Jump to content
  • 0

Tesouro IPCA+2045- valor diminuindo

Pergunta

Olá pessoal! Minha primeira postagem aqui 😊. Vendi um apartamento e me sobrou após pagar corretor e ganho de capital R$260.000,00. Eu o vendi porque o aluguel na minha cidade para o padrão deste apartamento é de R$850,00 + o condomíno R$270,00. Por ser um imóvel que está ficando velho fiquei com receio dos problemas futuros do imóvel, além de nem sempre achar uma pessoa boa para alugar. Enfim..peguei R$124.000,00 desse total e coloquei no Tesouro IPCA+ 2045  em setembro (dia 10) e de lá pra cá vejo meu valor cair a cada dia...fico desesperada...pois eu imaginava que esse valor ia aumentar e não diminuir..fiz a simulação no site do Tesouro e achei que ia compensar para minha aposentadoria...mas sinceramente a cada vez que vejo o valor diminuir fico angustiada e com medo de ter escolhido o investimento errado. Esta certo isso? É assim mesmo? Hoje estou com R$ 113.973,13...helpppp. Quando isso para de cair?..rs

• Brabo 4
Link para compartilhar

7 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0

@Aline De Fatima Chiaradia Valadão Rennó você está sofrendo marcação a mercado ! Vai aprender isso nas aulas e vai ficar claro !

agora algumas perguntas :

por que colocou lá e não em tesouro selic ?

você vai precisar deste dinheiro no curto prazo ?

até o vencimento ele vai pagar exatamente o acordado mas vai oscilar , é uma característica do tesouro pré fixado e tesouro ipca+

• Brabo 3
Link para compartilhar

• 0
2 horas atrás, Aline De Fatima Chiaradia Valadão Rennó disse:

Olá pessoal! Minha primeira postagem aqui 😊. Vendi um apartamento e me sobrou após pagar corretor e ganho de capital R$260.000,00. Eu o vendi porque o aluguel na minha cidade para o padrão deste apartamento é de R$850,00 + o condomíno R$270,00. Por ser um imóvel que está ficando velho fiquei com receio dos problemas futuros do imóvel, além de nem sempre achar uma pessoa boa para alugar. Enfim..peguei R$124.000,00 desse total e coloquei no Tesouro IPCA+ 2045  em setembro (dia 10) e de lá pra cá vejo meu valor cair a cada dia...fico desesperada...pois eu imaginava que esse valor ia aumentar e não diminuir..fiz a simulação no site do Tesouro e achei que ia compensar para minha aposentadoria...mas sinceramente a cada vez que vejo o valor diminuir fico angustiada e com medo de ter escolhido o investimento errado. Esta certo isso? É assim mesmo? Hoje estou com R$ 113.973,13...helpppp. Quando isso para de cair?..rs

Aline, isso acontece pq vc comprou os titulos a um preço de ipca + 6,30, esse titulo entao valia 12 reais... Isso é um exemplo!

Aí a taxa subiu para ipca + 7 e o titulo agora vale 11,50... Então se vc sair da aplicação e quiser vender seus títulos, vai perder dinheiro, isso é a marcação a mercado...

Porém, se vc levar até o final, em 2045 o governo vai te creditar sua aplicacao com o ipca +6,30 calculado nela, prometendo o que foi combinado... é simples...

• Brabo 3
Link para compartilhar

• 0

É provável que você tenha colocado esse dinheiro lá antes do aumento da taxa de juros e aí ele vem sofrendo essa marcação. a mercado, mas você só vai perder alguma coisa se retirar antes do tempo. Agora se as taxas de juros começarem a cair, é provável que se abram várias janelas para você retirar esse dinheiro com um grande ganho, acredito que é o que irá acontecer em algum momento, o prazo do título é longo e em algum momento as taxas estarão baixas e você estará sorrindo a toa. 😁

Por enquanto, pode ficar de boa que seu dinheiro continua o mesmo, já que vc não vai retirar, não precisa nem ficar olhando, deixe pra olhar quando as taxas despencarem.

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0

Olá @Aline De Fatima Chiaradia Valadão Rennó,

Como os amigos disseram acima, fique tranquila. Isso é normal e você não está perdendo dinheiro - a não ser que você resolva retirar antes do prazo acordado, aí este risco ocorre.

Não sei se você já teve a oportunidade de assistir a aula sobre marcação a mercado. Lá é explicado em detalhes a razão da diminuição (ou aumento) do valor disponível para você.

O importante é você compreender que idealmente você não deve tirar esse dinheiro até 2045... Ainda que seja possível se aproveitar do mesmo fenômeno que está fazendo seu dinheiro "diminuir" agora.

Por enquanto fique tranquila e avance no curso que isso vai ficar claro. E se precisar de algum auxílio "chama nóis" rsrsrs.

Espero ter ajudado!

• Brabo 2
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar

• 0
9 horas atrás, Aline De Fatima Chiaradia Valadão Rennó disse:

Bom dia @Aline De Fatima Chiaradia Valadão Rennó. Somente para reforçar os comentarios dos amigos. Voce somente podera ter perda de rentabilidade ou mesmo do capital investido se realizar um resgate antecipado. Se levar até o vencimento tera a taxa contratada. 

Na aula 7 do modulo 3 voce entendera o conceito de marcação a mercado e podera avaliar o que esta ocorrendo com seu titulo

• Me ajudou 1
Link para compartilhar

• Criar novo...