Jump to content
  • 0

calculo de porcentagem das ações.

Sidney Renato Da Silva

Pergunta

bom dia a todos, estava aqui calculando sobre os retornos da minha carteira em relação ao meus investimentos, pois a corretora que estou no momento não mostra essa porcentagem.

fiz o calculo dos fiis e ficou de boa, pois por serem ganhos mensais ficou fácil.

mas me deparei com as ações e por serem algumas mensais como bbdc4 e outras trimestrais, não consegui chegar em um resultado.

como faço essa conta pegando o valor maior em um trimestre ou faço uma projeção baseada nos  dados que estão anual, por média dos últimos 5 anos ou tem outro tipo de conta a ser feita?...

se alguém puder me ajudar, agradeço desde já...

• Brabo 1
Link para compartilhar

1 resposta para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Just now, Sidney Renato Da Silva disse:

bom dia a todos, estava aqui calculando sobre os retornos da minha carteira em relação ao meus investimentos, pois a corretora que estou no momento não mostra essa porcentagem.

fiz o calculo dos fiis e ficou de boa, pois por serem ganhos mensais ficou fácil.

mas me deparei com as ações e por serem algumas mensais como bbdc4 e outras trimestrais, não consegui chegar em um resultado.

como faço essa conta pegando o valor maior em um trimestre ou faço uma projeção baseada nos  dados que estão anual, por média dos últimos 5 anos ou tem outro tipo de conta a ser feita?...

se alguém puder me ajudar, agradeço desde já...

Bom dia @Sidney Renato Da Silva. Esta é a principal diferença entre ações e fiis ou mesmo a renda fixa. O fluxo de pagamento das ações não obedecera valores predefinidos, ja que trata-se de parte do lucro liquido da empresa que é distribuido para o acionista, ou seja, se o lucro da empresa aumenta ou diminui este valor se altera tambem. Alem disso a empresa pode em determinado exercicio distribuir menos devido a um processo de investimento visando mais lucro futuro.

O que voce pode fazer seria, pegar sua carteira de ações, realizar um consolidado anual do quanto voce recebe de dividendos e JCP e ir acompanhando esta evolução anualmente. Lembrando tambem que esta variavel no periodo de crescimento do patrimonio não teria relevancia significativa, ja que, como citei acima a empresa pode reinvestir na sua operação, aumentar seu lucro e consequentemente valorizar as suas ações ao longo dos anos

• Brabo 2
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar

• Criar novo...