Jump to content
  • 0

FUNDO IVVB11


Pergunta

Boa tarde, Sardinhas.

     Estou analisando aplicar no fundo IVVB11. De acordo com o meu entendimento, este fundo não paga dividendos.  Assim, o rendimento viria apenas da valorização das cotas, que sofrem influencia da variação do dólar.  Estou certo?  Consideram interessante investir no fundo agora?

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

7 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
1 hour ago, Francisco Carlos Salim Martins disse:

Boa tarde, Sardinhas.

     Estou analisando aplicar no fundo IVVB11. De acordo com o meu entendimento, este fundo não paga dividendos.  Assim, o rendimento viria apenas da valorização das cotas, que sofrem influencia da variação do dólar.  Estou certo?  Consideram interessante investir no fundo agora?

Boa tarde, @Francisco Carlos Salim Martins !

Realmente este fundo não paga dividendos. Ele reinveste em si mesmo para proporcionar o crescimento no longo prazo.

Pense no IVVB11 como uma forma de se expor a variação do S&P 500 mas em reais ao invés de ter uma conta em uma corretora que permita investimentos internacionais diretamente em dólar.

O grande ponto a se pensar é se investir em um ETF assim faz parte de sua estratégia. IVVB11 apesar de replicar um índice americano que é um mercado muito maduro, ele é um ativo sujeito a duas legislações. 

Além disso a depender do caso e objetivo do investidor, perde-se um benefício que seria uma proteção cambial pois poderíamos estar investindo diretamente no IVV em dólar que é uma moeda historicamente mais forte que o real.

Veja então que não tem certo ou errado investir nele. Vai do seu objetivo.

 

Espero que ajude a refletir!

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Olá @Francisco Carlos Salim Martins,

Trazendo aqui apenas umas outras ideias.

Não sei em que ponto dos seus investimentos você se encontra, mas por quê não investir diretamente no IVV - ou mesmo em outros ETFs americanos que têm taxa de administração menor que o IVV?

Pergunto isso porque desta forma, investindo diretamente, você evitaria não apenas a submissão às duas legislações, mas também teria vantagens com a variação cambial - ou seja, você ganharia pelo crescimento do ETF em si e também pela valorização do dólar frente ao real.

Um último ponto seria o seguinte: dependendo da fase em que você se encontrar (acumulação ou usufruto), talvez não valha a pena ter ETFs que paguem dividendos neste momento. Eu mesmo pensava assim: queria tudo que me entregasse dividendos logo. Mas após o curso mudei totalmente esta visão e hoje só quero ETFs que sejam de acumulação e não de dividendos, para investir no crescimento em si. Só vou começar a alterar esta estratégia daqui 10 anos.

Espero ter ajudado.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
17 horas atrás, Francisco Carlos Salim Martins disse:

Boa tarde, Sardinhas.

     Estou analisando aplicar no fundo IVVB11. De acordo com o meu entendimento, este fundo não paga dividendos.  Assim, o rendimento viria apenas da valorização das cotas, que sofrem influencia da variação do dólar.  Estou certo?  Consideram interessante investir no fundo agora?

Bom dia @Francisco Carlos Salim Martins. Somente complementando a resposta dos amigos. O IVVB11 é um etf nacional que replica o etf americano IVV e ambos seguem o indice SP500. Contudo, o principal motivo para criarmos uma exposição no exterior seria d iversificação de risco soberano, ou seja, alocar parte do nosso patrimonio em uma moeda historicamente mais forte do que o real. Contudo ao alocarmos no IVVB11 nosso patrimonio continuara no BRasil, em reais, exposto a nossa legislação, e somente teremos a valorização do ativo

Um outro ponto a se considerar é que, o pagamento de dividendos tera uma importancia maior na fase de usufruir do patrimonio. Na fase de construção e crescimento o pagamento ou não de dividendos não teria importancia. Temos que ter em mente que os dividendos são parte do lucro das empresas que ´são distribuidos para os acionistas. Contudo uma boa empresa pode decidir reinvestir o seu lucro na operação de modo que aumente seus lucros futuros, a empresa cresça e suas ações se valorizem. Então dependendo da fase em que voce se encontre não coloque o pagamento de dividendos como ponto determinante na sua analise.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
42 minutes ago, Adriano Umemura disse:

Então dependendo da fase em que voce se encontre não coloque o pagamento de dividendos como ponto determinante na sua analise.

Bom dia!

Eu ainda não comecei em renda variável e nem terminei o terceiro módulo do curso, mas já penso em algumas estratégias...mas, vendo vocês falando que como ainda estamos na fase de acumulação, a empresa ser uma boa pagadora de dividendos ou não, não importa muito nessa fase, mas, seguindo a ideia de ser buy and hold e não vender ações, supondo que pretendo passar 10 anos acumulando, como seria feita essa migração futura para empresas que distribuem bons dividendos já que não iríamos vender as ações? Peço até desculpas se isso é explicado nós próximos módulos.

