Jump to content
  • 0

Dividendos


Pergunta

13 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 1

Pra além do que o @Edison Paulini já te explicou, você precisa considerar o crescimento da empresa.

Os dividendos que ela paga não representam o lucro todo dela (ao menos, não deveriam, em casos saudáveis).

A empresa pode pagar uma quantia razoável de dividendos e ao mesmo tempo seguir investindo na própria operação, aumentando patrimônio, crescendo receitas e lucros...

Os dividendos viram apenas uma forma mais palpável de você ter o benefício desse crescimento em suas mãos, o que eu acho ótimo pq te dá a liberdade de escolha entre reinvestir tudo na própria empresa ou em outros ativos que forem mais oportunidade pro seu caso (normalmente os ditados pelo diagrama do cerrado, que talvez você ainda vá aprender sobre no curso).

Enfim, por mais que ele esteja em partes correto com o o Edison falou, a consequência final tá longe de ser isso de trocar 6 por meia dúzia.  No contexto geral, numa boa empresa, é como se você ganhasse um ovo...que se ao invés de comer você reinvestir, nasce outro galinha que bota ainda mais ovos...juros compostos a seu favor como sempre!

Bons estudos

  • Brabo 3
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
52 minutes ago, Edison Paulini disse:

Bom dia, @João Henrique De Freitas Antonelli !

Vamos lá. No geral a pessoa não está incorreta em dizer que de fato o que ocorre no pagamento dos proventos é uma troca de bolso. Isso acontece porque quando um proventos é pago (rendimento, dividendos ou JCP) ou valor pago é retirado do preço do ativo.

Então a grosso modo teríamos o seguinte cenário (exemplificando de madeira bem simplificada):

SARD3 está sendo cotado a R$30 e eu tenho 100 ações. Logo eu tenho eu tenho R$3.000 de patrimônio.

Ela então decide pagar R$1 de dividendos. Eu recebo então R$100. Tenho então R$100 no meu bolso pra gastar. Lembrando que o valor pago sai do preço da ação, elas então passarão a custar R$29. Logo, eu tenho ainda os mesmo R$3.000 sendo 100 no bolso e R$2.900 em patrimônio investido.

Mas.o X da questão (e que é algo que você verá ao longo do curso) é que não iremos simplesmente gastar tudo o que recebemos.

É uma prática reinvestir 25% do que recebemos na fase de viver de renda para que possamos sustentar nosso patrimônio e até mesmo ainda fazer com que ele cresça enquanto estamos no usufruto como se fossem aqueles 25% que investimos do nosso salário Lara atingir a liberdade financeira.

Ademais, não é só de dividendos que iremos viver na aposentadorias. O uso da renda fixa é também imprescindível por conta de maior previsibilidade e planejamentos.

 

Reforçando que ao longo das aulas você entenderá isso melhor ainda!

E cuidado com os furos da internet  😅

 

Espero que ajude!

Ah sim, faz sentido,entendi. Obrigado. 

Sim, sim estou animado pra chegar nos módulos 3 e 4. Estou finalizando o 2 ainda e já estou gostando bastante, achei que era um curso sobre investimentos mas aborda MUITO mais coisas, fico feliz de ter tido essas oportunidades logo cedo na vida. 

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
5 minutes ago, João Henrique De Freitas Antonelli disse:

Ah sim, faz sentido,entendi. Obrigado. 

Sim, sim estou animado pra chegar nos módulos 3 e 4. Estou finalizando o 2 ainda e já estou gostando bastante, achei que era um curso sobre investimentos mas aborda MUITO mais coisas, fico feliz de ter tido essas oportunidades logo cedo na vida. 

Bacana, @João Henrique De Freitas Antonelli !

Quaisquer dúvidas mais manda aí pra gente  =)

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Olá @João Henrique De Freitas Antonelli,

Um outro ponto para complementar o que os amigos disseram acima.

Apesar de efetivamente sair do seu bolso, vale lembrar que a flutuação do mercado provavelmente já vai corrigir isso.

O que eu quero dizer é o seguinte: pegando o exemplo do Edison, a ação valia R$ 30 e depois passou a valer R$ 29 porque R$ 1 saiu como dividendo.

Mas no dia seguinte, quando o mercado abrir, esse R$ 1 talvez não faça muita diferença. Porque no início do pregão a empresa pode já saltar para R$ 33, ou eventualmente ela pode cair para R$ 27...

Ou seja, no fim o movimento do mercado vai meio que "anular" essa diferença de R$ 1 em relação aos dividendos. Lembrando que uso o verbo "anular" no sentido de ser variável e eventualmente não fazer tanta diferença.

Até porque se você analisou a empresa como deveria (e você verá como fazer isso no módulo 4), esse R$ 1 que você recebeu de dividendo será recomposto no futuro, já que a empresa boa tem perspectiva de crescimento ao longo do tempo (é para isso que estamos aqui rsrsrs).

Espero ter contribuído um pouco!

