em Bradesco e Itaú, com a diferença que tenho as preferenciais. E no lugar de BPAC11, tenho BBAS3.

Energia Elétrica: Igual em EGIE3. Mas ao invés de CPLE6, tenho CMIG4 e TRPL4.

Água e Saneamento: Também tenho Sanepar, mas SAPR3. E tenho Copasa.

Seguradora: Tenho PSSA3 e apenas ela mesmo. BBSE3 é muito boa, mas quis evitar mais exposição por já ter Banco do Brasil.

Holding eu não tenho...e apesar de não ser erro, eu evitaria por ser sobreposição com Itaú...e acho que ter Itaú apenas é bem melhor.

Mineração: Também tenho Vale....mas essa figurinha é tão famosa que nem vale comentar rs.

Bebida: Tenho ABEV3, mas no meu caso deixei nas congeladas...é uma empresa que ao mesmo tempo que se mantém líder em seu setor, não consegue ao meu ver (mesmo num largo período de tempo) trazer valor satisfatório ao seu acionista.

Petróleo: Tenho apenas PETR4.

• Tenho interesse (não invisto em nenhuma, mas são setores/empresas que ainda preciso pesquisar - importante: as empresas indicadas abaixo como "sugestões" vieram por enquanto apenas do meu achismo mesmo 🙃):

Dessas todas tenho apenas SLCE3.  Gosto, apesar do agronegócio estar numa fase complicada....

Agora eu estudei um pouco da ODPV e achei bem interessante. Não peguei pq já tinha ações d+ na carteira e achei Fluery mais promissora pra área de saúde em geral.

• CONGELAR (ou seja, deixar na carteira mas não aportar mais - estariam fora do Diagrama do Cerrado): AMAR3, LREN3, COGN3, DXCO3, GGBR4, LAVV3, POMO3, RANI3, VIVT3, CXSE3, ABCB4, BBDC4, BRBI11, B3SA3, CSUD3, ELET6, NTCO3, RRRP3

Mais uma similaridade.

Tenho VIVT3, ELET6 e CXSE3 na carteira e também estão congeladas haha

Só fiquei triste ( 😂 ) por você congelar a Gerdau. Eu tenho a GOAU4 e gosto bastante da empresa haha

Eu sei que em alguns setores dos que pretendo manter há mais de duas possibilidades e estou ciente de que o ideal é ter apenas uma empresa por setor. Já naquelas que tenho interesse a ideia é fazer mesmo um pente fino e ficar com apenas uma por setor (isso se chegar a investir neles).

Sim esse tema tem sido muito comentado. Não chega a ser um erro, vai depender da sua estratégia. Mas um pente fino mantendo a que você vê mais potencial de valor, não seria ruim não, com certeza.

Estratégia: 60% em ações, 25% em renda fixa e 15% em FIIs. Ainda em fase de acumulação, buscando começar a usufruir em mais ou menos 18 anos. Investimentos internacionais em geral (stocks, ETFs e REITs) estão em outra estratégia pessoal e, por enquanto, fora dos meus objetivos ao investir pelo Brasil.

Tá meio parecido com a minha.

Aqui:

40% Ações
15% FIIs

25% Renda Fixa

15% Internacional

5% Criptomoedas

Estão feitas! 

Achei bem legal. 

Gostaria de ver qual a composição de sua carteira de FIIs também. É a parte da minha que estou mais inseguro...

• Brabo 2
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar

• 0

Vejo que aqui todos tem uma boa parte dos ativos iguais, no meu caso me desfiz de banco bradesco e vou seguir apenas com itau e banco do brasil, ABEV3 tem um mercado em queda e corre lateral a muito tempo, essa não tenho confiança em investir, agro assim como vale tem seus ciclos se entender como funciona é sucesso.

já nos ativos congelados porque deixou de lado Gerdau ? 

o ABCB4 eu tenho por conta da expectativa de crescimento.

