Jump to content
  • 0

Vacância financeira de um FII

Francisco Viégas Vianna

Pergunta

Fala, pessoal.

Tentando enfim fazer a análise de risco dos meus ativos pra deixar o diagrama redondinho, esbarrei na dificuldade de encontrar essa informação.

É uma pergunta que vem padrão no Diagrama, e que mantive pq me parece relevante. Mas raramente consigo achar essa info, seja em sites ou até mesmo nos próprios relatórios dos fundos....

Estou papando mosca? Vocês conseguem achar isso com facilidade? Ou ainda: consideram uma pergunta relevante para o diagrama de FIIs? Entre ela e a física, certamente a física é mais importante, mas queria saber a opinião de vcs

Obrigado!

• Brabo 2
Link para compartilhar

7 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
36 minutes ago, Francisco Viégas Vianna disse:

Fala, pessoal.

Tentando enfim fazer a análise de risco dos meus ativos pra deixar o diagrama redondinho, esbarrei na dificuldade de encontrar essa informação.

É uma pergunta que vem padrão no Diagrama, e que mantive pq me parece relevante. Mas raramente consigo achar essa info, seja em sites ou até mesmo nos próprios relatórios dos fundos....

Estou papando mosca? Vocês conseguem achar isso com facilidade? Ou ainda: consideram uma pergunta relevante para o diagrama de FIIs? Entre ela e a física, certamente a física é mais importante, mas queria saber a opinião de vcs

Obrigado!

@Francisco Viégas Vianna pelo que me lembro nos relatórios fornecidos pelos RIs dos FIIs normalmente tem a informação da vacância financeira. 

O que você pode fazer é pesquisar no Google por RI + TICKER + "vacância financeira" (entre aspas mesmo). 

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
8 horas atrás, Francisco Viégas Vianna disse:

Pois é, @Flavio Prado, minha esperança era achar uma outra fonte confiável pra esse dado, pq está difícil mesmo. Eu não tenho tido sorte de achar nos relatórios.

No mais, vc considera um fator importante? Faz parte do seu diagrama de alguma forma?

Olá Francisco,

Como os amigos já indicaram, esta informação aparece nos relatórios. Às vezes com uma palavra diferente, mas está lá rsrsrs.

Sobre a questão de ser importante, para mim, sem dúvida. De nada vale alugar um imóvel muito abaixo do preço, que serve para diminuir a vacância física, mas estar recebendo menos do que o imóvel vale. O ideal é termos uma taxa de vacância financeira baixa com uma boa ocupação do imóvel.

Espero ter ajudado!

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
15 horas atrás, Francisco Viégas Vianna disse:

Fala, pessoal.

Obrigado!

Bom dia, @Francisco Viégas Vianna !

Salvo engano, alguns FIIs demonstram os níveis de vacância financeira como Inadimplência Líquida que também pode ser encontrada nos relatórios.

• Brabo 3
Link para compartilhar

• 0
10 horas atrás, Silas Santos disse:

Olá,

Nos FIIs da minha carteira sempre aparece a informação de vacância (ou ocupação) nos relatórios gerenciais mensais.

Em anexo exemplo do MALL11 no relatório do último mês.

Screenshot_20241002-221805.png

@Silas Santos essa ocupação seria a vacância física. Essa é bem tranquila de achar.

A vacância financeira é um pouco diferente. Digamos que 100% do seu imóvel está alugado. A vacância física é 0%.

Porém se seu imóvel tem o potencial de ser alugado (considerando o mercado) por R$ 100.000,00 e vc está alugando por R$ 90.000,00, a sua vacância financeira é de 10%, sacou?

• Brabo 2
Link para compartilhar

• Criar novo...