Jump to content
  • 0

Problemas no agronegócio


Antony Lodi Salum

Pergunta

Fala galera, boa tarde, assim eu estava analisando umas ações do agro e vendo se era legal incluir alguma em carteira. Só que ontem me surgiu uma duvida bem pertinente, a minha mãe já tem terras que plantamos soja e isso da uma boa porcentagem da renda anual dela (de 20% a 40%) e como infelizmente algum dia ela vai falecer eu ficaria com uma parte dessas terras.
E com isso eu pensei que talvez eu poderia me expor de uma maneira muito grande nesse setor, muito mais do que eu gostaria. Vocês acham que só de já ter fazenda nao e necessário uma ação do agro? pois pra mim faz muito sentido tanto pra controlar o risco que e um setor cíclico, tanto por diversificação pois já estou exposto a esse setor. 

Link para compartilhar
Share on other sites

5 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
41 minutes ago, Antony Lodi Salum disse:

Fala galera, boa tarde, assim eu estava analisando umas ações do agro e vendo se era legal incluir alguma em carteira. Só que ontem me surgiu uma duvida bem pertinente, a minha mãe já tem terras que plantamos soja e isso da uma boa porcentagem da renda anual dela (de 20% a 40%) e como infelizmente algum dia ela vai falecer eu ficaria com uma parte dessas terras.
E com isso eu pensei que talvez eu poderia me expor de uma maneira muito grande nesse setor, muito mais do que eu gostaria. Vocês acham que só de já ter fazenda nao e necessário uma ação do agro? pois pra mim faz muito sentido tanto pra controlar o risco que e um setor cíclico, tanto por diversificação pois já estou exposto a esse setor. 

Boa tarde!

Acho que pela sua análise, vc já sabe a resposta... acredito que tem correlação sim, seria melhor evitar, já que vc já tá pensando na herança... hehehhe

 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

 

Com base no que foi dito, sim, há uma correlação entre possuir ações do setor agro e ter terras onde é feito o plantio de soja. Minha recomendação é que você busque diversificar ainda mais sua carteira. Não sei como ela está no momento, mas se por acaso você estiver otimista com o setor agro e com alguma ação em específico, ciente da exposição ao setor e sobre os riscos, pode ser interessante adquirir ações desse setor. No entanto, a diversificação é sempre importante, e vale lembrar que cada pessoa tem uma percepção diferente sobre o mercado, então siga a sua linha de raciocinio.

 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hora atrás, Antony Lodi Salum disse:

Fala galera, boa tarde, assim eu estava analisando umas ações do agro e vendo se era legal incluir alguma em carteira. Só que ontem me surgiu uma duvida bem pertinente, a minha mãe já tem terras que plantamos soja e isso da uma boa porcentagem da renda anual dela (de 20% a 40%) e como infelizmente algum dia ela vai falecer eu ficaria com uma parte dessas terras.
E com isso eu pensei que talvez eu poderia me expor de uma maneira muito grande nesse setor, muito mais do que eu gostaria. Vocês acham que só de já ter fazenda nao e necessário uma ação do agro? pois pra mim faz muito sentido tanto pra controlar o risco que e um setor cíclico, tanto por diversificação pois já estou exposto a esse setor. 

Boa tarde, @Antony Lodi Salum !

Você já deu a resposta nas suas últimas palavras do post.

Existirá sim uma dupla exposição por mais que alguns riscos sejam deveras diferentes pois o meio de trabalho direto seu com o agro não é necessariamente igual a uma empresa de capital aberta que opera no mesmo setor, o setor em si é o mesmo. Um evento que abale o agro de forma geral vai interferir tanto nas terras como nos papéis.

Particularmente é um risco que eu evitaria.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Eu sou agricultor, e a lavoura representa 99,9999% da minha renda, mesmo assim compro empresa do agro que faz exatamente o que eu faço no meu negocio, porem so compro quando julgo barato. 

No meu caso não vai fazer diferença, pois minha carteira de investimentos é irrelevante perto do negocio, o que eu gosto é que sei exatamente o que estou comprando e consigo avaliar profundamente o investimento. 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Olá @Antony Lodi Salum,

Por um lado, não tenho dúvidas de que você já está exposto ao setor e, portanto, haveria total correlação.

Por outro, você está em posição privilegiada por saber melhor do que qualquer outra pessoa como o setor funciona, seus desafios e vantagens.

Ou seja, é uma faca de dois gumes.

Apesar da vantagem de conhecer o setor em detalhes, acho que para mim a parte da dupla exposição contaria mais, e eu evitaria essa situação. Mas tudo depende da sua realidade e estratégia, é claro.

Espero ter ajudado.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...