VIVT3 dentro do segmento de telecomunicações é a melhor empresa principalmente na internet residencial, eu particulamente não vejo como setor intermediario mas é um setor que tem grandes mudanças tecnologicas em um curto espaço de tempo.

• Brabo 3
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar

• 0
On 27/09/2024 at 11:07, Matheus Passos Silva disse:

Olá pessoal, 

Vim dar a cara a tapa e mostrar o que estou querendo aprontar com a minha carteira.

Para contexto, comprei várias das ações abaixo lá para os idos de 2017-2018, e até 2021 simplesmente ia comprando mais um pouco aqui, e um tanto ali. Estratégia zero. Bagunça 100.

Entre 2021 e início de 2024 (pré-AUVP) até que dei uma mexida aqui e outra ali, mas principalmente baseando-me em recomendações de casas de investimento (nas quais joguei dinheiro para assinaturas e quase nunca obtive o retorno esperado rsrsrs).

Então esta é a situação atual do meu belo portfólio de ações:

ABCB4, BBDC3, BBDC4, ITUB3, BPAC11, BRBI11, PSSA3, BBSE3, CXSE3, ITSA4, B3SA3, CSUD3, VALE3, RANI3, CPLE6, EGIE3, ELET6, SAPR11, ABEV3, NTCO3, PRIO3, RRRP3, PETR4, AMAR3, LREN3, COGN3, DXCO3, GGBR4, LAVV3, POMO3, VIVT3.

Algumas (como ITSA4) tenho quase 1000 ações. Outras tenho bem poucas, como PETR4 (3 ou 4 se não me engano).

Minha opinião sobre o que você pretendente fazer:
BPAC11 - Banco com indicie alto de endividamento e um free float muito baixo. Eu repensaria, tendo em vista que você já tem dois bancos muito bons.

CPLE6 - Apesar do histórico de lucro, não apresentou crescimento nos últimos anos, possui um roi e roic abaixo de 10%. Também possui gov como majoritário, ficaria com a ENGIE3 e limaria essa.

VALE3, PRIO3, PETR4 - Possui histórico de muitos prejuízo, eu não teria na carteira

FHER3 - Empresa bem ruim, histórico péssimo com muitos prejuízos, ROI negativo, margem líquida negativa.

NURT - Não sei sobre...

VITT3- Empresa com IPO extremamente recente, acho ruim, pois não tem histórico. Eu não teria.

KLBN3 - Acho uma empresa que apesar de resiliente tem histórico de prejuízo, eu não compraria.

BIOM3 - Empresa péssima, ROIC, ROI E Margem liquidas negativas, com histórico constante de prejuízos tendo lucro apenas em 2015.

NRTQ3 - Empresa com uma divida liquida /ebitida maior que 3%, segmento tradicional, sem tag along, uma empresa bem ruim mesmo, apesar de não possuir histórico de prejuízo em seus anos fiscais.

OFSA - Números bem ruins, e atualmente a mesma apresenta prejuízo.

SLCE3 - Manteria e descartaria a AGRO3

A B3SA3 eu seguiria portanto, ela nnao perdeu fundamentos e é uma boa empresa.

-- x -- x --

Eu curti sua carteira, mas acho que deve selecionar melhor alguns ativos. Diversificar não precisa ser sinônimo de se aventurar.

Bons estudos

Editado por Deborah Gerasimovic
  • Brabo 1
  • Me ajudou 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• 0

Obrigado @Vinicius Catozzi Romero, @Henrique Magalhães, @Edison Luis Paulini, @Nelson Pimentel Carriati, @Leandro Ferreira Leite, @Deborah Gerasimovic pelos comentários, críticas e sugestões. A opinião de vocês é super bem-vinda e auxilia muito. Vamos que vamos 🚀

PS: Nelson, vou postar mais pra frente a carteira de FIIs - é que estou no momento "ações" hahaha.

• Brabo 4
Link para compartilhar

• Criar novo...