Jump to content
  • 0

Qual escolher de renda fixa?

Michel Oliveira

Pergunta

Hello, guys.

Se tivesse 150k para investimento, eu estou certo:

1) eu colocaria 50k no tesouro prefixado 12,49% a.a. ou 1,04% a.m. para 2031;

2) e, colocaria 50k no tesouro selic+0,13;

3( e, colocaria Tesouro IPCA+ 2029    15/05/2029    IPCA + 6,61% a.a.

Mais 1,5k no 1), 0,5k no 2) 0,3k e no 3) 0,7k de aportes ao mês. 

Além disso, esperando as taxas de juros diminuirem, como a Selic, para comprar títulos atrelados a esse indexador. 

O que acham?

• Brabo 3
Link para compartilhar

9 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
3 horas atrás, Michel Oliveira disse:

Hello, guys.

Além disso, esperando as taxas de juros diminuirem, como a Selic, para comprar títulos atrelados a esse indexador. 

O que acham?

Fala Michel!!

Em que módulo você está? Essa informação me ajuda a dizer quais respostas você ainda via encontrar nas aulas.

Escolher onde e como via investir depende muito dos seus objetivos, e o ideal é não aportar em nada até acabar o módulo 8. Até lá, por tudo no Tesouro Selic. Até porque faltaria também diversificação no seu exemplo (mesmo sendo um conservador que só investe em renda fixa, tem muuuitas outras ótimas oportunidades nesses mercado hoje em dia).
Sobre o valor, também vale a pena checar se é uma quantia grande pra você (maior do que 5-6x seus aportes mensais habituais), porque se for, pode ser interessante fracionar, mesmo falando de Tesouro.

Dito isso, vamos ao que você perguntou!!
Cada título do Tesouro tem uma função diferente na carteira.
O Tesouro Selic serve basicamente pra manter grana que vai ficar parada (e que você não vi precisar com liquidez imediata) ou pra parte da sua reserva de emergência.

O IPCA te protege da inflação, é bem vantajoso pegar em momentos que essa preocupação está baixa e a parte pós-fixada (o valor depois do "IPCA+) está mais alto. Acima de 6% é bem legal.
O prefixado protege sua rentabilidade. Agora é um momento bom também, esse valor que você pôs é bom demais.
Esses 2 últimos títulos sofrem com a marcação a mercado (MÓDULO 3), então, se a taxa de juros ou a inflação subirem mais pode ser que você tenha um rentabilidade negativa provisória (que some até o vencimento). Até por isso eu acho que seria  No caso a queda da Selic, que você citou, levaria a uma oportunidade de vender esses títulos antecipadamente, e realmente poderia ser vantajoso.

Desde já desculpa se falei algo que você já sabia ou se não falei bem o que vc queria saber.

• Brabo 3
Link para compartilhar

• 0
15 horas atrás, Michel Oliveira disse:

Hello, guys.

O que acham?

Olá Michel,

Acho que o @Alexandre Sales já sintetizou tudo: antes de dizer que quer investir nisso ou naquilo, você precisará identificar o quanto estes R$ 150k são em relação ao seu patrimônio e em relação aos seus aportes mensais.

Além disso, já tem reserva de emergência?

Se você quiser/puder dar mais contexto talvez a gente possa te dar umas ideias rsrsrs.

Vamos que vamos 🚀

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
On 04/10/2024 at 16:00, Michel Oliveira disse:

Hello, guys.

O que acham?

Boa noite @Michel Oliveira. Qual o objetivo desta alocação?

Link para compartilhar

• 0

@Adriano Umemura A minha intenção dessa distribuição seria construção de patrimonio de imediato. Espero uma dica coerente ao meu objetivo imediato. 

Eu quero viver de renda. Eu gostaria de montar uma carteira de renda fixa e continuar aportando. Depois de concluir o curso eu acredito ter mais embassamento para agragar outros investimento. 

Na parte de renda fixa teria outra ou algo a mais para acrescentar? 

Link para compartilhar

• 0
23 minutes ago, Michel Oliveira disse:

@Adriano Umemura A minha intenção dessa distribuição seria construção de patrimonio de imediato. Espero uma dica coerente ao meu objetivo imediato. 

Eu quero viver de renda. Eu gostaria de montar uma carteira de renda fixa e continuar aportando. Depois de concluir o curso eu acredito ter mais embassamento para agragar outros investimento. 

Na parte de renda fixa teria outra ou algo a mais para acrescentar? 

Boa noite @Michel Oliveira. O motivo da pergunta é que, para cada objetivo a alocação pode ser diferente. Para uma carteira previdenciaria a alocação em renda fixa deve seguir o contrafluxo, ou seja, a cada mes escolher titulos que estejam alinhados com o ciclo de mercado. Alem disso seria necessario ter outras classes de ativos para compor a sua carteira.

Como voce mesmo disse, após o curso voce tera bagagem para alocar de uma forma que atenda melhor os seus objetivos. Sendo assim, por enquanto o melhor local seria o tesouro selic

Link para compartilhar

• 0
3 horas atrás, Adriano Umemura disse:

Boa noite @Michel Oliveira. O motivo da pergunta é que, para cada objetivo a alocação pode ser diferente. Para uma carteira previdenciaria a alocação em renda fixa deve seguir o contrafluxo, ou seja, a cada mes escolher titulos que estejam alinhados com o ciclo de mercado. Alem disso seria necessario ter outras classes de ativos para compor a sua carteira.

Como voce mesmo disse, após o curso voce tera bagagem para alocar de uma forma que atenda melhor os seus objetivos. Sendo assim, por enquanto o melhor local seria o tesouro selic

Eu pensei comprar um título de renda fixa Prefixado com uma taxa alta, e na oportunidade de juros baixos comprar títulos atrelados aos CDIs. Mesmo porque, eu tenho mais direto para entrar para investir em outros investimentos. 

A parte de renda fixa da minha carteira eu já posso organizá-la. 

Eu sei que teria outros investimentos mais rentaveis, embora não tenha terminado o curso as lives do mestre já dá um aprévia disso. 

Espero estar no caminho certo da minha jornada. 

Link para compartilhar

• 0
3 horas atrás, Michel Oliveira disse:

Eu pensei comprar um título de renda fixa...

embora não tenha terminado o curso...

Espero estar no caminho certo da minha jornada. 

Olá Michel,

Rapaz, vou te falar uma coisa e espero não estar sendo muito duro: se você ainda não terminou o curso e está pensando em comprar um título de renda fixa, não acho que você esteja no caminho certo.

Não me leve a mal, mas antes de terminar o curso não se deve fazer nenhum tipo de investimento, pois você pode perder oportunidades em relação aos demais itens que você vai aprender ao longo do curso.

Aí quando terminar, aí sim você "manda ver" rsrsrs.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0

Imagina, eu sou RAIZ e, não fui criado com YAKULT E DANONE. Tranquilo, o importante é o dialogo. EU vou transferrir tudo para o tesouro Selic e esperar terminar. O bom que estou no meio do módulo 4.  Além disso, vou transferrir 50k para BTG/AUVP e ganharei alguns beneficios. Muito obrigado. Let's go to study. 

• Brabo 1
Link para compartilhar

• Criar novo...