Jump to content
  • 0

Diagrama Fundos imobiliários

Ian Delgado

Pergunta

Olá!

Estou montando o diagrama dos fundos imobiliários e gostaria de opiniões sobre as minhas perguntas que são:

*Distribui dividendos a mais de 4 anos consistentemente?
*O Yield está na média para fundos imobiliários do mesmo tipo?
*O fundo está barato? (P/VP abaixo de 0,90)
*O fundo é de tijolo?

Tendo em vista que neste ponto de responder as perguntas ja houve a análise de tooooodos os outros fatores e indicadores antes de decidir de fato coloca-lo na minha carteira, e as perguntas são somente para dar a nota q ele vai receber e quanto eu vou aportar de acordo, vcs acham que estão boas as perguntas? ou que sao poucas e deveria ter mais?

Pensei em colocar vacância e qualidade dos imóveis porém neste caso os fundos de papéis sairiam prejudicados já que eles teriam menos pontos com essas perguntas pois não possuem imóveis nem vacância, então me limitei a apenas se é um fundo de tijolo, o que acham?

desde já agradeço!

• Brabo 1
Link para compartilhar

5 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0

Olá @Ian Delgado,

Eu faço o que chamo de "análise dupla": primeiro eu tenho algumas perguntas que fazem parte do meu critério de exclusão e depois eu vou pro Diagrama do Cerrado.

Estou te dizendo isso porque algumas das suas perguntas, para mim, estão no meu critério de exclusão. Por exemplo, a questão dos dividendos (que no meu caso, coloquei 5 anos e não 4 anos) e a do P/VP para mim são critérios de exclusão. Depois no meu Diagrama do Cerrado em si coloquei a questão da média dos fundos imobiliários do mesmo tipo.

Eu não coloquei a questão de saber se é ou não fundo de tijolo porque eu quero investir nos dois tipos (tijolo e papel). Claro que entendo que você pode manter esta questão no seu Diagrama porque desta forma você poderá penalizar um fundo de papel para manter uma proporção maior de fundos de tijolos, se esta for a sua estratégia.

Alguns pontos que deixo para você refletir e que podem ser possíveis questões para o Diagrama:

• O fundo "aguenta o tranco" no longo prazo (5 anos)? Ou seja, entrega resultados consistentes neste período?
  • Os dividendos aumentaram, diminuíram ou se mantiveram estáveis?
  • Qual o nível de alavancagem do fundo?
  • A taxa de administração está na média?

Acho que estas questões, se fizerem sentido para você, podem entrar no Diagrama.

Sobre a questão da vacância, esta foi a maneira que eu resolvi: "A vacância (tijolo) ou inadimplência (papel) diminuiu ou manteve seu nível nos últimos 6 meses?" Desta forma consigo aplicar a mesma pergunta para tipos diferentes, sem penalizar um ou outro hehehe.

Espero ter ajudado!

Link para compartilhar

• 0
5 horas atrás, Ian Delgado disse:

Olá!

Estou montando o diagrama dos fundos imobiliários e gostaria de opiniões sobre as minhas perguntas que são:

*Distribui dividendos a mais de 4 anos consistentemente?
*O Yield está na média para fundos imobiliários do mesmo tipo?
*O fundo está barato? (P/VP abaixo de 0,90)
*O fundo é de tijolo?

Tendo em vista que neste ponto de responder as perguntas ja houve a análise de tooooodos os outros fatores e indicadores antes de decidir de fato coloca-lo na minha carteira, e as perguntas são somente para dar a nota q ele vai receber e quanto eu vou aportar de acordo, vcs acham que estão boas as perguntas? ou que sao poucas e deveria ter mais?

Pensei em colocar vacância e qualidade dos imóveis porém neste caso os fundos de papéis sairiam prejudicados já que eles teriam menos pontos com essas perguntas pois não possuem imóveis nem vacância, então me limitei a apenas se é um fundo de tijolo, o que acham?

desde já agradeço!

Eu utilizo essas

image.png.a0246889067f08f3eae1d7b35a3caec6.pngimage.png.a99be6a347d95c0affbe4321f28cbe15.png

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
10 horas atrás, Ian Delgado disse:

Bom dia @Ian Delgado. Os fundos de papel deverão ser avaliados a parte, não utilizando as mesmas perguntas que os fundos de tijolos. Voce pode criar perguntas fora do diagrama e somente realizar a pontuação do ativo. Foque então suas perguntas do diagrama nos criterios para os fundos de tijolo, podendo incluir vacancia ou outras avaliações relacionadas a este tipo de ativo

Link para compartilhar

• 0
18 horas atrás, Matheus Passos Silva disse:

Olá @Ian Delgado,

Eu faço o que chamo de "análise dupla": primeiro eu tenho algumas perguntas que fazem parte do meu critério de exclusão e depois eu vou pro Diagrama do Cerrado.

Estou te dizendo isso porque algumas das suas perguntas, para mim, estão no meu critério de exclusão. Por exemplo, a questão dos dividendos (que no meu caso, coloquei 5 anos e não 4 anos) e a do P/VP para mim são critérios de exclusão. Depois no meu Diagrama do Cerrado em si coloquei a questão da média dos fundos imobiliários do mesmo tipo.

Eu não coloquei a questão de saber se é ou não fundo de tijolo porque eu quero investir nos dois tipos (tijolo e papel). Claro que entendo que você pode manter esta questão no seu Diagrama porque desta forma você poderá penalizar um fundo de papel para manter uma proporção maior de fundos de tijolos, se esta for a sua estratégia.

Alguns pontos que deixo para você refletir e que podem ser possíveis questões para o Diagrama:

• O fundo "aguenta o tranco" no longo prazo (5 anos)? Ou seja, entrega resultados consistentes neste período?
  • Os dividendos aumentaram, diminuíram ou se mantiveram estáveis?
  • Qual o nível de alavancagem do fundo?
  • A taxa de administração está na média?

Acho que estas questões, se fizerem sentido para você, podem entrar no Diagrama.

Sobre a questão da vacância, esta foi a maneira que eu resolvi: "A vacância (tijolo) ou inadimplência (papel) diminuiu ou manteve seu nível nos últimos 6 meses?" Desta forma consigo aplicar a mesma pergunta para tipos diferentes, sem penalizar um ou outro hehehe.

Espero ter ajudado!

Aonde consigo verificar a taxa de inadimplência de um fundo de papel?

Link para compartilhar

• 0

Olá @Ian Delgado,

A primeira fonte para verificar qualquer risco de inadimplência é o relatório gerencial mensal ou trimestral, que o próprio fundo divulga. Esses relatórios são disponibilizados no site da gestora do fundo ou na B3 (Bolsa de Valores do Brasil), e contêm informações detalhadas sobre a carteira de ativos do fundo, incluindo:

• Perfil dos títulos de crédito (CRIs, LCIs, etc.).
  • Rating de crédito dos ativos: Títulos com rating mais baixo indicam maior risco de inadimplência.
  • Eventuais atrasos no pagamento de rendimentos ou problemas em recebimentos.
  • Diversificação da carteira: Um fundo bem diversificado em termos de emissores de títulos tem menos risco de grandes impactos de inadimplência.

A inadimplência em FIIs de papel é um fator mais complexo de mensurar, pois depende da saúde financeira dos emissores dos CRIs. Por isso, mais do que procurar por um único número de inadimplência, é importante avaliar a qualidade dos emissores, o rating de crédito dos títulos e a diversificação da carteira do fundo. Isso lhe dará uma boa noção do risco envolvido.

Espero ter ajudado!

• Brabo 1
Link para compartilhar

• Criar novo...