Jump to content
  • 0

Tesouro pós fixado


Rodrigo Silva Conceição

Pergunta

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
9 horas atrás, Rodrigo Silva Conceição disse:

 É melhor investir no tesouro selic pós fixado (LFT) em caso da taxa selic subir muito - o que claro não oscila tanto correto ?

Bom dia @Rodrigo Silva Conceição. Seu raciocinio esta correto em relação ao aumento da rentabilidade caso a selic continue a subir. Contudo, voce vera que geralmente usamos o tesouro selic para metas de curto prazo ou quando necessitamos de um montante com disponibilidade em liquidez. Mas temos que ter em mente que um titulo que nos possibilita resgatar a qualquer momento sem risco de perda da rentabilidade sempre tera uma rentabilidade menor do que quando alocamos com prazos de vencimentos maiores, devido ao conceito de preferencia por liquidez.

Desta forma, para a nossa carteira de longo prazo ele não sera um investimento que fara parte do nosso portfolio, mas sim com os objetivos que citei acima.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Olá Rodrigo,

Investir no Tesouro Selic pós fixado em tempos de taxa Selic crescente é realmente uma excelente opção na renda fixa. Até porquê se você investe em Tesouro PRÉ-FIXADO e a taxa Selic continuar subindo o seu título tende a sofrer desvalorização na marcação 'á mercado.

OBS.: Claro que se você não resgatar antes do prazo o pré-fixado também não vai perder dinheiro, pois carregando até o vencimento do título a marcação a mercado não importa (e você recebe o que foi PRÉ-FIXADO no ato da compra do título).

É sabido que a gente não vai conseguir prever com exatidão em que momento exato do futuro a TAXA SELIC vai parar de subir, mas, ao meu ver, o pós fixado é uma maneira segura de investir aquele recurso que você eventualmente poderá precisar e, por isso, não quer travar rentabilidade (travar = comprar um tesouro pré-fixado, por exemplo). Até mesmo se você pensa em carregar por muito tempo deixa no pós-fixado e acompanha periodicamente o cenãrio no nosso país. Caso se inicie um ciclo de queda você pondera sobre aportar no pré e ganhar numa possível marcação a mercado.

Só mais um detalhe sobre oscilação: é importante acompanhar como andam as reuniões do COPOM sempre. Exemplo: em 01/2021 a taxa SELIC estava em absurdos 1,90% a.a. Em 06/2021 já estava em 4,15% a.a e em 02/2022 já pagava 10,65% a.a. 

Ou seja, ficar ligado na economia... piscou, perdeu oportunidades (e dinheiro tb) :P

Não abordei sobre a oportunidade do IPCA+ pra não aumentar ainda mais a complexidade da escolha :).

 

Espero ter ajudado com essa visão.

Editado por Israel De Paula Meneses Barbosa
  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
6 horas atrás, Rodrigo Silva Conceição disse:

 É melhor investir no tesouro selic pós fixado (LFT) em caso da taxa selic subir muito - o que claro não oscila tanto correto ?

Olá Rodrigo,

Não sei se você já teve a oportunidade de assistir à aula 18 do módulo 3, sobre contrafluxo. É exatamente nesta aula que você terá a resposta à sua pergunta rsrsrs.

A escolha do tipo de título de renda fixa ideal depende bastante do cenário econômico e das expectativas para o futuro. Aqui estão algumas dicas para guiar suas decisões com base no contrafluxo:

  • Taxa de juros baixa com expectativa de alta: Nesse cenário, títulos indexados à Selic ou ao CDI tendem a ser mais vantajosos, pois a rentabilidade acompanha a subida dos juros, ajustando-se ao novo patamar.
  • Taxa de juros alta com expectativa de queda: Se os juros estão altos, mas a perspectiva é de redução, títulos prefixados podem ser uma boa escolha. Eles permitem “travar” uma rentabilidade maior agora, antes que as taxas comecem a cair.
  • Inflação baixa com expectativa de alta: Quando a inflação está baixa, mas espera-se que suba no futuro, títulos indexados ao IPCA podem proteger seu capital, já que esses ativos corrigem sua rentabilidade conforme a inflação aumenta.

Cada título tem seu momento ideal, e a chave é ajustar sua carteira conforme as condições econômicas mudam. Dessa forma, você otimiza a rentabilidade e minimiza o risco.

Espero ter ajudado!

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
7 horas atrás, Rodrigo Silva Conceição disse:

 É melhor investir no tesouro selic pós fixado (LFT) em caso da taxa selic subir muito - o que claro não oscila tanto correto ?

Bom dia, @Rodrigo Silva Conceição !

Apenas um complemento as respostas dos nossos amigo.

Sabendo que a expetativa da Selic é de alta, é um indício para um controle da inflação em vista que a taxa de juros é um dos mecanismos para este controle. Dito isso, é possível ver através do Boletim Focus (a melhor maneira na minha opinião de acompanhar para onde o mercado está caminhando) uma expectativa de aumento da inflação que pode gerar também algumas boas oportunidades em títulos IPCA+ no longo prazo.

Lembrando também que a variação na taxa de juros não é o único fator que influencia para alteração da taxa de mercado de títulos que sofrem da marcação. Temos na verdade um conjunto de fatores que afetam a marcação e não um isolado.

 

Espero que agregue ao tema!

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...