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 04/10/2024 at 10:13, João Henrique De Freitas Antonelli disse:

Ele disse que dividendos não é um dinheiro extra, mas sim parte de um valor que já é seu por ter investido na empresa, então caso você utilize o dividendo pra outras coisas sem ser reinvestir, está perdendo patrimônio. Ele falou mais algumas coisas, mas em suma ele quis dizer que o dividendo diminuí o valor da ação/Fii então não é um dinheiro extra pois ele é descontado da cotação e você perde dinheiro, então seria como que trocar 6 por meia dúzia. Pois so gastar o dividendo estaria correndo o seu patrimônio.

Boa tarde @João Henrique De Freitas Antonelli. Quando falamos de construção do patrimonio temos que dividir o mesmo em 2 fases, a fase de crescimento e a fase de usufruir do mesmo. Na fase de crescimento todo dividendo devera ser reinvestido para darmos continuidade ao processo de aumento da nossa participação acionaria. Contudo voce vera que irão existir empresas que ja realizam isto automaticamente para voce. A empresa pode não distribuir valores altos de dividendos por que estara reinvestindo na sua operação de modo que aumente seu lucro futuro e consequentemente suas ações se valorizem mais, ja que no longo prazo o preço segue o lucro.

Desta forma voce vera que daqui a 10, 20 anos, voce tera em carteira algumas ações que não foram boas pagadoras de dividendos mas que suas ações se valorizaram muito, mais do que outras que acabaram por distribuir mais. Sendo assim, quando voce for usufruir do patrimonio, e o foco não for mais o crescimento mas sim gerar renda, voce pode tambem considerar parte do ganho de capital na composição desta renda. Basicamente voce podera se utilizar de 4 variaveis para compor a sua renda, os proventos de ações, os rendimentos de fiis, os juros da renda fixa e tambem o ganho de capital em ações.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 05/10/2024 at 00:15, Nelson Pimentel Carriati disse:

Pra além do que o @Edison Paulini já te explicou, você precisa considerar o crescimento da empresa.

Os dividendos que ela paga não representam o lucro todo dela (ao menos, não deveriam, em casos saudáveis).

A empresa pode pagar uma quantia razoável de dividendos e ao mesmo tempo seguir investindo na própria operação, aumentando patrimônio, crescendo receitas e lucros...

Os dividendos viram apenas uma forma mais palpável de você ter o benefício desse crescimento em suas mãos, o que eu acho ótimo pq te dá a liberdade de escolha entre reinvestir tudo na própria empresa ou em outros ativos que forem mais oportunidade pro seu caso (normalmente os ditados pelo diagrama do cerrado, que talvez você ainda vá aprender sobre no curso).

Enfim, por mais que ele esteja em partes correto com o o Edison falou, a consequência final tá longe de ser isso de trocar 6 por meia dúzia.  No contexto geral, numa boa empresa, é como se você ganhasse um ovo...que se ao invés de comer você reinvestir, nasce outro galinha que bota ainda mais ovos...juros compostos a seu favor como sempre!

Bons estudos

Sim, quando ele tinha falado trocar 6 por meio dúzia fiquei com um pé atrás. Afinal, como você citou é um retorno mais "livre" podemos escolher o que fazer com ele, seja gastar com passivos ou escolher bons ativos para reinvestir.

Por isso acho quê pretendo procurar os dois tipos de empresas para minha carteira. Algumas em dividendos para ter esse retorno e reinvestir em outros ativos ou na própria empresa e algumas outras que não pagam tantos dividendos porém tem valorização, estabilidade e outras características.

  • Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
16 horas atrás, Adriano Umemura disse:

Boa tarde @João Henrique De Freitas Antonelli. Quando falamos de construção do patrimonio temos que dividir o mesmo em 2 fases, a fase de crescimento e a fase de usufruir do mesmo. Na fase de crescimento todo dividendo devera ser reinvestido para darmos continuidade ao processo de aumento da nossa participação acionaria. Contudo voce vera que irão existir empresas que ja realizam isto automaticamente para voce. A empresa pode não distribuir valores altos de dividendos por que estara reinvestindo na sua operação de modo que aumente seu lucro futuro e consequentemente suas ações se valorizem mais, ja que no longo prazo o preço segue o lucro.

Desta forma voce vera que daqui a 10, 20 anos, voce tera em carteira algumas ações que não foram boas pagadoras de dividendos mas que suas ações se valorizaram muito, mais do que outras que acabaram por distribuir mais. Sendo assim, quando voce for usufruir do patrimonio, e o foco não for mais o crescimento mas sim gerar renda, voce pode tambem considerar parte do ganho de capital na composição desta renda. Basicamente voce podera se utilizar de 4 variaveis para compor a sua renda, os proventos de ações, os rendimentos de fiis, os juros da renda fixa e tambem o ganho de capital em ações.

Bom dia @Adriano Umemura. Obrigado pela contribuição. Realmente faz sentido, e é indispensável essa reaplicação na fase inicial de construção,  pois além do aumento exponencial de patrimônio, os efeitos dos juros compostos terão um espaço maior para agir.