Um exemplo, a Wege é uma empresa ainda de crescimento e acho que se paga dividendos é bem pouco, aí coloco na minha carteira 5% de ações da Wege visando o crescimento, supondo que daqui a 10 anos ela continue sem pagar bons dividendos, como seria essa transição ?  Só um exemplo mesmo, até pq acredito que daqui a 10 anos a Wege  vai diminuir o crescimento e começar a pagar mais dividendos, até pq se nunca fizer isso, o investidor uma hora vai largar mão e procurar outra que queira distribuir seus lucros.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
3 minutes ago, Jaimson Bispo disse:

Bom dia!

Eu ainda não comecei em renda variável e nem terminei o terceiro módulo do curso, mas já penso em algumas estratégias...mas, vendo vocês falando que como ainda estamos na fase de acumulação, a empresa ser uma boa pagadora de dividendos ou não, não importa muito nessa fase, mas, seguindo a ideia de ser buy and hold e não vender ações, supondo que pretendo passar 10 anos acumulando, como seria feita essa migração futura para empresas que distribuem bons dividendos já que não iríamos vender as ações? Peço até desculpas se isso é explicado nós próximos módulos.

Um exemplo, a Wege é uma empresa ainda de crescimento e acho que se paga dividendos é bem pouco, aí coloco na minha carteira 5% de ações da Wege visando o crescimento, supondo que daqui a 10 anos ela continue sem pagar bons dividendos, como seria essa transição ?  Só um exemplo mesmo, até pq acredito que daqui a 10 anos a Wege  vai diminuir o crescimento e começar a pagar mais dividendos, até pq se nunca fizer isso, o investidor uma hora vai largar mão e procurar outra que queira distribuir seus lucros.

Bom dia, @Jaimson Bispo!

Sua resposta está contida no módulo 8.

Mas já adiantando um pouquinho. Quando estivermos mais próximos da fase de viver de renda com o patrimônio que estipulamos alcançar, ao poucos já vamos fazendo uma migração por assim dizer de parte dos ativos que se fazem necessário. Existem diversos cenários que podemos ter como, por exemplo, uma determinada empresa que visava crescimento estar distribuindo proventos mais regularmente lá na frente. São diversos casos que iremos reavaliando aos poucos próximo da fase final bem como recalibrando nossa carteira. Ter uma carteira majoritariamente em renda fixa é algo imprescindível por conta da previsibilidade somado a alguns ativos diferentes.

Os ajustes são sempre possíveis e aprenderemos como fazer da melhor maneira  =)

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
20 minutes ago, Jaimson Bispo disse:

Bom dia!

Eu ainda não comecei em renda variável e nem terminei o terceiro módulo do curso, mas já penso em algumas estratégias...mas, vendo vocês falando que como ainda estamos na fase de acumulação, a empresa ser uma boa pagadora de dividendos ou não, não importa muito nessa fase, mas, seguindo a ideia de ser buy and hold e não vender ações, supondo que pretendo passar 10 anos acumulando, como seria feita essa migração futura para empresas que distribuem bons dividendos já que não iríamos vender as ações? Peço até desculpas se isso é explicado nós próximos módulos.

Um exemplo, a Wege é uma empresa ainda de crescimento e acho que se paga dividendos é bem pouco, aí coloco na minha carteira 5% de ações da Wege visando o crescimento, supondo que daqui a 10 anos ela continue sem pagar bons dividendos, como seria essa transição ?  Só um exemplo mesmo, até pq acredito que daqui a 10 anos a Wege  vai diminuir o crescimento e começar a pagar mais dividendos, até pq se nunca fizer isso, o investidor uma hora vai largar mão e procurar outra que queira distribuir seus lucros.

Sua duvida é muito comum. Poderão existir 2 situações. A primeira seria que daqui a 10 anos uma empresa de crescimento se torne uma empresa mais madura e passe a pagar mais dividendos. E a segunda seria que, a premissa de não vendermos ações seria uma regra a ser seguida na fase de acumulação. Na fase de usufruir do patrimonio, parte do ganho de capital de empresas que sofreram uma valorização significativa durante o passar dos anos, pode tambem ser utilizado na composição de nossa renda. Por isso, como voce tem o horizonte de tempo de 10 anos foque em escolher boas empresas, não descartando empresas somente pelo fato de hoje elas não pagarem altos proventos.

Alem disso a estrutura meta que define os percentuais por classe de ativos podera tambem sofrer alterações a medida que aproximamos da fase de usufruir deste patrimonio, passando a dar mais peso para ativos com volatilidade menor como renda fixa e fiis

  • Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...