Jump to content
  • 0

FIIS - PAPEL

Joao Lima

Pergunta

5 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
20 minutes ago, Joao Lima disse:

Ouvindo o vídeo do Raul de hoje. 01/10. Veio a dúvida, vale a pena investir em FIIs de Papel?, visto que podemos alocar o R$ em ativos de Renda fixa e não pagaríamos a taxa de adm.

Eu tenho CPTS11, estou satisfeita, mas parei de comprar e estou focando em outros agora. Valer a pena depende de sua estratégia, acredito.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
23 minutes ago, Joao Lima disse:

Ouvindo o vídeo do Raul de hoje. 01/10. Veio a dúvida, vale a pena investir em FIIs de Papel?, visto que podemos alocar o R$ em ativos de Renda fixa e não pagaríamos a taxa de adm.

Bom dia, @Joao Lima!

A resposta é que depende. FIIs de papel na minha opinião não são diretamente comparáveis a renda fixa mesmo que na classe de CRIs. Cada ativo possuo riscos diferentes, compõem uma parte diferente da nossa carteira, são tipos diferentes (um é renda fixa e outro por mais que invista em renda fixa é na verdade renda variável) e depende da estratégia do investidor e seu apetite de risco.

• Brabo 3
Link para compartilhar

• 0

Agregando.

Os Fiis de papel são considerados de mais alto risco que um de tijolo pois o de tijolo por mais que sofra um calote no pagamento de aluguel, ele pode tirar o inquilino e colocar outro no lugar. Ele não vai perder o imóvel dele (galpão, prédio ou shopping).

No caso do papel, o calote é pior, pois vai demorar pra pagar, dependendo a empresa que emitiu o CRI ou CRA, ela abre falência e o Fii fica a ver navio até que seja feito alguma coisa em relação a isso.

Um bom fundo de papel vai ter uma carteira bem diversificada, sem um CRI ou empresa pegando mais de 10% da carteira, caso tenha um Fii com uma empresa abocanhando mais de 30% da carteira, corre um risco gigantesco do Fii perder 30% ou mais de ganho por meses, se não anos.

Outro ponto que já vi pessoas discutindo e fazendo essa comparação sobre Fii de papel ser igual a renda fixa, é que o DY precisa ser muito vantajoso, dando retorno acima da renda fixa, então se a renda fixa entrega 12% a.a o Fii precisaria entregar 14-15% a.a.

Da maneira que vejo, existem bons Fiis de papel que vale a pena você ter na carteira, mas precisa ter consciência do que está fazendo.

Na dúvida não vejo como ruim só investir em tijolo, já que no pior dos casos o Fii vende o imóvel e vc vai receber uma parcela.

• Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• 0
44 minutes ago, Joao Lima disse:

Olá @Joao Lima,

Como dito pelo mestre Edison, um FII de papel não se caracteriza como renda fixa.

Mas de toda forma, e respondendo à sua pergunta: tudo vai depender da sua estratégia.

Quando comecei a AUVP eu achava que os FIIs em geral eram maravilhosos por causa dos dividendos todo mês. Com meus parcos conhecimentos à época, a minha ideia era focar neles pra ter esses rendimentos mensais.

Mas agora já alterei a estratégia, estando com 60% em ações, 25% em renda fixa e 15% em FIIs.

E, dentro dos FIIs, estabeleci que não quero FIIs de papel em uma proporção muito maior do que 30% do total. Por enquanto está em 34% e quero reduzir isso.

Vale lembrar que teoricamente, escolher FIIs de papel é bem mais complicado, já que em tese você tem de analisar a carteira do FII de papel - ver se as CRIs/CRAs fazem sentido ou não. Digo teoricamente e em tese em itálico porque tem gente que não faz essa análise (eu mesmo reconheço que deveria ir mais a fundo).

Em síntese: não vejo problema algum, mas acho que primeiro você tem de pensar se faz sentido na sua estratégia, e depois decidir se o risco compensa hehehe.

Espero ter ajudado!

Link para compartilhar

• 0
12 horas atrás, Joao Lima disse:

Boa noite @Joao Lima. A vantagem de investir em CRIs via fundos de papel estaria na diversificação do portfolio e consequentemente mitigar o risco, ja que um fundo bem estruturado tera uma quantiadde significativa de ativos e com percentuais de exposição controlado. Alem disso quando investimos diretamente nos CRIs temos um risco maior de liquidez.

Na minha opinião vale a pena ter fiis de papel na carteira ja que eles geralmente pagam rendimentos maiores do que os de tijolos, mas sua exposição frente aos de tijolos deve ser controlada para não aumentar de forma significativa o risco da sua carteira de fiis

• Brabo 1
Link para compartilhar

• Criar novo...