 

Eu já possuo algumas ações e FII's, comecei investir em fevereiro, vi vídeos do Economista Sincero e depois conheci o Raul. Então montei uma carteira seguindo aquele vídeo da carreira pra iniciantes e fui alocando algumas coisas, porém resolver tentar a matrícula na AUVP, achei que não iria ser aprovado mas deu bom. Agora é parar de investir e ir estudando.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Aproveitando o tópico do amigo, ainda sobre ações que pagam proventos. Elas nunca me chamaram muito atenção, pois sempre tive um olhar grafista sobre elas, e aparentemente sempre andam de lado sem muita valorização.

Mas, agora estudando o curso, me veio a mente de que o gráfico está me "enganando", pois quando uma empresa paga o dividendo o valor da ação é descontado. Caso eu reinvista todo provento ganho, o gráfico do reinvestimento seria diferente do gráfico padrão que encontramos num Trading View da vida, ou na própria pesquisa do Google. 

Seria correto dizer que a valorização da ação no ano é igual ao que esses gráficos nos mostram somado ao seu dividend yeld do respectivo ano? 

Espero ter sido claro no questionamento :-)

Editado por Auciomar Cerqueira
Melhoria no português.
  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
29 minutes ago, Auciomar Cerqueira disse:

Aproveitando o tópico do amigo, ainda sobre ações que pagam proventos. Elas nunca me chamaram muito atenção, pois sempre tive um olhar grafista sobre elas, e aparentemente sempre andam de lado sem muita valorização.

Mas, agora estudando o curso, me veio a mente de que o gráfico está me "enganando", pois quando uma empresa paga o dividendo o valor da ação é descontado. Caso eu reinvista todo provento ganho, o gráfico do reinvestimento seria diferente do gráfico padrão que encontramos num Trading View da vida, ou na própria pesquisa do Google. 

Seria correto dizer que a valorização da ação no ano é igual ao que esses gráficos nos mostram somado ao seu dividend yeld do respectivo ano? 

Espero ter sido claro no questionamento :-)

Boa tarde, @Auciomar Cerqueira !

Normalmente os gráficos de rentabilidade dos ativos que encontramos internet a fora consideram o reinvestimento total do proventos no ativo.

 

  • Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 04/10/2024 at 10:13, João Henrique De Freitas Antonelli disse:

Eai galera, bom dia, como estão?

Recentemente ouvi um cara dizer que viver de renda é furada ( eu já fiquei com um pé atrás, mas fui questionar esse posicionamento). Ele disse que estava de referindo a dividendos, e que FII' e dividendos de ações não são tão bons assim. Novamente questionei ele, fiquei curioso pra saber os motivos dele achar isso.  Resumindo o ponto dele:

Ele disse que dividendos não é um dinheiro extra, mas sim parte de um valor que já é seu por ter investido na empresa, então caso você utilize o dividendo pra outras coisas sem ser reinvestir, está perdendo patrimônio. Ele falou mais algumas coisas, mas em suma ele quis dizer que o dividendo diminuí o valor da ação/Fii então não é um dinheiro extra pois ele é descontado da cotação e você perde dinheiro, então seria como que trocar 6 por meia dúzia. Pois so gastar o dividendo estaria correndo o seu patrimônio.

 

Eu fiquei com um pé atrás, e resolvi pesquisar um pouco mais, a priori concordei com algumas coisas, afinal reinvestir o dividendo inicialmente é fundamental. Porém não sei de chega a ser tão ruim a ponto de corroer patrimônio existente, muito menos diminuir a cotação, porém posso estar engano. 

 

Então vim aqui compartilhar com os universitários kkk, o que vocês tem a dizer sobre dividendos? E sobre essa história toda. ( Obrigado por ler até aqui 😁)

Boa tarde, eu tenho o seguinte raciocínio sobre isso, o valor da ação em tese é tudo que a empresa possui, inclusive o saldo em caixa, quando faz a distribuição de dividendos ou JCP, esse dinheiro sai do caixa, portanto o valor da ação deve ser corrigido também, porém a empresa então operando, então ela gera mais lucro, quando a empresa tem lucro, ou cresce em seu patrimônio, quando em fase de crescimento ou investimento, o que vai se refletir na ação, ou seja se a empresa distribuiu o lucro do trimestre em tese no próximo trimestre ela "repos" o valor que pagou de dividendos com os lucros da operação.

Se vc trabalha e recebe o salário, no próximo mês vc vai trabalhar de novo para receber o salário de novo, igual a empresa. 

 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
18 horas atrás, Edison Paulini disse:

Boa tarde, @Auciomar Cerqueira !

Normalmente os gráficos de rentabilidade dos ativos que encontramos internet a fora consideram o reinvestimento total do proventos no ativo.

 

Fora quê esses gráficos, como já vi em alguns vídeos do Raul, muitas vezes não correspondem a sua  realidade, pois frequentemente são reajustados, principalmente aquele do google kkkk. Então esses valores podem variar muito dependendo de quando e por quanto você comprou a ação.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...